Infraestrutura e acesso BR-319

Infraestrutura e acesso

Os módulos foram instalados em intervalos de 40 a 60 km. Cada módulo possui duas trilhas de 5 km cada, distantes 1km entre elas. As trilhas mais próximas a Manaus são as trilhas "norte" (TN) e as mais próximas a Humaitá "sul" (TS). Em cada trilha, parcelas terrestres padrão RAPELD foram instaladas a cada km. Em cada localidade está implementado 1 módulo com 2 trilhas (para detalhes consulte os módulos) distantes 1 km uma da outra. 
* veja exceção para o módulo do km 83 nos metadados deste módulo.
 
Esquema ilustrativo de trilhas e parcelas implementados nos 13 módulos de pesquisa da BR-319.
 
Acampamentos de pesquisa foram construídos em 11 dos módulos de pesquisa, seguindo o padrão apresentado no croqui abaixo. Cada um destes acampamentos tem capacidade para abrigar, simultaneamente, 20 pesquisadores.
 
Croqui de acampamento padrão.
 
Atualmente a BR-319 está transitável, a maior parte da estrada é de terra de chão, porém nos últimos anos foram feitas manuntenções que possibilitaram um "melhor" caminhamento na área. Porém, é importante considerar a estação do ano quando decidir passar pela BR-319, pois algumas áreas da estrada são acessíveis somente no período da seca e não ao longo de todo o ano. Mesmo na época em que estas áreas são acessíveis, o tempo de deslocamento até alguns pontos pode ser difícil. Somado a isso, quase todas as áreas de estudo permanecem alagadas, por diferentes razões, por durante vários meses no ano. Estas áreas somente podem ser amostradas por completo em uma janela de 3 a 4 meses, que ocorre na maioria dos casos na época seca. Para mais informações, entre em contato: gerencia.ppbio@gmail.com.
 
Termo de compromisso e normas de conduta
 
Antes de ir para o campo, você deve baixar, ler e assinar o Termo de Compromisso e Normas de Conduta da BR-319 e enviá-lo para a Gerência PPBio no email gerencia.ppbio@gmail.com.