Repositório de Dados de Estudos Ecológicos

Para ser útil para cientistas, profissionais envolvidos com o manejo ambiental e formadores de políticas públicas, um conjunto de dados deve ser devidamente armazenado em uma estrutura organizada e sempre vir acompanhado de explicações detalhadas, incluindo informações sobre como foram coletados, onde, por quem e quando - os chamados Metadados Primários. Com isso, assegura‐se que esse conjunto de dados possa ser entendido e utilizado futuramente por qualquer pessoa, não necessariamente por quem o coletou. Metadados são dados sobre dados que auxiliam os pesquisadores a encontrar, entender e utilizar eficientemente conjuntos de dados gerados por eles mesmos ou outros pesquisadores.
 
Visando disponibilizar um banco de dados sobre a biodiversidade Amazônica para diversos setores da sociedade, o PPBio segue o princípio de que toda coleta de informações deve ser devidamente documentada na forma de metadados, associado ao respectivo conjunto de dados validados e disponibilizada em um sítio na internet com livre acesso. A política de Dados do PPBio está disponível na seção de Política de dados.
 

Treinamento e assistência estão disponíveis em nossa equipe de gerenciamento de dados para ajudá-los em todas as etapas do processo. Sugerimos que entrar em contato conosco seja o primeiro passo para a criação de um conjunto de dados que atenda aos requisitos FAIR Findability, Accessibility, Interoperability, and Reusability (Localidade , Acessibilidade, Interoperabilidade e Reutilização).

 
Os metadados presentes no Portal PPBio Amazônia Ocidental seguem o padrão EML (Ecological Metadata Language - http://knb.ecoinformatics.org/software/eml/, Fegraus et al. 2005), desenvolvido pelo Knowledge Network for Biocomplexity (KNB - http://knb.ecoinformatics.org/index.jsp), uma rede internacional que pretende a integração dos dados de vários sítios de coletas, laboratórios e pesquisadores. Eles são organizados da seguinte maneira: título e resumo, palavras‐ chave, proprietário, contato, partes associadas, projeto de pesquisa, direitos de uso, cobertura geográfica, cobertura temporal, cobertura taxonômica, métodos, informações sobre acesso, arquivos de dados e informações sobre a tabela de atributos.
 
A confecção dos metadados deve ser feita através do software Morpho, disponível gratuitamente para download no site da rede KNB. A equipe PPBio desenvolveu um manual para utilização do Morpho, que pode ser baixado aqui (última atualização maio/2012). Leia o manual antes de iniciar seus metadados.
 
Além dos metadados, disponibilizamos o conjunto de tabelas de dados PPBio e as instruções de preenchimento, que podem ser baixados AQUI (Última atualização: 25/05/2012). Este é um conjunto de 8 arquivos, composto por:
 
  • 5 tabelas .xls para inserção dos dados, sendo 1 tabela uma sugestão de planilha para campo;
  • 3 arquivos .doc, sendo um arquivo chamado "Me leia antes!.doc", que contém instruções detalhadas de preenchimento, "Glossário de termos repositório de dados PPBio.doc" e "TERMO DE COMPROMISSO e Normas de conduta.doc"
  • O conjunto de arquivos está em formato .rar (compactado). Caso não consiga visualizar, pode ser necessário baixar um programa de descompactação de arquivos que pode ser encontrado aqui.

Roteiro para enviar seus metadados e dados:

  1. Baixe o Manual Morpho do PPBio;
  2. Leia o Manual e baixar o video
  3. Baixe o programa no site indicado no Manual;
  4. Baixe o conjunto de tabelas de dados e instruções;
  5. Leia todos os arquivos e tente preencher as tabelas antes de ir para o campo (com dados coletados ou imaginários, como treinamento);
  6. Envie os metadados e/ou dados para gestaoppbio.ne@gmail.com
 
 
Link to PPBio on DataOne