Recursos para Compartilhamento de Dados de Biodiversidade

Se você souber de algum outro link que você acha que deveria estar nesta página, ou encontrar um link quebrado, por favor, deixe-nos saber. obrigado.
 
The Macaulay Library é o principal arquivo científico do mundo de áudio, vídeo e fotografias da história natural. Embora a história da Biblioteca Macaulay esteja enraizada em aves, a coleção inclui anfíbios, peixes e mamíferos, e a coleção preserva registros do comportamento e da história natural de cada espécie. Nossa missão é facilitar a capacidade dos outros de coletar e preservar tais gravações e promover ativamente o uso dessas gravações para diversos fins, abrangendo pesquisa científica, educação, conservação e artes.
 
O CRIA tem como meta e estratégia a disseminação de informação eletrônica, como ferramenta na organização da comunidade científica e tecnológica do país. Atua especificamente na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental, e pretende, através de sua atuação, contribuir diretamente para a conservação e utilização racional da biodiversidade no Brasil. Uma sociedade sustentável pressupõe uma sociedade informada, na qual os vários segmentos produzem e têm acesso à informação qualificada, utilizando-a nos processos de formulação e decisão política.
 
Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da sua Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.
 
DataONE
DataONE é um projeto dirigido pela comunidade que fornece acesso a dados em vários repositórios de membros, suportando pesquisa avançada e descoberta de dados ambientais e da Terra. DataONE promove as melhores práticas de gerenciamento de dados por meio de recursos e materiais educacionais responsivos.
 
O Observatório Digital de Áreas Protegidas (DOPA) é um conjunto de serviços e interfaces web que fornece uma grande variedade de usuários finais, incluindo gerentes de parques, agências de parques, outros tomadores de decisão e pesquisadores com meios para avaliar, monitorar e possivelmente prever o estado Pressão sobre áreas protegidas em escalas múltiplas. Utilizando conjuntos de dados de referência, a DOPA foi concebida para encorajar uma abordagem interdisciplinar da biodiversidade sem estar exposta a riscos excessivos provenientes da mistura de dados de fontes indocumentadas e / ou com incertezas indocumentadas.
 
GEO BON
 
GEO BON’s 2025 Vision Statement and Goals

Mission
Improve the acquisition, coordination and delivery of biodiversity observations and related services to users including decision makers and the scientific community.

Vision
A global biodiversity observation network that contributes to effective management policies for the world’s biodiversity and ecosystem services.

 

Species Link

speciesLink é um sistema distribuído de informação que integra dados primários de coleções científicas. 

 
 
O Sistema Urubu é a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. Ele é uma proposta do CBEE para reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias e ferrovias e tem por objetivo auxiliar o governo e as concessionárias na tomada de decisão para redução destes impactos.
 
 
Map of Life
O Mapa da Vida reúne e integra diferentes fontes de dados que descrevem distribuições de espécies em todo o mundo. Esses dados incluem mapas de espécies de espécies, pontos de ocorrência de espécies, ecorregiões e áreas protegidas de provedores como IUCN, WWF, GBIF e muito mais. Todos os recursos de dados são armazenados, gerenciados, feitos backup e acessados usando uma instância de nuvem hospedada.
 
iDigBio
IDigBio é um recurso para informações digitalizadas sobre coleções de história natural. IDigBio serve como o centro de coordenação; Fomenta parcerias e inovações; Facilita a determinação e divulgação de práticas e fluxos de trabalho de digitalização; Estabelece integração e interconectividade entre os dados gerados pelos projetos de digitalização de coleções; E promove o uso de dados de coleções biológicas / paleontológicas pela comunidade científica e partes interessadas, incluindo agências governamentais, instituições educacionais, organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades nacionais e internacionais.
 
 
A Rede de Conhecimento para a Biocomplexidade (KNB) é um repositório internacional destinado a facilitar a pesquisa ecológica e ambiental.
 
 
logo
O VertNet é um projeto colaborativo financiado pela NSF que torna os dados sobre biodiversidade disponíveis e gratuitos na web. VertNet é uma ferramenta projetada para ajudar as pessoas a descobrir, capturar e publicar dados de biodiversidade. É também o núcleo de uma colaboração entre centenas de biocollections que contribuem com dados de biodiversidade e trabalham juntos para melhorá-lo.
 
FishNet Logo
A rede FishNet é um esforço colaborativo entre coleções de peixes em todo o mundo para compartilhar e distribuir dados sobre explorações de espécimes.
 
O HerpNET é um esforço colaborativo de museus de história natural para estabelecer uma rede global de dados de coleções herpetológicas, financiada pela National Science Foundation. O portal de dados da VertNet substituiu o portal HerpNET em janeiro de 2015.
 
ORNIS
Mais de 5 milhões de espécimes de aves estão alojados em coleções norte-americanas, documentando a composição, distribuição, ecologia e sistemática das estimativas de 10.000 a 16.000 espécies de aves do mundo. Milhões de registros observacionais adicionais são mantidos em diversos conjuntos de dados. ORNIS aborda a chamada urgente para um maior acesso a esses dados de forma aberta e colaborativa, e envolve o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de software on-line para análise de dados e verificação de erros.
 
AKN
A Avian Knowledge Network (AKN) é uma parceria de pessoas, instituições e agências governamentais que apóiam a conservação de aves e seus habitats com base em dados, o paradigma de gerenciamento adaptativo ea melhor ciência disponível.
 
MaNIS banner
O sistema de informação em rede de mamíferos. Os objetivos originais do MaNIS foram: 1) facilitar o acesso aberto a dados de espécimes combinados de um navegador da Web; 2) aumentar o valor das coleções de espécimes; 3) conservar recursos de curadoria; e 4) usar um paradigma de projeto que possa ser facilmente adotado por outros Disciplinas com necessidades semelhantes.NOTA: (2013-10-16) A comunidade MaNIS e fontes de dados foram subsumed em VertNet.
GBIF: The Global Biodiversity Information Facility
O Global Biodiversity Information Facility (GBIF) é uma infra-estrutura internacional de dados abertos, financiada pelos governos. Ele permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acessar dados sobre todos os tipos de vida na Terra, compartilhados através das fronteiras nacionais através da Internet. Ao encorajar e ajudar as instituições a publicar dados de acordo com normas comuns,
 
Home
A Plataforma Ciência e Política Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES) é o órgão intergovernamental que avalia o estado da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que presta à sociedade, em resposta aos pedidos dos decisores. O IPBES é colocado sob os auspícios de quatro entidades das Nações Unidas: UNEP, UNESCO, FAO e PNUD e administrado pelo PNUMA. Seu secretariado é hospedado pelo governo alemão e localizado no campus da ONU, em Bonn, na Alemanha. Atualmente, mil cientistas de todo o mundo contribuem para o trabalho da IPBES numa base voluntária. Eles são nomeados pelo seu governo ou uma organização, e selecionados pelo deputado. A revisão interpares constitui um componente-chave do trabalho do IPBES para assegurar que uma gama de pontos de vista é reflectida no seu trabalho e que o trabalho é completo para os mais altos padrões científicos.
 
 
Amphibia Web
 
AmphibiaWeb é um sistema on-line que permite a qualquer pessoa online pesquisar e recuperar informações relacionadas à biologia e conservação de anfíbios. Este site foi inspirado nos declínios globais de anfíbios, cujo estudo foi dificultado pela falta de estudos multidisciplinares e falta de coordenação na monitoração, em estudos de campo e em estudos de laboratório.
 
O Arctos é um esforço contínuo para integrar o acesso a dados de espécimes, ferramentas de gerenciamento de coleções e recursos externos na internet. A Arctos é uma comunidade e um sistema abrangente de informações de gerenciamento de coleções. Como uma comunidade, é uma colaboração entre múltiplas coleções científicas que serve dados sobre mais de 3M registros de museus de história natural.

NCBI
GenBank ® é o banco de dados de seqüência genética NIH, uma coleção anotada de todas as seqüências de DNA publicamente disponíveis. O GenBank faz parte da International Nucleotide Sequence Database Collaboration, que compreende o ADN DataBank do Japão (DDBJ), o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) e o GenBank no NCBI.
 
Biodiversity Heritage Library
A Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade melhora a metodologia de pesquisa ao criar colaborativamente literatura sobre biodiversidade aberta ao mundo como parte de uma comunidade global de biodiversidade.
BHL também serve como o componente de literatura fundamental da Enciclopédia da Vida
 
BOL Logo
O projeto internacional Barcode of Life (iBOL) é a maior iniciativa de genômica da biodiversidade já empreendida. Centenas de cientistas da biodiversidade, especialistas em genômica, tecnólogos e eticistas de 25 nações estão trabalhando juntos para construir uma biblioteca de referência de código de barras de DNA ricamente parametrizada que será a base para um sistema de identificação baseado em DNA para toda a vida multi-celular.
O Consórcio para o Código de Barras da Vida (CBOL) é uma iniciativa internacional dedicada ao desenvolvimento de código de barras de DNA como um padrão global para a identificação de espécies biológicas.
 
 
Catalogue of Life
O Catálogo de Vida é o índice global mais abrangente e autoritário de espécies atualmente disponíveis. Consiste em uma única lista integrada de espécies e hierarquia taxonômica. O catálogo contém informações essenciais sobre os nomes, relações e distribuições de mais de 1,6 milhões de espécies.
 
FishBase
FishBase é um banco de dados relacional com informações para atender a diferentes profissionais como pesquisadores, gerentes de pesca, zoólogos e muitos mais. FishBase na web contém praticamente todas as espécies de peixes conhecidos pela ciência.
 
The ITIS LogoThe ITIS Banner
O Sistema Integrado de Informação Taxonômica. Aqui você encontrará informações taxonômicas autoritativas sobre plantas, animais, fungos e micróbios da América do Norte e do mundo.
 
WoRMS banner
O objetivo de um Registro Mundial de Espécies Marinhas (WoRMS) é fornecer uma lista autorizada e abrangente de nomes de organismos marinhos, incluindo informações sobre sinonímia. Embora a maior prioridade vá para nomes válidos, outros nomes em uso são incluídos para que este registro pode servir como um guia para interpretar a literatura taxonômica.
 
 Home
O OBIS permite que os usuários pesquisem conjuntos de dados de espécies marinhas de todos os oceanos do mundo. Os usuários podem identificar hotspots de biodiversidade e padrões ecológicos em grande escala, analisar dispersões de espécies ao longo do tempo e do espaço e traçar locais de espécies com temperatura, salinidade e profundidade.
 
A Evidência de Conservação é um recurso de informação livre e autoritário projetado para apoiar decisões sobre como manter e restaurar a biodiversidade global. Resumimos evidências da literatura científica sobre os efeitos de intervenções de conservação, como métodos de manejo de habitat ou de espécies.
 
 Atlas of Living Australia's profile photo
O Atlas of Living Australia é um projeto nacional colaborativo que agrega dados de biodiversidade de várias fontes e os torna disponíveis e utilizáveis on-line.
 
 
RéBioMa's profile photo
Um portal de referência dinâmico, para pesquisadores de todo o mundo que estão interessados na biodiversidade de Madagascar.
 
Home
Os bancos de dados científicos do Kew incluem os bancos de dados de coleta da Kew, recursos de nome de fábrica e listas de verificação mundiais.
 
Fundada em 1964, a União Internacional para a Conservação da Natureza da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas evoluiu para se tornar a fonte de informação mais abrangente do mundo sobre o estado de conservação global de espécies de animais, fungos e plantas.
 
 
Dryad's profile photo
O Dryad Digital Repository é um recurso curado que torna os dados subjacentes às publicações científicas descobertas, livremente reutilizáveis e citar. Dryad fornece uma casa de uso geral para uma grande diversidade de tipos de dados.
 
 
Repository for Research Sites and Datasets
O DEIMS (DrupalEcologicalInformationManagementSystem) é o local único onde você pode encontrar informações sobre sites e conjuntos de dados de redes que lidam com a observação ea experimentação ecológica a longo prazo na Europa e globalmente.
 
 
A Rede Nacional de Biodiversidade é uma parceria colaborativa criada para trocar informações sobre biodiversidade e envolve muitas organizações de conservação da vida selvagem no Reino Unido, governo, agências de países, agências ambientais, centros de registros ambientais locais e muitos grupos voluntários.
 
 
Sistema de Observação de Espécies. Um sistema de relatórios e um repositório de dados acessíveis à Internet para observações de espécies, utilizados por cientistas, cientistas, agências governamentais e administrações de condado na Suécia e na Noruega.