Vídeos sobre monitoramento de grupos-alvo PPBio

A equipe PPBio produziu vídeos com a intenção de auxiliar pesquisadores e gestores ambientais nas técnicas de amostragem e monitoramento de grupos-alvo. Estes alvos foram selecionados tendo como base as metas a serem monitoradas pelas agências ambientais dentro de programas de pesquisas em UCs, acompanhamento de atividades de concessão madeireira, acompanhamento das atividades de implementação e funcionamento de obras de infra-estrutura e outras que prevêem o monitoramento da biodiversidade.
 
Inicialmente foram selecionados 5 grupos alvo para levantamento e monitoramento em módulos e grades RAPELD: samambaias, árvores comerciais, sapos, peixes e primatas. Espera-se que a longo prazo, sejam feitos levantamentos de todos os grupos em todos os sítios RAPELD, no entanto isto não é um objetivo viável a curto prazo.
 
Já estão disponíveis os vídeos: Peixes, Estrutura da Vegetação, Árvores Comerciais, Samambaias, Sapos, Primatas, Aves de Sub-bosque, Instalação de Parcelas Ripárias e Coleta de Solos.
 
Os vídeos foram narrados por Jansen Zuanon (Peixes), Juliana Schietti (Estrutura da Vegetação) Fernanda Coelho (Árvores Comerciais), Flávia Costa (Samambaias), Pedro Ivo Simões (Sapos), Fabio Rohe e Adriane Morais (Primatas), Marina Anciães e Anderson Bueno (Aves), Francisco Villamarin (Parcelas Ripárias), Beto Quesada (Solos), todos foram produzidos por William Magnusson.
 
Os vídeos podem ser vistos através do nosso canal no You Tube e também podem ser baixados no site PPBio (links abaixo). Os arquivos disponíveis podem ser utilizados para qualquer fim, desde que sejam citados os créditos originais.
 
AVES DE SUB-BOSQUE - link para download
 
 
PEIXES DE RIACHO - link para download - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
 
 
 
 
 
ÁRVORES COMERCIAIS - download parte 1 parte 2
 
 
 
ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO Download Parte 1 parte 2
 
 
 
SAMAMBAIAS - download Parte 1 Parte 2