Educação e divulgação

ENTREVISTAS
 
 
Revista Amazônia faz Ciência FAPEAM nº 18, ano 6, ISSN 19813198.
Manaus, Outubro a Dezembro de 2010, pg 29-36.
 
Revista Amazônia faz Ciência FAPEAM nº 16, ano 6, ISSN 19813198.
Manaus, Abril a Julho de 2010, pg 10-12.
 
Revista Scientia Amazônia, v. 2, n. 3, pag. 1-3, 2013.
ISSN: 2238. 1910.

 

VÍDEOS
 
A equipe PPBio produziu vídeos com a intenção de auxiliar pesquisadores e gestores ambientais nas técnicas de amostragem e monitoramento de grupos-alvo. Veja aqui os vídeos
 
 
 
Câmara Entrevista com Prof. Marcelo Menin: um jauense na Amazônia.
Nesta entrevista de 07/05/13 o Dr.Menin fala sobre sua experiência como biólogo aqui na Amazônia, abordando assuntos como a Reserva Adolpho Ducke (infraestrutura, como são feitos os estudos nela), fala sobre os sapos de um modo geral, o papel das substâncias detectadas em alguns venenos de sapos que podem ter aplicação farmacológica, a importância dos anfíbios como espécies indicadoras de qualidade de habitat, o Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke, bem como comenta um pouco sobre o PPBio.
Confira a entrevista aqui.
 
 
CURSOS E PALESTRAS:
 
A Família Sapindaceae na Amazônia. Ministrado pelo Dr. Pedro Acevedo-Rodriguez - Smithsoniam Institution, de 18 a 22/02/2009.
 
Evolução e Ecologia em Polygonaceae com ênfase em Triplaris e suas relações com formigas, ministrado pela Dra. Adriana Sanchéz, Wake Forest University. 11 a 15/05/2009.
 
Mapeamento de Estrutura de Vegetação. Treinamento prático ministrado na grade do Programa de Pesquisa em Biodiversidade-PPBIO, localizada Estação Ecológica do Cuniã, na Br 319, no período de 28/09 a 03/10/2009, sob a orientação das pesquisadoras Maria Carmozina de Araújo  e Flavia Capellotto Costa.
 
I Curso de Capacitação e Integração em Projetos de Biodiversidade, realizado na instituição sede, o INPA, para todos os bolsistas participantes do INCT-CENBAM. O curso foi organizado por William E. Magnusson, Gabriela Zuquim e Flávia Costa, e direcionado principalmente à bolsistas do PPBio, CENBAM e projetos associados e bolsistas dos núcleos regionais implementados em Rio Branco, Sinop, Porto Velho, Coari, Macapá e Manaus, além de representantes de São Gabriel da Cachoeira para conhecerem as metas e metodologias do INCT-CENBAM. De 1 a 4/06/2010. Clique aqui para maiores informações sobre o curso.
 
Curso de Informática-PELD, ministrado pelo pesquisador Matthew Jones (Director of Informatics Research & Development. National Center for Ecological Analysis and Synthesis – NCEAS) foi realizado na instituição sede, o INPA para a implantação dos softwares Metacat (um repositório de dados e metadados livre e flexível para armazenar dados científicos, especialmente relacionados com estudos em biologia e ciências ambientais) e Morpho (um editor de metadados), que serão utilizados para a organização do banco de dados e metadados. De 5 a 12 de junho de 2010.
 
Curso IBAMA Licenciamento, O curso foi realizado em Brasília em 2009 e ministrado pelos pesquisadores William Magnusson e Flávia Costa e teve como público analistas do IBAMA DILIC, pesquisadores do INPA e da UNIR. Os pesquisadores abordaram assuntos como a coleta de dados em áreas de impacto, o armazenamento, a manipulação e análise de dados para avaliação dos resultados e para a tomada de decisões.
 
Curso Introdutório ao Programa R – UFMT. O Curso foi realizado no período de 06 a 10 de julho de 2009, no laboratório de informática da UFMT. Carga Horária 30 hs.  Ministrado por MSc. Victor Landeiro (INPA). Com a participação de 21 pessoas, entre professores, alunos e técnicos da UFMT.  Objetivo do curso: Capacitar professores e alunos para o uso do programa R.
 
Curso de Métodos de medição da estrutura da vegetação em parcelas permanentes. O curso foi ministrado por Maria Carmozina de Araúo e Raimunda Nazaré Oliveira de Araújo no laboratório de biologia vegetal e módulo I (Núcleo de Sinop, MT). Foi realizado no período de 11 a 16 de julho de 2009 com carga horária de 40 hs, com a participação de 14 pessoas sendo 2 professores, 1 técnico e 11 alunos. Objetivo do curso: Capacitar professores, técnicos e alunos do campus de Sinop nos métodos de medição da estrutura da vegetação em parcelas permanentes.
 
Curso Introdução ao programa R e preparação de dados para análise estatística. Local: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Alta Floresta. Período: 17 a 20 de maio de 2010. Público: estudantes de graduação, bolsistas (Pibic e PPBio) e professores da UNEMAT. Participantes: Seis professores (Ana A. B. Rossi, Claumir C. Muniz, Elaine S. Dutra, Ivone V. Silva, Marluce F. Hrycyk e Monica E. Bleich) e sete bolsistas (Jesulino Rocha, Lucirene Rodrigues, Márcia L. Santos, Amanda O. Souza, Fabiana F. Cabral, Felipe S. Vieira e Reisy Pegorini). Instrutor: José Julio de Toledo (INPA/PNPD). O curso teve os objetivos de instruir sobre a organização de planilhas de dados para análise, banco de dados, elaboração de metadados e passar noções primordiais para a utilização do programa R (software livre para análises estatísticas).
 
Romero, R. (PPBio/CENBAM), Aguiar, H. Tarde de palestras e atividades de sensibilização ambiental para 49 alunos e professores da escola Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Souza da comunidade Purupuru (km 22) da BR-319.  Programação da Semana do Meio Ambiente. 10/06/2010. Clique aqui para maiores informações sobre as palestras.
 
Luizão, R C.C. Sessão de palestras sobre os projetos do INPA para 10 alunos e 4 professores da Kansas University em visita ao INPA solicitados pelo Dr. Marcellus Caldas. Três palestras foram apresentadas: O INCT-SERVAMB por Phil Fearnside, O Programa LBA por Flavio Luizão e Estudos de Biodiversidade (PDBFF, PPBio/ CENBAM) na Amazônia. 1/6/2010.
 
I Oficina de Banco de Dados - PPBio/CENBAM/INPA em parceria com o IBAMA/DILIC. Costa, Flávia. Pezzini, Flávia., Hendrigo, P., Salim, J. 3 a 6 de agosto de 2010. Clique aqui para maiores informações sobre a oficina.
 
 

 

PROGRAMAS DE TELEVISÃO:
 
Braga-Neto, Ricardo; Fearniside, P. M. Fungos da Amazônia. Globo Ecologia. Rede Globo (17/10/09). Clique aqui para maiores informações sobre o programa.
 
Braga-Neto, Ricardo; Souza, S. M. de; Spironello, W.; Landeiro, V. L; Fraga, R. Globo Universidade. Rede Globo (15/08/2009).
 
 

 

REUNIÕES
Magnusson, W. E. & F. Luizão. - Reunião de Planejamento para Curso em Colaboração Intersintitucional “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Amazônia” entre INPA e Eastern Michigan University (EUA) com a Profa. Dra. Solange Simões sobre a para o próximo ano. Contato Solange Simões, Associate Professor of Sociology, Eastern Michigan University. 14 de junho de 2010.
 
Magnusson, W.E. Vale Technological Institute International Workshop on Sustainable Development. Vale Instituto Tecnológico Seminário Internacional em Desenvolvimento Sustentável. 2010.
 
Magnusson, W. Participação na Oficina Alvos, previsão e detecção de impactos ambientais, organizado pela Diretoria de Licenciamento nos dias 20 a 22 de outubro em Brasília, sede do Ibama. 2009.
 
Magnusson, W.E. Seminário de Avaliação dos Programas em Parceria com o CNPq. Programa de Desenvolvimento Cientifico Regional DCR, Programa Primeiros Projetos PPP, Programa de apoio a Núcleos de Excelência PRONEX e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica Júnior PIBIC JR. 2009.
 
Tourinho A.L. Coordenador de simpósio: Bases e Estratégias para o conhecimento e conservação da fauna de aracnídeos brasileiros. 2010. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Integração de Inventários e Programas de Biodiversidade.
 
Magnusson, W.E. - Reunião de projetos PPBio, CENBAM, PRONEX, PROCAD, CENÁRIOS, PELD, PNPD na sala de aula do curso de Pós-Graduação da Ecologia em  2010.
 
Costa, F.R.C. - Primeira Oficina de interação entre IBAMA/DILIC, Serviço Florestal, CENBAM e PPBio, 2 e 3 de março de 2010, na sede do IBAMA em Brasília.
 
Costa, F.R.C. - Seminário: “Alvos, Previsão E Detecção De Impactos No Âmbito Do Licenciamento Ambiental Federal”. 20 a 22 de outubro de 2009 na sede do IBAMA em Brasília.
 
Costa, F.R.C. - Oficina Monitoramento ARPA. 10 a 12 de fevereiro de 2009, Brasília.
 
Magnusson, W.E, Costa, F., Pezzini, F. Oficina de Trabalho "Estratégia Nacional de Monitoramento da Biodiversidade". Clique aqui e veja maiores informações sobre a oficina.