Novo livro PPBio/CENBAM discute a experiência do sistema RAPELD na Amazônia. Está disponível para baixar aqui no Portal PPBio. Foto: André do Amaral Nogueira.Acesse o conteúdo completo dos Guias PPBio: http://ppbio.inpa.gov.br/guiasO PPBio utiliza os softwares Morpho, Metacat e DataOne desenvolvidos para armazenar e disponibilizar dados ecológicos. Estamos integrados à comunidade internacional de Projetos Ecológicos de Longa Duração. Foto: Flávia PezziniVeja os vídeos sobre monitoramento de grupos PPBio: http://ppbio.inpa.gov.br/instalacao/videos.
Foto: Fernanda Coelho
Coleção de sons e imagens das espécies.

Bem vindo ao Portal do CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental!

INCT CENBAM

(Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica)

Criado em 2009, tem como principal objetivo criar e consolidar cadeias de produção baseadas em conhecimentos científicos sólidos que se originam de estudos de biodiversidade e terminam com informações, produtos ou processos que são de valor para usuários específicos a curto, médio e longo prazos. 
Coordena e integra uma rede de instituições amazônicas e extra-amazônicas envolvidas em estudos de biodiversidade.

Núcleos Regionais

Localização Sítios de Coleta

Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) 

Criado em 2004 com o objetivo de intensificar estudos sobre biodiversidade no Brasil, descentralizar a produção científica dos centros desenvolvidos academicamente, integrar atividades de pesquisa e divulgar os resultados para diferentes finalidades, como gestão ambiental e educação. Ele está estruturado em três componentes principais: 

Repositório de Dados de Levantamentos Biológicos:

Consulte o repositório aqui

Como enviar metadados e dados

Como Citar

Levantamentos

RAPELD: uma modificação do "Gentry Method" para pesquisas de biodiversidade em locais de pesquisa ecológica de longo prazo.

 
 

Publicações

Guias de Identificação

                   Videos                     

Teaser Video

A equipe PPBio produz vídeos com o objetivo de treinar pesquisadores e técnicos ambientais na amostragem e monitoramento de grupos-alvo. Até o momento existem vídeos sobre peixes de igarapé, árvores comerciais, samambaias, sapos e primatas.

Foto: Fernanda Coelho

 
Morcegoteca                  Carrapatoteca
  
Foto: Oriol Valeriano

 Intercâmbio Cientifico e Treinamento

Treinamento

O PPBio promove cursos de formação para os funcionários de órgãos ambientais e outras partes interessadas na investigação da biodiversidade, bem como o intercâmbio científico e a colaboração entre parceiros.

Você sabia que o PPBio também está presente em outros lugares do mundo?

Veja mais aqui.

Facebook Twitter: @PPBio_INPA               Picasa