Reunião Anual - V Simpósio CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental

A Reunião Anual - V Simpósio CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental aconteceu entre os dias 28 à 30 de junho de 2023 no Instituto de Pesquisas da Amazônia - INPA. Contou com a participação de pesquisadores, alunos e bolsistas pertencentes ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade na Amazônia Ocidental - PPBio AmOc e vinculados ao Centro de Estudos da Biodiversidade Amazônica - CENBAM, além de alunos da pós-graduação do INPA. Os objetivos do evento foram: divulgar os trabalhos científicos apresentados pelos alunos e pesquisadores integrantes dos Núcleos Regionais do PPBio AmOc e do INCT-CENBAM; atualizar os integrantes do INCT-CENBAM e PPBio AmOc, além dos alunos e professores de outras instituições sobre os trabalhos desenvolvidos na área de biodiversidade; realizar reuniões visando debater o andamento das pesquisas nos Núcleos Regionais e estabelecer metas para o desenvolvimento das mesmas nos próximos 2 anos, além de estabelecer novas parcerias entre os pesquisadores integrantes dos Núcleos Regionais e o INPA.

O primeiro dia do evento foi destinado à apresentação das pesquisas desenvolvidas nos Núcleos Regionais localizados no Acre, representado pelo professor Dr. Marcos Silveira (UFAC), Amapá, representado pelo professor Dr. José Julio de Toledo (UNIFAP), Humaitá, representado pelo professor Dr. Marcelo Rodrigues dos Anjos (UFAM), Manaus, representado pelo Dr. Igor Luis Kaefer (UFAM), Tefé, representado pelo Dr. Rafael Magalhães Rabelo (IDSM), Sinop (MT), representado pelo professor Dr. Domingos de Jesus Rodrigues (UFMT), Santarém, representado pelo professor Dr. Rodrigo Ferreira Fadini (UFOPA), Rondônia, representado pelo Dr. Victor Spinelli (UNIR) e Roraima, representado pela pesquisadora Dra. Carolina Volkmer de Castilho (Embrapa/RR).

No segundo dia do evento realizou-se durante a manhã/tarde a exposição dos banners dos trabalhos enviados por todos os colaboradores do PPBio AmOc e também do INCT-CENBAM. Ainda no segundo dia pela parte da tarde, os coordenadores dos Núcleos Regionais se reuniram em grupos para planejar e discutir estratégias de trabalho para os próximos 2 anos.

No terceiro e último dia de evento, os grupos de trabalho apresentaram suas propostas e metas de trabalho para os próximos 2 anos.

Contamos com o apoio do INPA pelo espaço cedido para a realização do evento e suportes para a apresentação dos banners, além do apoio financeiro para a realização do evento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, através do Edital PAREV (Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas) - Edital n° 002/2022.

Os organizadores do evento agradecem a participação dos coordenadores, bolsistas e alunos dos Núcleos Regionais por suas importantes contribuições ao evento, através da exposição dos banners e envio de resumos e, também à todos os integrantes da Comissão Organizadora, pelo emprenho e dedicação à realização do evento.

As palestras do primeiro dia do evento podem ser visualizadas no InstagramInstgram_Icon

 

Apresentações:

NR Acre

NR Amapá

NR Humaitá

NR Manaus

NR Rondônia

NR Roraima

NR Santarém

NR Sinop

NR Tefé

Banners apresentados no evento:

NR Acre

NR Amapá

NR Humaitá 

NR Manaus (AbióticosBióticos, Banco de Dados, Fungos, Turismo Ecológico)

NR Rondônia

NR Roraima

NR Santarém

NR Sinop

NR Tefé

Livro de Resumos