Sobre o PPBio

Contatos

Sobre O PPBio

Sobre nós - Um vídeo de Don McConnell.

Mapa

Estamos aqui...

Componente Coleções

Herbários, museus e coleções vivas.

As coleções biológicas são uma das ferramentas mais importantes para a obtenção de informações sobre a composição, distribuição e conteúdo da biodiversidade em um determinado ambiente.


Componente Inventários e RAPELD

O objetivo do Componente Inventários é consolidar e disponibilizar informações oriundas de levantamentos biológicos na Amazônia.

Os levantamentos padronizados do programa seguem o método RAPELD descrito a seguir, mas o portal PPBio também disponibiliza dados sobre outros programas de pesquisa ecológica de longa duração desde que a qualidade dos metadados permita que a metodologia seja replicada em outros sítios.


Componente Temáticos Crescimento e desenvolvimento de métodos de gestão sustentável da biodiversidade e bioprospecção.Um dos fundamentos para se estudar a química das plantas é a busca de substâncias ativas.

Ampliar e aprofundar o conhecimento da biodiversidade da Amazônia e do seu potencial químico para subsidiar as políticas de geração de produtos e de melhoria da qualidade de vida da população local.


Núcleos Regionais

Informações sobre os locais e as pesquisas em que estão envolvidos.

Fortalecer tais Centros e formar recursos humanos em cada região estão entre os principais objetivos do PPBio.


Localização Sítios de Coleta

O PPBio e parceiros já possuem 70 grades e módulos instalados pelo Brasil.

Navegue pelo mapa para conhecer cada um deles.


PPBio Internacional and Modulos

Você sabia que o PPBio também atua em outras partes do mundo, não só na Amazônia?

Existem PPBio Austrália e Argentina e módulos RAPELD estão sendo usados / planejados na Libéria, Equador, Tanzânia e Reino Unido.

 


Guias de Identificação

A identificação taxonômica é uma etapa fundamental em estudos sobre a biodiversidade.

Para grupos relativamente bem conhecidos, o PPBio estimula a produção de guias de identificação de espécies em formato colorido, com excelente qualidade gráfica e em uma linguagem simples, que permite atingir um público misto, formado de cientistas, alunos, turistas e outros interessados.

 


Publicações O PPBio visa integrar e intensificar atividades de pesquisa em biodiversidade no Brasil. Um número significativo de dissertações, teses e publicações em periódicos científicos e de divulgação produzidos por pesquisadores e estudantes que utilizaram a estrutura do PPBio para realizar suas pesquisas está disponível.