Hide shortcuts

Componente Temáticos

PROGRAMA DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE – PPBIO
 
AÇÃO: APOIO A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM ÁREAS TEMÁTICAS DA BIODIVERSIDADE
 
PROJETO: APLICABILIDADE DA BIODIVERSIDADE - BIOPROSPECÇÃO
 
Um dos fundamentos para se estudar a química das plantas é a busca de substâncias ativas. Um ponto a ser ressaltado é a necessidade de se testar as plantas brasileiras com o intuito de encontrar substâncias que promovam a cura ou, pelo menos, o alívio aos efeitos nocivos das doenças típicas do Brasil, mas sem esquecer o potencial de gerar produtos para enfermidades de importância mundial. De forma bem simplificada, as plantas a serem estudadas do ponto de vista químico são pré-selecionadas por terem alguma descrição de uso etnobotânico, ou seja, por serem usadas por populações tradicionais (índios, ribeirinhos, etc.), ou por serem de gêneros ou famílias botânicos para os quais já foram descritas atividades biológicas. O Brasil e, particularmente a Amazônia têm um enorme potencial biológico para estudos químicos, a partir dos quais podem ser encontradas moléculas ativas, ou modelos químicos para serem transformados em moléculas ativas.
 
O projeto apresenta duas vertentes principais. A primeira trata da busca por substâncias ativas contra patologias humanas e a segunda contra patologias em animais e plantas de importância para o agronegócio.
 
Objetivos
Geral:
Ampliar e aprofundar o conhecimento da biodiversidade da Amazônia e do seu potencial químico para subsidiar as políticas de geração de produtos e de melhoria da qualidade de vida da população local.
 
 
Específicos:
 
  • Realizar ensaios de atividade anti-tuberculose, antimalárica, antioxidante, citotóxico, antiinflamatório, analgésica, antifúngica (fungos dermatofíticos) e antibacteriana (bactérias patogênicas para humanos), citotóxica contra Artemia salina e toxicológico em extratos, frações, substâncias isoladas das espécies previamente selecionadas;
  • Realizar ensaios de atividade inseticida, antibacteriana (bactérias patogênicas para peixes), larvicida e micobacteriano em extratos, frações, substâncias isoladas das espécies previamente selecionadas;
  • Realizar o fracionamento biomonitorado de extratos orgânicos com maior potencial farmacológico visando a identificação de princípios ativos; 
  • Realizar Estudos sobre o etnoconhecimento dos povos tradicionais da região amazônica e diagnóstico agroambiental devem subsidiar uma proposta de geração de produtos e de melhoria da qualidade de vida da população local.

Pesquisadores responsáveis:

DrCecilia Veronica Nunez - INPA:
Responsável pela coordenação do projeto, pelas coletas das plantas, obtenção das plântulas, do fracionamento fitoquímico e purificação das substâncias ativas e orientar os alunos nessas atividades.
 
DrMaria da Paz Lima - INPA:
Co-responsável pelas orientações dos fracionamentos dos extratos vegetais.
 
Dr. Reinaldo Corrêa Costa - INPA:
Responsável pelos estudos de etnoconhecimento sobre as plantas usadas para rebanhos e sua cadeia produtiva. orienta os estudos sobre as cadeias produtivas do mel, do peixe, do abacaxi, do cupuaçu e do mercado da Biodiversidade.
 
Dr. Pierre Alexandre dos Santos - INPA:
Co-responsável pelas orientações dos fracionamentos dos extratos ativos
 
Dr. Takeshi Matsuura - UFAM:
Responsável pelos ensaios sobre bactérias em peixes
 
Dr.Pedro Eduardo Almeida da Silva - FURG:
Responsável pelo ensaio sobre Mycobacterium bovis
 
Dr. Paulo Afonso Nogueira - FIOCRUZ:
Responsável pelas avaliações toxicológicas dos extratos vegetais em células animais
 
DrBeatriz Ronchi Teles - INPA:
Responsável pelos ensaios inseticidas de espécies vegetais
 
Dr. Carromberth Carioca Fernandes - UFAC:
Responsável pela implementação de laboratório de bioprospecção na UFAC
 
DrPatrícia Puccinelli Orlandi Nogueira - Fundação Oswaldo Cruz:
Responsável pelas avaliações dos extratos vegetais sobre bactérias de interesse ambiental dos extratos vegetais
 
Dr. Henrique Bunselmeyer Ferreira - UFRGS:
Responsável pelos ensaios dos extratos vegetais sobre Mesocestoides corti
 
DrMarilene Henning Vainstein - UFRGS:
Responsável pelos ensaios dos extratos vegetais sobre Cryptococcus neoformans
 
Dr. Ricardo José Batista Nogueira - UFAM:
Responsável pelo estudo sobre a cadeia produtiva do boi
 
DrRiva de Paula Oliveira - UFOP
Responsável pelos ensaios sobre os nematóides
 
 
Alunos ligados ao PPBio
 
Bolsistas do Projeto Temático PPBio
 
Iniciação Científica:
David Ribeiro da Silva. Estudo fitoquímico dos extratos metanólicos dos galhos, folhas e flores de Psychotria poeppigiana. Início: 2010 - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
David Ribeiro da Silva. Estudo químico de Campsiandra sp. visando substâncias antioxidantes. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Denise Rodrigues Cruz. Representação cartográfica do diagnóstico agroambiental da cadeia produtiva. Início: 2010 - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa)
 
Eliane Araújo Lima. Fracionamento fitoquímico de frações de uma espécie de Rubiaceae. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Francislani Nascimento dos Santos. Obtenção de extratos para realização dos ensaios biológicos, dos fracionamentos e análises. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Ione Carla Feio Paz. Atividade citotoxica de plantas amazônicas frente Artemia salina. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Júlio Nino de Souza Neto. Caracterização da atividade antimicrobiana de extratos vegetais da Amazônia. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Takeshi Matsuura).
 
Luciana Lima Matos. Cadeia Produtiva e Diagnóstico Agroambiental. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa.).
 
Marcia Maria Souza Machado. Cadeia Produtiva e Diagnóstico Agroambiental. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Maria do Socorro Reis Negreiros. Estudo químico de Manilkara sp visando atividades antioxidantes. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Maria Izabel Correia Ozório. Obtenção de extratos vegetais. Início: 2007 - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Mertilha Murari Brenner. Busca de triterpenoides em frações de Minquartia guianensis.. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Nerilson Marques. Estudo fitoquímico do extrato metanólico dos frutos de Coussapoa asperifolia magnifolia visando substâncias com atividade antioxidante.. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Orleylson Cunha Gomes. Estudo químico do extrato metanólico das folhas de Vismia duckei visando substâncias antioxidantes, citotóxica,antibacteriana e inseticida. Início: 2009 - Término: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Renata Andrade Peixoto. Cadeia Produtiva e Diagnóstico Agroambiental. Início: 2008 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Soraya Carmo de Souza. Modo de Vida e Paisagem no Assentamento Tarumã-Mirim - Manaus (AM). Início: 2007 - Término: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Yury Oliveira Chaves. Avaliação de extratos vegetais contra Plasmodium falciparum. Início: 2008 - Término: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Paulo Afonso Nogueira).
 
 
Orientações de outra natureza:
Claudia Dantas Comandolli Wyrepkowski. Estudo fitoquímico dos extratos de Mata calado visando substâncias com atividade antioxidante. Início: 2008 - Término: 2009. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Jaciara Lira de Oliveira. Estudo químico da Piranheira do Xingu. Início: 2008. Término: 2009. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Lorena Mayara de Carvalho Cursino. Estudo químico de Minquartia guianensis Aubl. visando substâncias antioxidantes. Início: 2008 - Término: 2009. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Soraya Carmo de Souza. Modo de Vida e Paisagem no Assentamento Tarumã-Mirim - Manaus (AM). Início: 2010. Orientação de outra natureza (Graduada em ciências Humanas/Geografia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pesquisa em Biodiversidade. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
 
Orientações apoiadas pelo Projeto Temático do PPBio:
 
Teses de doutorado:
Carlos Cleomir de Souza Pinheiro. Avaliação do potencial químico e farmacológico de Zingiber zerumbet (l.) Smith (zingiberaceae). Início: 2005. Defesa: 2009 Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Daniela Fernandes Ramos. Padronização de métodos de cultivo e dinâmica do Mycobacterium bovis obtidos do gado da região norte do Brasil. Início: 2008. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Co-orientador: Pedro Eduardo Almeida da Silva).
 
Jaqueline Inês Alves de Andrade. Triagem de espécies vegetais com atividade antibacteriana contra Aeromonas hydrophila. 2009-atual. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. (Orientador: Takeshi Matsuura).
 
Luciana Gutterres de Azevedo. Avaliação da atividade anti-helmíntica e antifúngica de extratos de plantas da Amazônia. Início 2008. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Marilene Henning Vainstein e Henrique Bunselmeyer Ferreira).
 
Rodrigo César das Neves Amorim. Sintese e atividade biológica de derivados a partir de quassinóides naturais isolados da espécie amazônica Picrolemma sprucei Hook.f. (Simaroubaceae). Início: 2005-2009. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Adrian Martin Pohlit).
 
 
Dissertação de mestrado:
Claudia Dantas Comandolli Wyrepkowski. Estudo fitoquímico e bioatividade de Casearia javitensis Kunth. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - UFAM. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Jaqueline Inês Alves de Andrade. Triagem de espécies vegetais com atividade antibacteriana contra Aeromonas hydrophila, bactéria patogênica de peixes. Início: 2007 - Defesa: 2009. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Lorena Mayara de Carvalho Cursino. Estudo químico de Minquartia guianensis Aubl. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Luciana Lima de Matos. Análise do Uso da Terra e Modo de Vida no Projeto de Assentamento Rio Juma, Município de Apuí - AM. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa)
 
Manoel Feitosa Jeffreys. Bioprospecção de Camsiandra comosa. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Márcia Maria Souza Machado. Relações de Produção e Cadeia Produtiva no Projeto de Assentamento (PA) Rio Juma - Apuí/AM. Início 2010. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PRODERE. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa)
 
Nerilson Marques Lima. Estudo químico e avaliação das atividades antioxidante, antibacteriana, citotóxica e inseticida de Derris floribunda. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - UFAM. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CENBAM (Orientador: Cecilia Veronica Nunez)
 
Taciane Almeida de Oliveira. Avaliação da bioatividade de extratos vegetais de Vitex cymosa e Eschweilera pedicellata no controle de adultos de Sitophilus zeamais Motschulsky, 1855 (Coleoptera: Curculionidae). Início: 2008 - Defesa: 2010. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - INPA. (Orientador: Beatriz Ronchi Teles
 
Tatiane Coelho. Identificação da atividade de novos antimicobacterianos frente a cepas em estado de latencia in vitro. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saude) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador: Pedro Eduardo Almeida da Silva).
 
 
Iniciação científica 
Bárbara Evelyn da Silva Ferreira. Estudo do Mercado de Biodiversidade em Manaus: Indústria e Comercialização. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Carolina Rodrigues Félix. Caracterização molecular da resistencia da M. tuberculosis. Início: 2007. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador: Pedro Eduardo Almeida da Silva).
 
Davi Grijó Cavalcante. Cadeia produtiva do mel de abelhas nativas sem ferrão. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa)
 
Fabiele Souza da Cruz. Obtenção de extratos brutos vegetais para avaliação de suas atividades biológicas e purificação de seus constituintes ativos. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Francislani Nascimento dos Santos. Estudo químico de Manilkara sp. visando substâncias com atividade antioxidante. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Fúlvia Maria Gomes Rodrigues. O mercado de peixe em Novo Airão (AM) e suas relações espaciais. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Hylane Benevides da Silva. Biodiversidade e Mercado: o espaço econômico dos extratos. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa)
 
Ivanildes dos santos Vane. Avaliação de atividade antibacteriana de plantas amazônicas. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Paulo Nogueira).
 
Jaciara Lira de Oliveira. Bioprospecção de plantas da Amazônia. Início: 2010- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Janclei Pereira Coutinho. Estudo fitoquímico e avaliação de atividades biológicas de extratos de espécies da família Leguminoseae. Início: 2006 - Término: 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador: Ronan Batista).
 
Jaqueline Inês Alves de Andrade. Triagem de espécies vegetais com atividade antibacteriana contra Aeromonas hydrophila e fracionamento cromatográfico do extrato mais promissor. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Takeshi Matsuura).
 
Joyce Freitas de Menezes. Estudo químico do extrato metanólico dos frutos de Campsiandra comosa Benth. (Fabaceae) visando substâncias com potencial antioxidante. Início: 2008 - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Julio Nino de Souza. Triagem de extratos vegetais com atividade antibacteriana patogênicas de peixes. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Takeshi Matsuura).
 
Kissinara Alessandra Marques Moreira da Silva. Avaliação da atividade antioxidante de extratos vegetais e fracionamento fitoquímico de extratos ativos. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Larissa Danielle Brandão Araújo. Avaliação da atividade antioxidante de extratos vegetais e fracionamento fitoquímico de extratos ativos. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Lilian Lucas Carrion. Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos vegetais da Amazônia. Início: 2008. Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador: Pedro Eduardo Almeida da Silva).
 
Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês. Transporte e Comércio: o caso do "boi" em Manaus. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Ricardo José Batista Nogueira).
 
Orleylson Cunha Gomes. Estudo químico de Vismia sp. visando substâncias antioxidantes. Início: 2008- Término: 2008. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Renato Silva de Amorim. Estudos da cadeia produtiva do abacaxi e do cupuaçu no Paranã da Eva. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Scarlat Farias Alves. Estudo químico de Bixa orellana L. visando substâncias antioxidantes e inseticida. Início: 2010-. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Talita Pedrosa Vieira de Carvalho. Estudo do Mercado da Biodiversidade em Manaus: matéria-prima e processo de escolha/produção. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Reinaldo Corrêa Costa).
 
Tchana Martinez Brandolt. Padronização de métodos de cultivo e avaliação de dinâmica do Mycobacterium bovis obtidos de gado da região norte do Brasil Início: 2008. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador: Pedro Eduardo Almeida da Silva).
 
Virgínia Alves Franco. Avaliação de atividade citotóxica de plantas amazônicas sobre o microcrustáceo Artemia salina. Início: 2009. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Orientações de outra natureza 
Julio Cezar de Souza. Identificação taxonômica e preparação e fracionamento de extratos de plantas amazônicas com potencial bioativo. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Cecilia Veronica Nunez).
 
Melissa Fontes Landell. Avaliação da atividade antifúngica e anti-helmíntica de extratos vegetais de plantas da Amazônia. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Marilene Henning Vainstein).
 
Renata Bastos de Oliveira. Criação de insetos para avaliação de extratos vegetais e substâncias bioativas no controle de insetos. Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- INPA. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).
 
Taciane Almeida de Oliveira. Análise fitoquímica e atividade inseticida de extratos vegetais de Vitex cymosa em adultos de Sitophilus zeamais Motschulsky, 1855 (Coleoptera, Curculionidae). Início: 2010. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, CENBAM - INPA. (Orientadora: Cecilia Veronica Nunez).

 

RESULTADOS OBTIDOS:
Até fevereiro/2009:
 
Projetos de Iniciação Científica concluídos: 11
Projetos de Iniciação científica em andamento: 09
Dissertações concluídas: 03
Dissertações em andamento: 06
Teses em andamento: 07
Trabalhos apresentados em Congressos: 07
Artigos submetidos: 01
Patentes submetidas: 02