Ano de 2018

CURSO DE ECOLOGIA TROPICAL UNIVERSIDADE SALFORD, CENBAM E PPBIO

O curso foi ministrado pelo Dr. Jean Boubli em parceria com a equipe do CENBAM, tendo como finalidade fortalecer o intercâmbio entre os pesquisadores e alunos, gerar dados e produtos sobre a biodiversidade. Foi realizado na Reserva Florestal Adopho Ducke, que é uma das reservas do INPA, onde foram ministrados os treinamentos em coleta e monitoramento da biodiversidade utilizando a metodologia RAPELD. 

OFICINA DE INSTALAÇÃO DE UM MÓDULO DE PESQUISA PPBIO E DE PARCELAS PERMANENTES RAPELD NA RDS RIO NEGRO, EM NOVO AIRÃO, AMAZONAS

A oficina foi realizada no mês de agosto  2017 e Janeiro de 2018, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, no Km 26 da AM-352, no município de Novo Airão (Ramal Uga Uga), Amazonas.

Teve como objetivo a Instalação de parcelas permanentes RAPELD, de modo a implantar um módulo de pesquisa RAPELD visando conhecer a biodiversidade do lado sul do RDS Rio Negro e promover a inclusão de comunidades no conhecimento desta biodiversidade, com a finalidade de desenvolver o ecotorismo comunitário local. A atividade foi ministrada por Emílio Higashikawa, Ilderlan Viana, Ramiro Dário Melinski e Maria Aparecida de Freitas, integrantes do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).

O treinamento contou com a participação de 8 pessoas das comunidades do ramal do Uga Uga, no Km 26 da Am-352, onde estão em andamento a instalação de um módulo de pesquisa PPBio com um total  de 14 parcelas permanentes, sendo 4 destas instaladas em área de campina. A instalação deste módulo de pesquisa faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) intitulado “Usando o método RAPELD PPBio para o conhecimento da biodiversidade e a inclusão científica e renda através de ecoturismo em comunidades da RDS Rio Negro, coordenados pelos pesquisadores do INPA, Dra. Albertina Lima e William Ernest Magnusson.  


Ano de 2017

TREINAMENTO USANDO O MÉTODO RAPELD/PPBIO PARA O CONHECIMENTO DA BIODIVERVIDADE E INCLUSÃO CIENTÍFICA E RENDA POR MEIO DO ECOTURISMO EM COMUNIDADES DA RDS RIO NEGRO

O treinamento contou com a participação do CENBAM/PPBio em parceria com o Curso de Pós-Graduação em Ecologia - PPG-ECO na disciplina ECO-79 (Ecologia de Campo), tendo sido realizado no período de 06 à 11 de julho de 2017./06 à 11/06/7 no Km 25 da estrada de Novo Airão. Seu objetivo foi a implantação de um módulo de pesquisa RAPELD visando conhecer a diversidade do lado sul da RDS Rio Negro, afim de promover a inclusão de comunidades no conhecimento da biodiversidade.


Ano de 2016

WORKSHOP DE QGIS

O Workshop de QGIS foi realizado pelo PPBio/CENBAM no período de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2016, tendo sido ministrado pelo bolsista do CENBAM Rafael Rabelo. Contou com a participação da comunidade científica do INPA, de membros do Núcleo Executor e Núcleos Regionais PPBio de Santarém, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, além da participação de alunos de pós-graduação e PIBIC.

Emenda do Workshop

Apostila do Workshop

Arquivos e Exercícios

Contato dos Participantes

Referências

 

CURSO LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DE GRUPOS-ALVO

A Oficina de Levantamento e Monitoramento de Grupos-Alvo tem como objetivo apresentar técnicas de amostragem e monitoramento para uma lista de grupos considerados Grupos-Alvo. Foram selecionados 5 grupos alvo para levantamento e monitoramento em módulos e grades RAPELD: samambaias, árvores comerciais, sapos, peixes e primatas. Estes alvos foram selecionados tendo como base as metas a serem monitoradas pelas agências ambientais dentro de programas de pesquisas em UCs, acompanhamento de atividades de concessão madeireira, acompanhamento das atividades de implementação e funcionamento de obras de infra-estrutura e outras que prevêem o monitoramento da biodiversidade.
 
 
Caso tenha alguma dificuldade em visualizar os videos utilize este programa: VCL Media Player.
 
Ano de 2013

ANÁLISES ESPACIAIS NA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE COMUNIDADES E A SELEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Apresentação de palestras ministradas pela Dra. Marie-Josée Fortin, professora da Universidade de Toronto/Canadá e pesquisadora visitante pelo programa Ciência sem Fronteiras/CNPq

Disciplina: Estatística Espacial Ministrada no INPA de 04 a 07 de fevereiro de 2013.

Tópicos abordados na disciplina
Space and scales
Randomization tests
Spatial neighborhoods
Spatial analysis of point data
Join count statistics
Spatial analysis of contiguous quadrats
Spatial autocorrelation for sample data (global & local statistics)
Spatial interpolation
Mantel tests
Modified t-test correction for spatially autocorrelated data
Multiscale analysis
Spatial regressions
Graph Theory
Boundary detection
 
Links das aulas em ordem cronológica:
 
 
Ministrada no INPA, no dia 31/01/2013
Essa mesma palestra foi ministrada em Santarém, com tradução simultânea.
Comentários da palestra com tradução simultânea.
Ministrada no INPA, no dia 14/02/2013.
Disciplina: Estatística Espacial
Ministrada no INPA, de 04 a 07 de fevereiro de 2013.

 

ESTATÍSTICA

Recentemente, o programa R passou a ser utilizado como software padrão para análise de dados nas disciplinas ministradas no INPA, como Preparação de dados (Victor Landeiro), Estatística e delineamento amostral (Bill Magnusson), Populações (Gonçalo Ferraz), Comunidades (Flávia Costa) e Análises Multivariadas (Flávia Costa e Bill Magnusson). O R é um programa (uma linguagem de programação) bastante utilizado para construção de gráficos e análises estatísticas. Seu uso é estimulado principalmente pelo fato de ser gratuito e por oferecer uma ampla gama de possibilidades de análises, bem como permitir que novas análises sejam programadas pelos usuários. Esta sessão possui três apostilas utilizadas nos cursos de estatística ministrados no INPA. Uma apostila de Introdução ao uso do programa R e duas apostilas com os exercícios utilizados nos cursos de "Estatística e delineamento amostral" e de "Análises Multivariadas".

As apostilas e os dados disponíveis podem ser acessadas pelos links abaixo:
 

Ano de 2011

OFICINA DE BANCO DE DADOS
 
A oficina tem como objetivo o treinamento na utilização de banco de dados, e repositórios de dados e metadados. A primeira ocorreu em Brasília em agosto de 2010 e contou com a participação de 29 analistas do Serviço Florestal Brasileiro, IBAMA, ICMBio, MMA e 2 bolsistas do INCT Mudanças Climáticas (Veja a notícia). Em junho de 2011 aconteceu em Manaus a segunda edição da oficina e em agosto a terceira edição.
 
Aqui o material didático disponível (última atualização agosto/2011).
 
Conteúdo:
  • Programação da Oficina

  • Material didático e instruções para exercícios

  • Respostas dos exercícios

  • Apresentações

  • Apostilas e Instaladores dos programas utilizado


     

CURSO BÁSICO DE RAPELD E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
 
O curso tem como objetivo o treinamento da aplicação do método RAPELD, que consite na padronização das parcelas permanentes para o monitoramento da biodiversidade em pesquisas de longa duração. Estes cursos são dirigidos especificamente à técnicos e analistas das agências ambientais do governo brasileiro e dos governos estaduais da Amazônia, e para técnicos de empresas de consultoria envolvidos com estudos de impacto e monitoramento ambiental. Em 2010 o curso aconteceu em Manaus e contou com a participação de 27 gestores do Serviço Florestal Brasileiro, IBAMA, ICMBio, MMA e representantes de empresas de consultoria (Veja a notícia). Em 2011 aconteceram duas edições: em maio e em agosto, ambas na Reserva Ducke.
 

Aqui o material didático disponível.


 

APOSTILA PARA A CRIAÇÃO DE PRANCHAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES PARA GUIAS NO FORMATO PPBIO/INPA

 
A apostila elaborada por Fábio Penna Espinelli é um guia passo a passo para a criação de pranchas de identificação de espécies no software Photoshop no formato padrão usado nos guias de identificação de espécies do PPBio.
 

 

APOSTILA CURSO DE TREINAMENTO EM "ARACNOLOGIA: SISTEMÁTICA, COLETA, FIXAÇÃO E GERENCIAMENTO DE DADOS"

 
Esta apostila é destinada ao treinamento de estudantes e profissionais técnicos ou pesquisadores, cuja linha de pesquisa está direta ou indiretamente ligada à classe Arachnida ou, ainda, para aqueles que desejam iniciar atividades com o grupo. Nesse sentido, tal apostila aborda aspectos importantes relacionados à classe, iniciando com sua classificação taxonômica. Posteriormente, é feito um breve relato sobre o estado do conhecimento de cada uma das 11 ordens que compõem a classe. Métodos de coleta e as etapas no processamento do material também são abordados, envolvendo, inclusive, erros que devem ser evitados para que informações importantes estejam sempre disponíveis para o tombamento do material. Esperamos com essa apostila oferecer, passo a passo, tudo o que é importante para que inventários que envolvam aracnídeos sejam realizados com sucesso e direcionados desde a sua concepção a um ponto fundamental: previsão do depósito do material coletado e identificado em uma coleção zoológica reconhecida.
 

Disciplinas e Cursos