Disciplinas e Cursos

Ano de 2023

CURSO DE FORMAÇÃO "MÉTODOS E TÉCNICAS DE COLETA DE PEIXES EM PARCELAS AQUÁTICAS FIXAS: PROTOCOLO RAPELD EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS"

O curso intitulado "Métodos e Técnicas de coleta de peixes em parcelas aquáticas fixas: protocolo RAPELD em ecossistemas aquáticos" foi ministrado pelo MSc. Mariel Acácio de Lima, mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior - BADPI/INPA, bolsista CNPq, projeto Banzeiro da Educação - SALAS/CNPq e colaborador do PPBio AmOc, tendo sido realizado no período de 02 a 11/10/2023 no Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira (LIOP), localizado na Universidade Federal do Amazonas/Campus Humaitá, com duração de 40h, e contou com 12 participantes, distribuídos entre estudantes de graduação, pós-graduação, mestres, bolsistas de projeto de pesquisa, professores e representantes da SESAI/Lábrea e SEMA/Lábrea. 

O objetivo do curso foi capacitar pesquisadores e estudantes locais a realizarem o protocolo padronizado de coleta, com uso do método RAPELD em parcelas aquáticas fixas. Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar os protocolos de coleta em igarapés localizados em módulos RAPELD e igarapés urbanos, utilizando diversos equipamentos fundamentais para o levantamento de dados abióticos e armadilhas de captura de peixes.

O curso teve duração de 40 horas, distribuídas em conteúdos teóricos (10 h/aula) com práticas (30h/aula) realizadas em igarapés urbanos de Humaitá e em igarapés do módulo de pesquisa PPBio, localizado na BR-319.

O curso foi apoiado pelas seguintes instituições:

- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA;

- Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Ocidental (PPBio AmOc);

- Universidade Federal do Amazonas/UFAM

- Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira - LIOP/UFAM;

- Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM;

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Organizador do curso: Mariel Acácio de Lima, Coordenador de Educação do LIOP/UFAM.

Relatório do Curso de Formação "Métodos e Técnicas de coleta de peixes em parcelas aquáticas fixas: protocolo RAPELD em ecossistemas aquáticos"

 

CURSO DE FORMAÇÃO "TAXONOMIA E SISTEMÁTICA DE PEIXES DE IGARAPÉS DO INTERFLÚVIO PURUS-MADEIRA"

O curso intitulado "Taxonomia e Sistemática de Peixes de igarapés do Interflúvio Purus-Madeira" foi ministrado pela Dra. Lis Stegmann, integrante do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio AmOc) e do PELDSAM, tendo sido realizado no período de 01/05 à 12/05/2023 no Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira (LIOP), localizado na Universidade Federal do Amazonas/Campus Humaitá e contou com 7 participantes, distribuídos entre estudantes de graduação e pós-graduação, mestres e bolsistas de pesquisa. 

O objetivo do curso foi capacitar pesquisadores e estudantes locais e apresentar a fauna de peixes de igarapés da região, para que os mesmos possam identificar as espécies com maior assertividade durante as atividades de campo, diminuindo assim a necessidade de trazer mais exemplares para a coleção ictiológica da UFAM, Campus Humaitá, depositada no Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro Vale do Rio Madeira (LIOP).

O curso foi ministrado em duas etapas: uma teórica realizada por meio de recurso multimídia e a parte prática com uso de chaves dicotômicas e conhecimentos de características anatômicas importantes na determinação de espécies de peixes.

Ao final do curso, obtivemos 82 novos números de tombos e mais de 820 novos exemplares que foram inseridos na Coleção Ictiológica da Universidade Federal do Amazonas  - UFAM e depositados no LIOP, tendo sido coletados nos igarapés dos módulos PPBio AmOc da BR-319. 

O curso foi apoiado pelas seguintes instituições:

- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA;

- Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Ocidental (PPBio AmOc);

- Universidade Federal do Amazonas/UFAM - Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira - LIOP/UFAM;

- Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM;

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Organizador do curso: Mariel Acácio de Lima, Coordenador de Educação do LIOP/UFAM.

Relatório do Curso de Formação "Taxonomia e Sistemática de Peixes de Igarapés do Interflúvio Purus-Madeira"

 

Ano de 2022

CURSO DE FORMAÇÃO PELD/SUDOESTE DA AMAZÔNIA

O curso intitulado "Avaliação e Análise do efeito de fragmentação de ecossistemas aquáticos sobre as assembleias de peixes de igarapés da BR-319" foi ministrado pelo Dr. Marcelo Rodrigues dos Anjos e MSc. Mariel Acácio de Lima, integrantes do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio AmOc) e do PELDSAM, tendo sido realizado no período de 01/09 à 17/10/2022, contando com 12 participantes.

O objetivo geral do curso é capacitar alunos de graduação e pós-graduação, bolsistas, professores e profissionais de diversas áreas na compreensão das principais características que estruturam as assembleias de peixes, os métodos de captura da ictiofauna, triagem e identificação taxonômica de material biológico, obtenção dos parâmetros físicos e químicos dos ecossistemas aquáticos e avaliar o efeito da fragmentação de ecossistemas aquáticos sobre a ictiofauna de igarapés.

O curso foi ministrado em duas etapas: uma teórica realizada no LIOP e no Auditório Açaí da UFAM, Campus Humaitá e, outra prática, onde foi aproveitada a logística de campo do projeto de mestrado de uma aluna do curso de Ciências Ambientais da UFAM, sendo executada nos igarapés ao longo da BR-319.

O curso foi apoiado pelas seguintes instituições:

- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA;

- Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Ocidental (PPBio AmOc);

- Universidade Federal do Amazonas/UFAM - Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira - LIOP/UFAM;

- Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM;

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Relatório de atividades do Curso de Formação


Ano de 2019

OFICINA DE DEPÓSITO DE DADOS E METADADOS

A oficina de depósito de dados e metadados no repositório PPBio/UFOPA-Peld/PA foi ministrada pelo bolsista Tim Vincent entre os dias 19 e 20 de setembro.

Durante a oficina foram abordados os seguintes assuntos: 

- Introdução (visão geral de como a pesquisa coletada em campo chega ao DataOne; dados de pesquisa -> conjunto de dados -> Morpho -> metacat -> DataOne; Diferentes tipos de dados); 

- Utilizando o Morpho (instruções sobre o programa; usando o Morpho para criar um conjunto de dados e fazer upload de conjuntos de dados para o Metacat; 

- Metacat/Dataone (como conjuntos de dados enviados podem ser editados; diferentes fontes de dados disponíveis e os problemas associados à aquisição e curadoria);

- Datapapers;

- Depósito de dados e metadados.

OFICINA DE TÉCNICAS DE COLETA E SECAGEM DE COGUMELOS COMESTÍVEIS DA AMAZÔNIA

A oficina foi ministrada no mês de fevereiro, na comunidade Indígena de Itacoatiara Mirim, localizada em São Gabriel da Cachoeira, sendo ministrada pelo bolsista do INCT-CENBAM, Fernando Sarti Andriolli, contando com a participação de 20 pessoas com um adicional de inúmeras crianças presentes e participantes de atividades lúdicas como desenhos dos cogumelos comestíveis coletados.

Para a identificação dos  macrofungos Agaricales e Gasteróides, foram seguidas as instruções de Vargas-Isla et al. 2014. Além disso, as espécies também foram identificadas com o auxílio do livro “Enciclopédia dos Alimentos Yanomami (Sanöma)” (SANÖMA, 2016).  Todo o material coletado foi posteriormente encaminhado para o laboratório, visando sua secagem e confirmação das espécies por especialistas. Assim como os desenhos realizados pelos participantes, esse material será retornado para a comunidade através de banners com as espécies de cogumelos comestíveis encontradas e identificadas para registro e consulta dos membros da comunidade.

Durante a oficina também foi realizada a exibição do vídeo “Brilhos na Floresta” referente ao novo livro homônimo da pesquisadora do INPA e vice-coordenadora do INCT-CENBAM, Noemia Kazue Ishikawa e colaboradores. O livro é de caráter infantil e conta história dos fungos bioluminescentes da Amazônia presentes nas folhas de serapilheira, visíveis a noite na ausência da luz das lanternas.


Ano de 2018

CURSO DE ECOLOGIA TROPICAL UNIVERSIDADE SALFORD, CENBAM E PPBIO

O curso foi ministrado pelo Dr. Jean Boubli em parceria com a equipe do CENBAM, tendo como finalidade fortalecer o intercâmbio entre os pesquisadores e alunos, gerar dados e produtos sobre a biodiversidade. Foi realizado na Reserva Florestal Adopho Ducke, que é uma das reservas do INPA, onde foram ministrados os treinamentos em coleta e monitoramento da biodiversidade utilizando a metodologia RAPELD. 

OFICINA DE INSTALAÇÃO DE UM MÓDULO DE PESQUISA PPBIO E DE PARCELAS PERMANENTES RAPELD NA RDS RIO NEGRO, EM NOVO AIRÃO, AMAZONAS

A oficina foi realizada no mês de agosto  2017 e Janeiro de 2018, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, no Km 26 da AM-352, no município de Novo Airão (Ramal Uga Uga), Amazonas.

Teve como objetivo a Instalação de parcelas permanentes RAPELD, de modo a implantar um módulo de pesquisa RAPELD visando conhecer a biodiversidade do lado sul do RDS Rio Negro e promover a inclusão de comunidades no conhecimento desta biodiversidade, com a finalidade de desenvolver o ecotorismo comunitário local. A atividade foi ministrada por Emílio Higashikawa, Ilderlan Viana, Ramiro Dário Melinski e Maria Aparecida de Freitas, integrantes do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).

O treinamento contou com a participação de 8 pessoas das comunidades do ramal do Uga Uga, no Km 26 da Am-352, onde estão em andamento a instalação de um módulo de pesquisa PPBio com um total  de 14 parcelas permanentes, sendo 4 destas instaladas em área de campina. A instalação deste módulo de pesquisa faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) intitulado “Usando o método RAPELD PPBio para o conhecimento da biodiversidade e a inclusão científica e renda através de ecoturismo em comunidades da RDS Rio Negro, coordenados pelos pesquisadores do INPA, Dra. Albertina Lima e William Ernest Magnusson.  


Ano de 2017

TREINAMENTO USANDO O MÉTODO RAPELD/PPBIO PARA O CONHECIMENTO DA BIODIVERVIDADE E INCLUSÃO CIENTÍFICA E RENDA POR MEIO DO ECOTURISMO EM COMUNIDADES DA RDS RIO NEGRO

O treinamento contou com a participação do CENBAM/PPBio em parceria com o Curso de Pós-Graduação em Ecologia - PPG-ECO na disciplina ECO-79 (Ecologia de Campo), tendo sido realizado no período de 06 à 11 de junho de 2017 no Km 25 da estrada de Novo Airão. Seu objetivo foi a implantação de um módulo de pesquisa RAPELD visando conhecer a diversidade do lado sul da RDS Rio Negro, afim de promover a inclusão de comunidades no conhecimento da biodiversidade.


Ano de 2016

WORKSHOP DE QGIS

O Workshop de QGIS foi realizado pelo PPBio/CENBAM no período de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2016, tendo sido ministrado pelo bolsista do CENBAM Rafael Rabelo. Contou com a participação da comunidade científica do INPA, de membros do Núcleo Executor e Núcleos Regionais PPBio de Santarém, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, além da participação de alunos de pós-graduação e PIBIC.

Emenda do Workshop

Apostila do Workshop

Arquivos e Exercícios

Contato dos Participantes

Referências

CURSO LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DE GRUPOS-ALVO

A Oficina de Levantamento e Monitoramento de Grupos-Alvo tem como objetivo apresentar técnicas de amostragem e monitoramento para uma lista de grupos considerados Grupos-Alvo. Foram selecionados 5 grupos alvo para levantamento e monitoramento em módulos e grades RAPELD: samambaias, árvores comerciais, sapos, peixes e primatas. Estes alvos foram selecionados tendo como base as metas a serem monitoradas pelas agências ambientais dentro de programas de pesquisas em UCs, acompanhamento de atividades de concessão madeireira, acompanhamento das atividades de implementação e funcionamento de obras de infra-estrutura e outras que prevêem o monitoramento da biodiversidade.
 
 
Caso tenha alguma dificuldade em visualizar os videos utilize este programa: VCL Media Player.
 
Ano de 2013

ANÁLISES ESPACIAIS NA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE COMUNIDADES E A SELEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Apresentação de palestras ministradas pela Dra. Marie-Josée Fortin, professora da Universidade de Toronto/Canadá e pesquisadora visitante pelo programa Ciência sem Fronteiras/CNPq

Disciplina: Estatística Espacial Ministrada no INPA de 04 a 07 de fevereiro de 2013.

  • Tópicos abordados na disciplina
  • Space and scales
  • Randomization tests
  • Spatial neighborhoods
  • Spatial analysis of point data
  • Join count statistics
  • Spatial analysis of contiguous quadrats
  • Spatial autocorrelation for sample data (global & local statistics)
  • Spatial interpolation
  • Mantel tests
  • Modified t-test correction for spatially autocorrelated data
  • Multiscale analysis
  • Spatial regressions
  • Graph Theory
  • Boundary detection
 
Links das aulas em ordem cronológica:
 
 
Ministrada no INPA, no dia 31/01/2013
Essa mesma palestra foi ministrada em Santarém, com tradução simultânea.
Comentários da palestra com tradução simultânea.
Ministrada no INPA, no dia 14/02/2013.
Disciplina: Estatística Espacial
Ministrada no INPA, de 04 a 07 de fevereiro de 2013.

ESTATÍSTICA

Recentemente, o programa R passou a ser utilizado como software padrão para análise de dados nas disciplinas ministradas no INPA, como Preparação de dados (Victor Landeiro), Estatística e delineamento amostral (Bill Magnusson), Populações (Gonçalo Ferraz), Comunidades (Flávia Costa) e Análises Multivariadas (Flávia Costa e Bill Magnusson). O R é um programa (uma linguagem de programação) bastante utilizado para construção de gráficos e análises estatísticas. Seu uso é estimulado principalmente pelo fato de ser gratuito e por oferecer uma ampla gama de possibilidades de análises, bem como permitir que novas análises sejam programadas pelos usuários. Esta sessão possui três apostilas utilizadas nos cursos de estatística ministrados no INPA. Uma apostila de Introdução ao uso do programa R e duas apostilas com os exercícios utilizados nos cursos de "Estatística e delineamento amostral" e de "Análises Multivariadas".

As apostilas e os dados disponíveis podem ser acessadas pelos links abaixo:
 

Ano de 2011

OFICINA DE BANCO DE DADOS
 
A oficina tem como objetivo o treinamento na utilização de banco de dados, e repositórios de dados e metadados. A primeira ocorreu em Brasília em agosto de 2010 e contou com a participação de 29 analistas do Serviço Florestal Brasileiro, IBAMA, ICMBio, MMA e 2 bolsistas do INCT Mudanças Climáticas (Veja a notícia). Em junho de 2011 aconteceu em Manaus a segunda edição da oficina e em agosto a terceira edição.
 
Aqui o material didático disponível (última atualização agosto/2011).
 
Conteúdo:
  • Programação da Oficina

  • Material didático e instruções para exercícios

  • Respostas dos exercícios

  • Apresentações

  • Apostilas e Instaladores dos programas utilizado


CURSO BÁSICO DE RAPELD E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE

O curso tem como objetivo o treinamento da aplicação do método RAPELD, que consite na padronização das parcelas permanentes para o monitoramento da biodiversidade em pesquisas de longa duração. Estes cursos são dirigidos especificamente à técnicos e analistas das agências ambientais do governo brasileiro e dos governos estaduais da Amazônia, e para técnicos de empresas de consultoria envolvidos com estudos de impacto e monitoramento ambiental. Em 2010 o curso aconteceu em Manaus e contou com a participação de 27 gestores do Serviço Florestal Brasileiro, IBAMA, ICMBio, MMA e representantes de empresas de consultoria (Veja a notícia). Em 2011 aconteceram duas edições: em maio e em agosto, ambas na Reserva Ducke.
 

APOSTILA PARA A CRIAÇÃO DE PRANCHAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES PARA GUIAS NO FORMATO PPBIO/INPA

A apostila elaborada por Fábio Penna Espinelli é um guia passo a passo para a criação de pranchas de identificação de espécies no software Photoshop no formato padrão usado nos guias de identificação de espécies do PPBio.
 

APOSTILA CURSO DE TREINAMENTO EM "ARACNOLOGIA: SISTEMÁTICA, COLETA, FIXAÇÃO E GERENCIAMENTO DE DADOS"

Esta apostila é destinada ao treinamento de estudantes e profissionais técnicos ou pesquisadores, cuja linha de pesquisa está direta ou indiretamente ligada à classe Arachnida ou, ainda, para aqueles que desejam iniciar atividades com o grupo. Nesse sentido, tal apostila aborda aspectos importantes relacionados à classe, iniciando com sua classificação taxonômica. Posteriormente, é feito um breve relato sobre o estado do conhecimento de cada uma das 11 ordens que compõem a classe. Métodos de coleta e as etapas no processamento do material também são abordados, envolvendo, inclusive, erros que devem ser evitados para que informações importantes estejam sempre disponíveis para o tombamento do material. Esperamos com essa apostila oferecer, passo a passo, tudo o que é importante para que inventários que envolvam aracnídeos sejam realizados com sucesso e direcionados desde a sua concepção a um ponto fundamental: previsão do depósito do material coletado e identificado em uma coleção zoológica reconhecida.