O repositório de dados do PPBio passou por uma reformulação para melhor armazenarmos e disponibilizarmos os metadados e dados de pesquisadores PPBio e parceiros.
O programa Morpho deverá ser utilizado para criar, editar e armazenar os metadados, exportá-los e enviar aos gestores do PPBio. Esse é o programa que vocês, usuários, deverão utilizar daqui para frente. O software Metacat é responsável pela busca, visualização e download online. O padrão de metadados utilizado pelos programas (EML - Ecological Metadata Language) é o mesmo que já seguíamos, portanto todas as informações antes disponibilizadas continuarão a ser disponibilizadas. Esse sistema nos trás muitas vantagens, dentre elas podemos destacar:
-
Melhor qualidade na descrição dos dados: temos campos mais detalhados para descrever cada item.
-
Maior flexibilidade de permissões nos dados e metadados: podemos armazenar os metadados e dados no servidor, mas escolher para quem deixar disponível, podemos ter permissões diferentes para metadados e dados.
-
Sistema de busca mais eficiente. Antes, para encontrar um metadado, o usuário precisava entrar na página de cada sítio de coleta e procurar em uma lista. Agora o assunto/sítio/pessoa/espécie etc. de interesse pode ser digitado na barra de busca e o resultado é apresentado ao usuário.
-
Maior segurança: nosso servidor está conectado ao servidor central KNB, o que significa que temos uma cópia de segurança (um backup) de cada metadado em um local físico diferente.
-
Maior divulgação e integração com a comunidade internacional: nosso servidor Metacat está divulgado no site KNB e nós utilizamos o mesmo sistema que grandes redes ou projetos ecológicos, como NCEAS, LTER, ILTER, TEAM, CI etc...
Nada mudará na garantia de qualidade de dados do PPBio: todos os dados e metadados ainda deverão ser enviados para os gestores para revisão antes de publicação no site. Nossa equipe desenvolveu um manual de utilização do Morpho, que também estará disponível online.