Gestão de Dados

O repositório de dados do PPBio passou por uma reformulação para melhor armazenarmos e disponibilizarmos os metadados e dados de pesquisadores PPBio e parceiros.
 
A partir de maio de 2012 passamos a utilizar um sistema desenvolvido especificamente para criar, editar, armazenar, disponibilizar e buscar metadados e dados ecológicos (o mesmo sistema utilizado pelo PELD-CNPq - http://peld.inpa.gov.br/repositorio). Os softwares foram desenvolvidos pela rede The Knowledge Network for Biocomplexity (KNB - http://knb.ecoinformatics.org/index.jsp), são gratuitos e amplamente utilizados na comunidade científica (http://knb.ecoinformatics.org/community.jsp). 
 
O programa Morpho deverá ser utilizado para criar, editar e armazenar os metadados, exportá-los e enviar aos gestores do PPBio. Esse é o programa que vocês, usuários, deverão utilizar daqui para frente. O software Metacat é responsável pela busca, visualização e download online. O padrão de metadados utilizado pelos programas (EML - Ecological Metadata Language) é o mesmo que já seguíamos, portanto todas as informações antes disponibilizadas continuarão a ser disponibilizadas. Esse sistema nos trás muitas vantagens, dentre elas podemos destacar: 
 
  • Melhor qualidade na descrição dos dados: temos campos mais detalhados para descrever cada item. 
  • Maior flexibilidade de permissões nos dados e metadados: podemos armazenar os metadados e dados no servidor, mas escolher para quem deixar disponível, podemos ter permissões diferentes para metadados e dados.
  • Sistema de busca mais eficiente. Antes, para encontrar um metadado, o usuário precisava entrar na página de cada sítio de coleta e procurar em uma lista. Agora o assunto/sítio/pessoa/espécie etc. de interesse pode ser digitado na barra de busca e o resultado é apresentado ao usuário.
  • Maior segurança: nosso servidor está conectado ao servidor central KNB, o que significa que temos uma cópia de segurança (um backup) de cada metadado em um local físico diferente.
  • Maior divulgação e integração com a comunidade internacional: nosso servidor Metacat está divulgado no site KNB e nós utilizamos o mesmo sistema que grandes redes ou projetos ecológicos, como NCEAS, LTER, ILTER, TEAM, CI etc...
 
Nada mudará na garantia de qualidade de dados do PPBio: todos os dados e metadados ainda deverão ser enviados para os gestores para revisão antes de publicação no site. Nossa equipe desenvolveu um manual de utilização do Morpho, que também estará disponível online.
 
Navegue pelo nossa página de Repositório de Dados e conheça mais!