Na natureza, os fungos são os principais decompositores de matéria orgânica nos ecossistemas florestais, atuando na ciclagem de nutrientes limitantes para a produção primária em florestas tropicais. Na Amazônia as condições climáticas favorecem a observação de um grande número de espécies de fungos macroscópicos.
Entretanto, o número de pesquisas desenvolvidas na área de micologia, com fungos macroscópicos, na Amazônia está em descompasso com a enorme diversidade de espécies existentes na Região.
A FUNGOTECA foi criada com a finalidade de divulgar informações das espécies de macrofungos que foram coletados na região. A identificação das espécies foi realizada com auxílio de análise morfológica, molecular e em alguns casos foi utilizado análise biológica.
Aqui serão encontradas fotos e informações como, nome científico, local de coleta, substrato, número de depósito no herbário, número de depósito da cultura, meio de cultura e temperatura, número de depósito no GenBank e Mycobank e literatura, sobre os macrofungos da Amazônia.
A fungoteca objetiva fornecer à sociedade geral, imagens e informações sobre a riqueza e beleza dos fungos macroscópicos da Amazônia. Assim como informações para a comunidade acadêmica e científica.
Mais informções sobre fungos aqui.
Ao clicar na foto das espécies você acessa suas informações.
LISTA DE ESPÉCIES:
Calocera arborea Daldinia eschscholtzii
Favolus brasiliensis Geastrum echinulatum
Lentinula raphanica Panus lecomtei
Como citar a Fungoteca:
Vargas-Isla, R.; Ishikawa, N.K. 2013. Fungoteca: Biblioteca virtual de Fungos da Amazônia. CENBAM, Manaus, Amazonas, Brasil.