Pesquisadores

   
 
Possui graduação em Biological Sciences pela Universidade de Sydney (1974) e doutorado em Biological Sciences pela Universidade de Sydney (1979). Atualmente é pesquisador títular iii do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e bolsista de produtividade do CNPq nível 1B, tendo publicado >250 artigos sobre uma ampla variedade de grupos taxonômicos, com interesse especial em desenhos amostrais multidisciplinares. Formou 50 mestres e 33 doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA. É autor de um livro de estatística publicado em português (Magnusson & Mourão 2006a) e inglês (Magnusson & Mourão 2006b), que é usado por muitos cursos de graduação no Brasil. É credenciado pela Wildlife Society (EUA) e membro do comitê editorial de vários periódicos internacionais .Membro do IUCN Crocodile Specialist Group. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Association for Tropical Biology and Conservation Membership. É coordenador adjunto do Núcleo Executor da Amazônia    Ocidental do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD-PSAM). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em  comportamento animal, atuando principalmente nos seguintes temas: jacaré, biodiversidade, crocodilia, comportamento e Amazônia.
 
 Email: bill@inpa.gov.br

A vice coordenadora e Bióloga Dra. Noemia Kazue Ishikawa é formada pela Universidade Estadual de Londrina (1995), sendo mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutora em Environmental Resources - Hokkaido University - Japão (2001). Em maio de 2010 concluiu seu estágio de Pós-Doutoramento no Tottori Mycological Institute - Japão. Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e fisiologia de fungos formadores de cogumelos; cultivo de cogumelos comestíveis (fungicultura), busca de novos compostos antimicrobianos de origem fúngica. É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (2009-2014). Orienta nos programas de pós graduação em Botânica e Ecologia do INPA e no programa de pós graduação em Biodiversidade e conservação na UFPA -Campus Altamira.

O Dr. Marcos Silveira é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, sendo mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília. É professor efetivo da Universidade Fedral do Acre (UFAC) desde 1992. Trabalha no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, onde atua nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Florestal e, nos programas de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (mestrado) e Biodiversidade e Biotecnologia (doutorado). Suas linhas de pesquisa abrangem estudos florísticos e ecologia vegetal, que resultaram na publicação de artigos, livros e capítulos de livros, resumos de anais de eventos e relatórios técnicos, que subsidiaram a elaboração de Peças de Criação e Planos de Manejo de Unidades de Conservação e do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre. Atua como revisor da Acta Amazônica, Scientia Florestalis, Árvore e Biodiversity and Conservation. Na esfera administrativa foi diretor do Parque Zoobotânico da UFAC e do Museu Universitário, coordenou o Programa de Pós-Graduação em EMRN, coordena o convênio UFAC/New York Botanical Gardene desde 1993, e também, o Núcleo Reginal-Acre do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e do INCT CENBAM.
 
 
O Dr. Marcos Vital é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, sendo mestre em Micologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ciências (Microbiologia Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titutar livre do Centro de Estudos da Biodiversidade - CBio, atuando com docente permanente no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PRONAT da Universidade Federal de Roraima. Tem desenvolvido pesquisas com ênfase em substâncias bioativas, qualidade de água em comunidades indígenas e tradicionais, qualidade de alimentos e diversidade fúngica em solos. Possui experiências na coordenação de projetos financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e BNDES. É membro dos Conselhos Gestores do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia e do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT CENBAM); da Rede Norte-Norte de Fungos Filamentosos; da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia e membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRR. Já foi membro e coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRR e atua como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. É consultor da FINEP, CAPES e da FAPEAM e de periódicos nacionais e internacionais.
 

O Dr. Ângelo Gilberto Manzatto é pesquisador da Universidade Federal de Rondônia desde 2005 e será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM. Ele é especialista em ecologia vegetal quantitativa.

Email: manzatto@unir.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2262645179322854

 

O Dr. Alan Cavalcanti da Cunha; pesquisador do Universidade Federal do Amapá. Ele será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM.

Email: alancunha@unifap.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2181817533284030

O Dr. Domingos de Jesus Rodrigues é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (2000) e mestre em Ecologia e Conservação (2001) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2006). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, ecotoxicologia e ecologia comportamental e reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia reprodutiva de anuros; padrões de distribuição de anuros adultos e larvais; comunidades aquáticas de ambientes temporários e ecotoxicologia de anfíbios. É orientador credenciado nos programas de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Ciências Ambientais, ambos da UFMT. É coordenador do Núcleo Regional de Sinop do PPBio e do INCT CENBAM.
 

Dra. Albertina Pimentel Lima é pesquisadora do INPA desde 1989 e é especialista em ecologia de vertebrados. Ela coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA entre 2004 e 2006, coordenando também vários projetos internacionais envolvendo cooperação com outros países amazônicos. É bolsista de produtividade CNPq, Nível 2, tendo publicado 190 artigos que abrangem vários grupos taxonômicos, com foco especial em ecologia e biogeografia de anfíbios. Formou, até o momento,  40 mestres e 14 doutores.

A Dra. Elizabeth Franklin-Chilson é pesquisadora do INPA desde 1984. Ela é especialista em entomologia, e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Entomologia do INPA entre 1996-1998, e 2000-2004. Ele tem 38 artigos publicados sobre taxonomia e ecologia de ácaros, e sobre métodos economicamente eficientes de amostragem entomológica. Ela formou 18 mestres e dois doutores, e é coordenadora de inventários biológicos do Núcleo Executivo da Amazônia Ocidental do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
 

O Dr. Márcio Luíz de Oliveira é pesquisador do INPA desde 2002, e é especialista em interações abelha-planta e taxonomia, biogeografia e ecologia de abelhas, com 22 artigos publicados. Ele é coordenador do Departamento de Entomologia do INPA desde 2007, e é docente do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da INPA, tendo formado até o momento quatro mestres e um doutor.

A Dra. Cecília Nuñez é pesquisadora do INPA desde 2003, e é especialista em fitoquímica, com 35 artigos publicados sobre bioprospecção, além de ter duas  patentes registradas. Ela é docente nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da UEA, e de Biotecnologia da UFAM, tendo formado até o momento 15 mestres e dois doutores. Em 2007 ela foi eleita como membro pro tempore da Academia Brasileira de Ciências, seção Norte, e recebeu o prêmio FINEP, etapa norte. Ela é coordenadora de pesquisas temáticas do Núcleo Executivo da Amazônia Ocidental do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
 
 
 

A Dra. Izeni Farias é professora associada da Universidade Federal do Amazonas – UFAM desde 1990, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de evolução molecular, filogenética, genética populacional e de conservação. Ela é bolsista de produtividade do CNPq, nível 2, e publicou 70 artigos sobre sistemática filogenética, filogeografia, genética populacional e conservação de vertebrados amazônicos. Ela contribuiu para a tradução ao português do livro “A Primer of Conservation Genetics”, de Frankham, Ballou e Briscoe. Atualmente ela coordena três projetos CNPq e orienta vários alunos de pós-graduação. Ela coordena infra-estrutura laboratorial (www.evoamazon.net) com todo o equipamento necessário para a realização de análises moleculares relacionadas a estudos de biodiversidade. Ela também é curadora da coleção de tecidos da UFAM, e é membro do corpo editorial do periódico Acta Amazonica.

O Dr. Jorge I. Rebelo Porto é pesquisador do INPA desde 1987, tendo publicado 35 artigos sobre genética, genômica e mutagênese. Ele coordenou o Departamento de Biologia Aquática do INPA entre 1999 e 2001, e foi coordenador geral de pós-graduação do INPA entre 2004 e 2008. Ele coordenou a equipe do INPA na Projeto GENOMA e na Rede Amazônica GENOMA. Ele é docente do Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA, já tendo formado nove mestres e três doutores. Ele participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos incluindo o registro de duas patentes biotecnológicas.
 
 
 

A Dra. Claudia Keller é pesquisadora do INPA desde 2000, e é especialista em ecologia de vertebrados e ecotoxicologia. Ela tem 25 artigos publicados e até o momento formou 11 mestres. Atualmente ela coordena um projeto de cooperação internacional com a Espanha e o México, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ecologia desde 2006.