Hide shortcuts

Pesquisadores

O INCT CENBAM é coordenado pelo Dr. William Ernest Magnusson, pesquisador do INPA desde 1979. Ele é bolsista de produtividade do CNPq nível 1A, tendo publicado 234 artigos sobre uma ampla variedade de grupos taxonômicos, com interesse especial em desenhos amostrais multidisciplinares (Magnusson et al. 2005, 2008a, 2008b). Ele já formou 37 mestres e 26 doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA e como coorientador de estudantes de pós-graduação das universidades amazônicas associadas ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (UFRR, UFAC, UNIR, UNIFAP, UFMT), além de oferecer disciplinas, treinamento de campo em pesquisa ecológica e coorientando estudantes de pós-graduação. É autor do livro Estatística sem Matemática publicado em português (Magnusson & Mourão 2006a) e inglês (Magnusson & Mourão 2006b), usado por muitos cursos de graduação no Brasil. Também publicou o livro "Biodiversidade e Monitoramento Ambiental Integrado", referencia para estudos padronizados e integrados onde utiliza o método RAPELD de amostragem de biodiversidade a longo prazo como uma ferramenta eficaz. É credenciado pela Wildlife Society (EUA) e compõe o comitê editorial de vários periódicos internacionais de destaque. É membro do IUCN Crocodile Specialist Group e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) além de ser coordenador adjunto do núcleo executor da Amazônia ocidental do Programa PPBio e do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD).
 
 

A vice coordenadora e Bióloga Dra. Noemia Kazue Ishikawa pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutora em Environmental Resources - Hokkaido University - Japão (2001). Em maio de 2010 concluiu estágio de Pós-Doutoramento no Tottori Mycological Institute - Japão. Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e fisiologia de fungos formadores de cogumelos; cultivo de cogumelos comestíveis (fungicultura), busca de novos compostos antimicrobianos de origem fúngica. É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (2009-2014). Orienta nos programas de pós graduação em Botânica e Ecologia do INPA e no programa de pós graduação em Biodiversidade e conservação na UFPA -Campus Altamira.

Email: Noemia@inpa.gov.br

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2906847098530809

 
 
 O Dr. Marcos Silveira é pesquisador da Universidade Federal do Acre – UFAC desde 1992, e será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM. Ele publicou extensamente sobre a flora do Acre e coordenou vários programas de pesquisa multi-institucionais. Ele coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC entre 2003 e 2005, e também coordena o núcleo do Acre do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
 
 
  • O Dr. Marcos Vital é pesquisador da Universidade Federal de Roraima – UFRR desde 1993, e será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM. Ele é especialista em microbiologia ambiental e qualidade de recursos hídricos e edáficos. Ele coordena o Programa de Pós- Graduação em Recursos Naturais da UFRR desde 2001.
 
  • O Dr. Ângelo Gilberto Manzatto é pesquisador da Universidade Federal de Rondônia desde 2005 e será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM. Ele é especialista em ecologia vegetal quantitativa.
 
  • O Dr. Alan Cavalcanti da Cunha; pesquisador do Universidade Federal do Amapá. Ele será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM.
 
 
 O Dr. Domingos J. Rodrigues é pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, campus Sinop, desde 2006, e será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM. Ele é especialista em ecologia de anfíbios, com 35 artigos científicos publicados. Ele está desenvolvendo um projeto para um programa de pós-graduação em zoologia no campus de Sinop, que foi criado em 2006 para promover educação superior e pesquisa na região ocidental do arco do desmatamento. Ele é membro do comitê gestor do núcleo de Mato Grosso do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
 
 
 
 
A Dra. Albertina Pimentel Lima é pesquisadora do INPA desde 1989 e é especialista em ecologia de vertebrados. Ela coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA entre 2004 e 2006, e coordenou, também, vários projetos internacionais envolvendo cooperação com outros países amazônicos. Ela é bolsista de produtividade CNPq, nível 1C, tendo publicado 106 artigos abrangendo vários grupos taxonômicos, com foco especial em ecologia e biogeografia de anfíbios. Ela formou, até o momento, 25 mestres e seis doutotres.
 
 
 
 
 A Dra. Elizabeth Franklin-Chilson é pesquisadora do INPA desde 1984. Ela é especialista em entomologia, e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Entomologia do INPA entre 1996-1998, e 2000-2004. Ele tem 38 artigos publicados sobre taxonomia e ecologia de ácaros, e sobre métodos economicamente eficientes de amostragem entomológica. Ela formou 18 mestres e dois doutores, e é coordenadora de inventários biológicos do Núcleo Executivo da Amazônia Ocidental do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
 
 
  • O Dr. Márcio Luíz de Oliveira é pesquisador do INPA desde 2002, e é especialista em interações abelha-planta e taxonomia, biogeografia e ecologia de abelhas, com 22 artigos publicados. Ele é coordenador do Departamento de Entomologia do INPA desde 2007, e é docente do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da INPA, tendo formado até o momento quatro mestres e um doutor.
 
 
A Dra. Cecília Nuñez é pesquisadora do INPA desde 2003, e é especialista em fitoquímica, com 35 artigos publicados sobre bioprospecção, além de ter duas  patentes registradas. Ela é docente nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da UEA, e de Biotecnologia da UFAM, tendo formado até o momento 15 mestres e dois doutores. Em 2007 ela foi eleita como membro pro tempore da Academia Brasileira de Ciências, seção Norte, e recebeu o prêmio FINEP, etapa norte. Ela é coordenadora de pesquisas temáticas do Núcleo Executivo da Amazônia Ocidental do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
 
  • A Dra. Izeni Farias é professora associada da Universidade Federal do Amazonas – UFAM desde 1990, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de evolução molecular, filogenética, genética populacional e de conservação. Ela é bolsista de produtividade do CNPq, nível 2, e publicou 70 artigos sobre sistemática filogenética, filogeografia, genética populacional e conservação de vertebrados amazônicos. Ela contribuiu para a tradução ao português do livro “A Primer of Conservation Genetics”, de Frankham, Ballou e Briscoe. Atualmente ela coordena três projetos CNPq e orienta vários alunos de pós-graduação. Ela coordena infra-estrutura laboratorial (www.evoamazon.net) com todo o equipamento necessário para a realização de análises moleculares relacionadas a estudos de biodiversidade. Ela também é curadora da coleção de tecidos da UFAM, e é membro do corpo editorial do periódico Acta Amazonica.
 
 
 A Dra. Flávia R. Capellotto Costa é pesquisadora do INPA desde 2000 e atualmente é bolsista da Fundação Djalma Batista, tendo sido recentemente aprovada em primeiro lugar em concurso público da Universidade Federal do Amazonas – UFAM para professor adjunto na área de Ecologia. Ela tem 36 artigos publicados sobre vários tópicos relacionados à ecologia vegetal. Ela é docente dos programas de pós-graduação em Ecologia e em Botânica do INPA desde 2000, e foi coordenadora do último entre 2006 e 2007. Ela já formou 20 mestres e três doutores. Em 2007 ela foi eleita como membro pro tempore da Academia Brasileira de Ciências, seção Norte.
 
 
 O Dr. Jorge I. Rebelo Porto é pesquisador do INPA desde 1987, tendo publicado 35 artigos sobre genética, genômica e mutagênese. Ele coordenou o Departamento de Biologia Aquática do INPA entre 1999 e 2001, e foi coordenador geral de pós-graduação do INPA entre 2004 e 2008. Ele coordenou a equipe do INPA na Projeto GENOMA e na Rede Amazônica GENOMA. Ele é docente do Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA, já tendo formado nove mestres e três doutores. Ele participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos incluindo o registro de duas patentes biotecnológicas.
 
 
 
  • O Dr. Charles Roland Clement é pesquisador do INPA desde 1977 e é especialista em recursos genéticos, com 109 artigos, 11 livros e 94 capítulos de livros publicados sobre o desenvolvimento de variedades agrícolas de frutas nativas da Amazônia, uso e conservação de recursos genéticos da agrobiodiversidade, e origem e domesticação de variedades agrícolas neotropicais. Ele é bolsista de produtividade do CNPq, nível 1D. Ele é curador da coleção de germoplasma do INPA. Ele é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA, e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFAM, e é docente colaborador nos programas de pós-graduação em Agricultura no Trópico Úmido e em Botânica do INPA. Ele já formou dez mestres e cinco doutores.
 
  • A Dra. Claudia Keller é pesquisadora do INPA desde 2000, e é especialista em ecologia de vertebrados e ecotoxicologia. Ela tem 25 artigos publicados e até o momento formou 11 mestres. Atualmente ela coordena um projeto de cooperação internacional com a Espanha e o México, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ecologia desde 2006.