Languages

PPBio/CENBAM e PELD promovem a III Oficina sobre gerenciamento de dados de levantamentos da biodiversidade

Entre os dias 22 e 25 de agosto de 2011 aconteceu em Manaus - AM a terceira edição da Oficina de Banco de Dados, oferecida pelo PPBio/CENBAM e PELD.
A oficina contou com 21 participantes, dentre estes, pesquisadores da Fundação Biodiversitas - MG, Departamento de Engenharia e Construção - Exército, ECOSFERA - Anhanguera, UFAM, INPA, PPBio/CENBAM, PELD-BA, UERJ, UFMS, UEMT, UNB-Brasilia, FIT Manejo Florestal e Fundación Herencia Natural - Colômbia.
Veja todas as fotos do curso no álbum online do PPBio.

A oficina foi ministrada por Flávia Pezzini, pesquisadora do PPBio/CENBAM e PELD-Banco de Dados, com monitoria de Fernanda Costa (PELD), Dayane Oliveira (PPBio/CENBAM) e Juliana Menger (PPBio/CENBAM) e teve como objetivo o treinamento na utilização de banco de dados, repositórios de dados e metadados. Assuntos como lógica e estrutura de tabelas, relacionamentos, construção de metadados e repositório de dados utilizando o software Morpho, modelagem e construção de banco de dados utilizando os softwares DBDesigner e PostgreSQL foram abordados nos 4 dias de curso.

Os participantes puderam replicar todo o procedimento de elaboração de um banco de dados, desde a coleta em campo, transferência dos dados para um repositório, construção dos metadados, a modelagem do banco de dados a partir do repositório, construção dos scripts para criação das tabelas, inserção de dados e consultas.

Além disso, os instrutores apresentaram iniciativas em andamento nos projetos PPBio, CENBAM e PELD e uma proposta de banco de dados para uso nos EIA e estudos de monitoramento, sua ligação com coleções zoológicas e herbários e conversaram sobre as necessidades institucionais dos participantes.

Essa foi a terceira oficina do módulo de cursos PPBio/CENBAM - PELD do segundo semestre do 2011, antecedida pela Oficina de instalação de transectos e parcelas permanentes para levantamentos da biodiversidade e pela Oficina sobre levantamentos da biodiversidade para a tomada de decisões sobre o uso da terra

 

 

Cursos PPBio/CENBAM e PELD

O PPBio vem promovendo cursos de capacitação para os funcionários de agências ambientais e outros interessados no estudo da biodiversidade desde 2009 - ppbio.inpa.gov.br/treinamento.

Os cursos oferecidos pelo PPBio/CENBAM e PELD são dirigidos especificamente à técnicos e analistas das agências ambientais do governo brasileiro e dos governos estaduais da Amazônia, e para técnicos de empresas de consultoria envolvidos com estudos de impacto e monitoramento ambiental. As instituições que tenham alguma demanda específica para estes cursos ou algum outro relacionado, podem entrar em contato atraves do email flaviacosta001@gmail.com (Flávia Costa, Coordenação de Capacitação do PPBio/CENBAM).


Confira o material didático do curso

Veja todas as fotos do curso no álbum online do PPBio.
(Fotos: Fernanda Costa, Flávia Pezzini, Helena Bergallo, Manoela Borges)

Veja também: