Infraestrutura Módulo KM 100

Acesso

A partir de Manaus são aproximadamente 110 km de estrada asfaltada e 2 km de estrada de terra. É necessário atravessar apenas uma balsa (Ceasa R$35,00) para chegar ao módulo.O módulo está localizado na rodovia AM-354 que é acessada no Km 100 da BR-319. Ao entrar na AM-354 no sentido da cidade de Manaquiri, ande 10 Km e vire a direita em um ramal de terra e ande entorno de 2 km até chegar a casa do Sr. Davi, onde está localizado o acampamento e o acesso às trilhas. As condições da BR-319 e da AM-354 são boas, no entanto o ramal está em péssimas condições e está inacessível dependendo da época do ano. Na época seca a consegue-se chegar até a casa do Sr. Davi de carro, no entanto na época chuvosa o carro deve ficar no início do ramal (inclusive carros com tração 4X4) devido aos riscos de atolamento. Em caso de atolamento do carro, deve-se recorrer à ajuda do trator que está localizado 3 Km adiante do ramal na AM-354 e pode-se pedir uma bicicleta emprestada para o dono do bar na beira do ramal para chamá-lo. Para carregar as bagagens e equipamentos durante esse período de chuvas, pode-se recorrer ao Sr. Chico que possui um burrinho e uma carrocinha, pois não existe tempo ruim que eles não atravessem. No entanto ele não tem telefone e nem sempre está em casa. Ele mora á uns 10 minutos de caminhada depois da casa do Sr. Davi.

Condições das trilhas e acampamentos
 
O acampamento fica no entorno de 250m de distância do ramal. O acampamento está reformado desde o dia 12-04-2011 e tem capacidade de abrigar até 15 de pessoas. As trilhas foram abertas em agosto de 2009 e estão em boas condições de deslocamento. Recentemente foram abertas algumas clareiras de torno de 30m de diâmetro na região, com o intuito de demarcar aqueles terrenos e algumas clareiras estão localizadas dentro do módulo. Três clareiras estão localizadas na trilha de acesso e o restante na trilha Sul o que dificulta a caminhada principalmente se for preciso carregar algum equipamento (por exemplo armadilhas). Mas as parcelas não foram afetadas. Existem no mínimo 3 travessões entre as trilhas N e S feitos pelo PPbio, localizados no 0m, no 1100m e no 3700m, o restante das ligações são caminhos de caçadores e divisas de terrenos que também podem ser utilizados. Antes de programar a sua visita, consulte gerencia.ppbio@gmail.com quanto às condições do acampamento e disponibilidade de vagas.
 
O que há nas redondezas?
 
Na beira do Ramal com a AM-354 existe um bar e uma mercaria que vende alguns produtos básicos, porém caros. É recomendado para esse módulo já estarem preparados com os suprimentos necessários, pois o transporte e o acesso aos mantimentos são complicados.
 
Onde conseguir água?
 
No M02 existe um poço com caixaria de madeira cavado a 10m do acampamento, na beira de um igarapé. Durante o período chuvoso, tanto o poço como o igarapé permanecem com água, porém na seca eles secam dificultando o acesso à água. Durante as chuvas deve-se tratar a água do poço com cloro tanto para o consumo direto quanto para o cozimento dos alimentos. Neste período também existe a possibilidade de coletar água da chuva que oferece menos riscos a saúde. No verão é recomendado levar água potável para o consumo, já que a estrada permite o acesso até a casa do Sr. Davi. Para o banho utiliza-se a água do poço.
 
Pessoal local
 
Se você vai precisar de alguém para assistente de campo no M02, existe a possibilidade de contratar o Sr. Davi mas é bom contactá-lo antes de ir.para que ele esteja disponível para fazer o serviço e recebê-lo no acampamento. Ele fica responsável pela corda e balde de água do poço. O mais recomendado, neste caso, é levar alguém garantido para ajudar no trabalho de campo.
 
Segurança
 
O acampamento do M02 fica afastado da rodovia, o ramal é muito pouco movimentado e está dentro do terreno do Sr. Davi e nunca houveram incidentes de roubos ou entrada de pessoas estranhas no local. No entanto, no módulo andam alguns caçadores da região, que a qualquer hora podem chegar no acampamento, portanto deve-se tomar cuidado com os bens de valor. Deve-se tomar cuidado com os alimentos devido aos cachorros do Sr. Davi que adoram devorar a comida que fica em cima do fogão ou mesmo na parte baixa do armário. Deve-se colocar toda a comida na parte superior do armário e suspender o lixo.
 
Se precisar de ajuda
 
Se for necessário sair em busca de provisões e contato telefônico, a opção mais próxima é o município do Careiro-Castanho (20 km do módulo). No município do Careiro-Castanho existem alguns mercadinhos, bancas de frutas e verduras, telefones públicos, posto de gasolina, agência dos correios, lan-house, restaurantes, lanchonetes, farmácia, hospital, delegacia de polícia, banco Bradesco, loja de material de construção e agropecuário, etc. O sinal de celular da Vivo e Claro também funciona, mas nem sempre. Nota e cupom fiscais podem ser obtidos para alguns produtos e serviços caso você não tenha pressa e muita paciência.
 
Termo de compromisso e normas de conduta
 
Antes de ir para o campo, você deve baixar, ler e assinar o Termo de Compromisso e Normas de Conduta da BR-319 e enviá-lo para a Gerência PPBio no email gerencia.ppbio@gmail.com.
 
 
 
Baixe o SIG oficial com todos os pontos ao longo da BR-319: Shapefiles Módulos BR-319
 
Contato
Gerência PPBio
Coordenação de Pesquisas em Ecologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia