Infraestrutura Módulo KM 168

Acesso

As condições da estrada até o módulo são razoáveis e podem ser percorridas por carro de passeio. A partir de Manaus são aproximadamente 170 km de estrada asfaltada com buracos. É necessário atravessar a balsa do Ceasa em Manaus (R$35,00) para chegar ao módulo.
 
Condições das trilhas e acampamentos
 
As trilhas foram abertas em 2009 e não foram novamente limpas desde então. Atualmente não há acampamento no módulo 03, antes de programar a sua visita consulte gerencia.ppbio@gmail.com. Devido a falta de acampamento as equipes que vão realizar trabalho na região acampam na casa do Seu Edson.
 
O que há nas redondezas?
 
Para quem sai de Manaus no sentido Porto Velho, o M03 fica a 55 km da balsa do rio Castanho, 12 km depois da torre da Embratel Epitácio Nogueira e 8 km antes da balsa do rio Tupana e na placa km 168 da BR. A trilha que vai até o acampamento fica do lado esquerdo da pista (mesmo lado em que está o módulo). Cerca de 300m antes da entrada do acampamento fica a casa do Seu Edson e da D. Greyce, moradores mais próximos e donos do terreno onde se localiza o acampamento. A trilha sul do módulo pode ser acessada diretamente a partir acampamento (trilha saindo para o lado direito). A entrada da trilha norte fica localizada a cerca de1km da trilha sul no sentido Manaus na divisa do terreno do seu Orestes e deve ser acessada pela estrada.
 
Pontos de alagamento
 
Entre os meses de janeiro e julho parte das trilhas fica alagada, sendo necessário fazer a travessia a nado ou com canoa para acessar algumas parcelas. A trilha norte fica alagada a partir dos 4000m, logo depois da trilha de ligação com a TS. A última parcela da trilha está localizada em terra alta, sem alagamento, mas para acessá-la é necessário atravessar um igapó de aproximadamente 450m de extensão. A trilha sul apresenta alagamento a partir dos 2000m e até o 3000m é necessário atravessar 2 igapós com aproximadamente 90 m de extensão cada um, um com 8m de extensão e um com 400m de extensão. A parcela 2500 desta trilha permanece alagada quase todo o período chuvoso, mas a 3500 está localizada em terras mais altas e não alaga. A partir dos 4200m inicia um novo igapó que se estende até o final da trilha. A parcela 4500 desta trilha está localizada em um igapó e também permanece alagada por todo o período chuvoso. Clique aqui para baixar arquivo com as coordenadas dos pontos de alagamento.
 
Parcela M03_TS_2500 localizada no Módulo 03 da BR-319 alagada em abril de 2011.
 
Clareiras
 
Em maio de 2011 foi identificada uma clareira de 50m na TS. Esta clareira fica na altura no 2000m e não afeta nenhuma parcela coordenada do local da clareira é S 4 08.535 W 60 43.927.
 
Onde conseguir água
 
No M03 existe um poço sem caixaria de madeira cavado a 20m antes do acampamento na trilha de acesso. O poço permanece com água durante todo ano. O poço deve ser usado para retirar água para beber e cozinhar. A água do poço deve ser tratada com algum tipo de desinfetante (como cloro) sempre que for usada para beber ou cozinhar. É recomendado levar cloro para jogar diretamente no poço também, pois este fica longos períodos sem uso e pode haver proliferação de insetos. Se for usar a água do poço para tomar banho lembre-se de fazer isso longe da caixaria do poço para evitar contaminação da água. Além disso, mantenha o poço fechado. O poço não possui tampa permanente, somente uma improvisada com lona e madeiras, comunique caso esta esteja danificada. Para o banho, também pode ser usado um igarapé a cerca de 50m antes do acampamento na trilha de acesso.
 
Pessoal local
 
Se você vai precisar de alguém para assistente de campo no M03 é melhor levar alguém garantido para ajudar. 
 
Se precisar de ajuda
 
Se for necessário sair em busca de provisões e contato telefônico, a opção mais próxima é o município do Careiro-Castanho (55 km sentido Manaus). Além disso, na torre da Embratel (12 km antes do acampamento no sentido Manaus), se houver algum funcionário, é possível ter acesso a um telefone para chamadas externas ou um rádio para comunicação entre torres. Existe um bar próximo ao rio Tupana em que è possível tomar uma coca cola ou comprar pilhas. No município do Careiro-Castanho existem alguns mercadinhos, bancas de frutas e verduras, telefones públicos, posto de gasolina, agência dos correios, lan-house, restaurantes, lanchonetes, farmácia, hospital, delegacia de polícia, banco Bradesco, loja de material de construção e agropecuário, etc. O sinal de celular da Vivo e Claro também funciona, mas nem sempre. Nota e cupom fiscais podem ser obtidos para alguns produtos e serviços caso você não tenha pressa e muita paciência.
 
Termo de compromisso e normas de conduta
 
Antes de ir para o campo, você deve baixar, ler e assinar o Termo de Compromisso e Normas de Conduta da BR-319 e enviá-lo para a Gerência PPBio no email gerencia.ppbio@gmail.com.
 
 
 
Baixe o SIG oficial com todos os pontos ao longo da BR-319: Shapefiles Módulos BR-319
 
Contato
Gerência PPBio
Coordenação de Pesquisas em Ecologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia