O Núcleo Regional Humaitá, foi criado em 2011 a partir de uma visita dos bolsistas de gestão da FAPEAM, Dayane Mayely Silva de Oliveira, Maria Aparecida de Freitas e Ricardo Romero, juntamente com o coordenador do PPBio, William Magnusson. A indicação desse município amazonense como um possível núcleo regional foi uma sugestão do professor Fabrício Berton Zanchi (UFAM) que realiza estudos na região pelo Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). O coordenador do núcleo regional será o professor Marcelo Rodrigues dos Anjos (UFAM).
 
 
O NR é composto por nove instituições parceiras: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Internacional de Educação da Amazônia (IIEB), Instituto Pacto Amazônico (IPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM).
 
Os módulos foram instalados uma em área de campo e outro em área de floresta. Essas áreas são preservadas pelo exercito encontram-se a aproximadamente 30 km de Humaitá o que permite serem utilizadas como um centro de formação e treinamento para população local. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Contatos:
 
Marcelo Rodrigues dos Anjos (Coordenador)
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
Rua: 29 de agosto nº 786
Centro
69800-000 - Humaita, AM - Brasil
Telefone: (97) 33732314 Fax: (97) 33731180
 
Dr. Carlos Alexanddre Querino (Vice-coordenador)
Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação Agricultiura e Ambiente, IEAA.
 
 

Núcleo Regional Humaitá