Languages

PPBio visita Humaitá para abertura de um novo núcleo regional

O coordenador do PPBio, William Magnusson, juntamente com os bolsistas de gestão da FAPEAM, Dayane Mayely Silva de Oliveira, Maria Aparecida de Freitas e Ricardo Romero, visitaram o município de Humaitá no período de 19 a 22 de setembro. A visita foi um convite do professor Fabrício Berton Zanchi (UFAM) e teve como objetivo apresentar o programa e verificar a disponibilidade e interesse das instituições locais em compor o núcleo regional de Humaitá.

Na primeira reunião, realizada no auditório da UFAM, foram apresentados os aspectos gerais sobre os objetivos e resultados obtidos pelo PPBio aos representantes das instituições: UFAM, FUNAI, IBAMA, ICMBio, INCRA, Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) e Instituto Pacto Amazônico (IPA), Instituto Internacional de Educação da Amazônia (IEB). Esta reunião contou também com a participação de alguns alunos e professores da UFAM.
 

Nas reuniões seguintes, realizadas em cada instituição interessada, foram identificadas as demandas e expectativas de cada uma em relação a sua participação no programa. Nessa etapa foi incluído, também, o IDAM.

A partir das reuniões realizadas e parcerias estabelecidas, pôde-se dar início às atividades de criação do Núcleo Regional de Humaitá, cujo coordenador será o professor Marcelo Rodrigues dos Anjos (UFAM). Nas próximas semanas, as instituições locais que não puderam comparecer à reunião serão contatadas e convidadas a participar do grupo.

A visita a Humaitá possibilitou, também, o reconhecimento das áreas sugeridas para abertura do módulo do PPBio na região bem como sugestão de disposição de trilhas e parcelas. Os primeiros módulos da região serão posicionados próximos às torres da LBA já instaladas. Abaixo se encontram algumas das fotografias tiradas dessas áreas.
 

Mais imagens podem ser visualizadas no album online do PPBio.