Languages

Técnicas de Conservação e Manejo de Quelônios

Entre os dias 5 e 9 de Agosto de 2019, colaboradores do Laboratório de Ictiologia e Ordenament Pesqueiro do Vale do Rio Madeira (LIOP), estiveram em Manaus para uma visita técnica e realização do curso de formação sobre “Técnicas de Conservação e Manejo de Quelônios” do Programa Pé-de-Pincha, coordenado pelo Prof° Dr°. Paulo César Machado Andrade.

Durante o curso foram transmitidos conhecimentos e técnicas relacionados a aspectos gerais, monitoramento das populações e reprodução de quelônios da Amazônia. De acordo com o coordenador do LIOP, Prof° Dr° Marcelo Rodrigues dos Anjos, a formação permitirá ampliar as áreas de atuação do laboratório, pensando em fomentar a conservação e manutenção dos tabuleiros de reprodução e os estoques naturais das espécies (Tartaruga da Amazônia – Podocnemis expansa, Iaçá – Podocnemis sextuberculata, Tracajá – Podocnemis unifilis).

Durante a visita, foi firmado um termo de cooperação técnica entre o Programa Pé-de-Pincha e o LIOP, esta iniciativa pretende identificar e monitorar áreas de reprodução das espécies supracitadas, bem como, envolver populações tradicionais no manejo e conservação da biodiversidade, além de valorizar o capital social, garantindo o desenvolvimento socioambiental das populações tradicionais e/ou silvícolas.

O acordo firmado, pretende estabelecer intercâmbio entre pesquisadores e estagiários do laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira – LIOP e o Laboratório de Animais Silvestres ambos da Universidade Federal do Amazonas.