Núcleo Regional Sinop

O Núcleo Regional de Sinop foi criado em 2008 com a aprovação do projeto intitulado “Biodiversidade em três áreas na Amazônia meridional: integralizando informações para subsídiar planos de conservação” e tem como sede o Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso, localizado na cidade de Sinop-MT. Os pesquisadores da UFMT perceberam a importância de se conhecer a biodiversidade da Amazônia Mato-grossense, a qual passa por constantes transformações como perda de hábitat e de espécies. O projeto inicial permitiu o treinamento de estudantes de graduação, pósgraduação e de pesquisadores locais e, esse treinamento foi fundamental para a expansão dos módulos em regiões de difícil acesso. Além disso, os pesquisadores criaram o Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense o qual está inserido no NR Sinop.

Parcerias com várias instituições locais foram realizadas como UNEMAT e EMBRAPA e empresas privadas como Maracai e ONF-Brasil. Novos módulos de pesquisas foram estabelecidos no noroeste e extremo norte de Mato Grosso. O módulo instalado no noroeste é localizado na Fazenda São Nicolau do Grupo PSA-Peugeot a qual contribui com a realização do projeto fornecendo alojamento e alimentação. Em 2010, a UFMT assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso para instalar os módulos PPBio nas unidades de Conservação do Estado. A primeira UC a contar com o módulo foi a do Parque Estadual Cristalino e resultou em vários artigos científicos bem como na publicação de um livro sobre a Biodiversidade local. Atualmente, o NR Sinop está instalando o sexto módulo PPBio no Estado de Mato Grosso na Estação Ecológica Rio Ronuro na porção sul da Amazônia.

O PPBio de Mato Grosso conseguiu atrair pesquisadores de instituições nacional e internacional devido a realização dos inventário e, principlamente dos projetos temáticos. O conhecimento da biodiversidade dessa região está sendo revelada e novas informações sobre os padrões de distribuição das espécies estão sendo desvendado. Atualmente existem 56 parcelas instaladas e 12 em processo de instalação, material coletado nas parcelas estão complementando as aulas práticas na graduação e, principalmente, fomentando o Museu itinerante da fauna e flora da Amazônia Mato-grossense que já atingiu mais de 2500 participantes em suas edições e, também, incrementando as coleções zoológicas e botânica do acervo Biológico da Amazônia MeridIonal.

 
 Os programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e o de Ciências Ambientais usam os módulos para curso de campo e coleta de dados para a realização de dissertações e teses. O NR Sinop vem desenvolvendo pesquisas em áreas de corte seletivos de madeira, bem como em floresta nativa intacta visando conhecer os padrões de distribuição das espécies e os fatores que as afetam. Além disso, tem como objetivo contribuir na elaboração de políticas públicas locais e regionais. Estudantes e pesquisadores que querem contribuir para o conhecimento da biodiversidade da Amazônia Mato-grossense e, princinpalmente para a sua conservação são convidados a somar à equipe do NRSinop. 
 
 

Contato:

Domingos de Jesus Rodrigues
Email: djmingo23@gmail.com 
Universidade Federal de Mato Grosso 
NEBAM - Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Matogrossense
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais 
Av. Alexandre Ferronato, 1200,
Setor Industrial 
Cep: 78557-267 Sinop - MT 
Fone: (66)3531-1663

 

Click na imagem para navegar