Contatos

Contatos Atuais
Coordenadores Componentes:
Dr. William Ernest Magnusson
Coordenador do PPBio AmOc, é pesquisador do INPA desde 1979 e bolsista de produtividade do CNPq nível 1B, tendo publicado tendo publicado >250 artigos sobre uma ampla variedade de grupos taxonômicos, com interesse especial em desenhos amostrais multidisciplinares (Magnusson et al. 2005, 2008a, 2008b). Formou formou 50 mestres e 33 doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA. É autor de um livro de estatística publicado em português (Magnusson & Mourão 2006a) e inglês (Magnusson & Mourão 2006b) que é usado por muitos cursos de graduação no Brasil. É credenciado pela Wildlife Society (EUA) e é membro do comitê editorial de vários periódicos internacionais de destaque, membro do IUCN Crocodile Specialist Group. 
 
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Coordenação de Pesquisas em Ecologia – CPEC
Avenida Efigênio Sales, 2239, CEP: 69011-970, Manaus, Amazonas Brasil,Telefone: +55 92 3643 1834 
Dra. Noemia Kazue Ishikawa
Noemia

Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e Doutora em Recursos Ambientais - Hokkaido University - Japão (2001). Pós-doutora no The Tottori Mycological Institute - Japão em 2010 e na Clark University - Estados Unidos em 2016. Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia e fisiologia de fungos formadores de cogumelos; cultivo de cogumelos comestíveis (fungicultura), busca de novos compostos antimicrobianos de origem fúngica. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2009-2014). Orienta a pós-graduação em Botânica e Ecologia do INPA e a pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da UFPA - Campus Altamira.

Email:

Coordenador NR Manaus - Dr. Fabrício Beggiato Baccaro
Fabricio Baccaro
Dr. Fabricio Beggiato Baccaro fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio na gestão Científica e Administração. É graduado em Admistração de Empresas (Bacharelado em 1998) e Ciencias Biológicas (Licenciatura em 2004) pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Zoologia (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2006). Tem experiência em gerência e coordenação de projetos e atua na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades, ecologia funcional e interações entre espécies. Atualmente é coordenador do PELD - IAFA (Impactos Antrópicos no Ecossistema de Floresta Tropical - Sítio Manaus). Mais detalhes em http://www.fbaccaro-ecolab.com. 
Coordenador NR Humaitá - Dr. Marcelo Rodrigues dos Anjos
Marcelo dos Anjos
Dr. Marcelo Rodrigues dos Anjos possui graduação em Ciências Biológicas (2002) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2009). É docente da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá/AM. É coordenador do Núcleo Regional do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) em Humaitá-AM, atua como pesquisador colaborador no Centro de Estudos da Cultura e Meio Ambiente da Amazônia - RIOTERRA/RO. Têm experiência em projetos de pesquisa nas áreas de ecologia com ênfase em ecologia de populações, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, ecologia, zoologia, unidades de conservação e áreas protegidas, gestão territorial e ambiental, ordenamento e manejo de recursos naturais. 
 
Coordenador NR Acre - Dr. Marcos Silveira
Dr. Marcos Silveira, coordenador do Núcleo Regional Acre é pesquisador da Universidade Federal do Acre – UFAC desde 1992, e será um dos membros do Comitê Executivo do CENBAM. Ele publicou extensamente sobre a flora do Acre e coordenou vários programas de pesquisa multi-institucionais. Ele coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC entre 2003 e 2005, e também coordena o núcleo do Acre do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
Coordenador NR Roraima - Dr. Marcos José Salgado Vital
Dr. Marcos Vital é pesquisador da Universidade Federal de Roraima – UFRR desde 1993, e é o coordenador do Núcleo Regional Roraima. Ele é especialista em microbiologia ambiental e qualidade de recursos hídricos e edáficos. Ele coordena o Programa de Pós- Graduação em Recursos Naturais da UFRR desde 2001.
 
Coordenador NR Sinop - Dr. Domingos de Jesus Rodrigues
Dr. Domingos J. Rodrigues, coordenador do Núcleo Regional Sinop, é pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, campus Sinop, desde 2006. Ele é especialista em ecologia de anfíbios, com 18 artigos científicos publicados. Ele está desenvolvendo um projeto para um programa de pós-graduação em zoologia no campus de Sinop, que foi criado em 2006 para promover educação superior e pesquisa na região ocidental do arco do desmatamento. Ele é membro do comitê gestor do núcleo de Mato Grosso do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
 
NR São Gabriel da Cachoeira - Moisés Luiz da Silva
Moisés Luiz da Silva faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade de fevereiro de 2011 até janeiro de 2012. Possui ensino médio pela Escola Estadual do Ensino Médio, no municípo de São Gabriel da Cachoeira (2006). Tem experiência na área de Ecologia e é o coordenador do Núcleo Regional de São Gabriel a Cachoeira.
 
Email: moisesbaniwa@gmail.com; William Magnusson bill@inpa.gov.br  
Coordenador NR Tefé - Dr. Rafael Magalhães Rabelo
É pesquisador titutar do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e atualmente é Coordenador de Pesquisa e Monitoramento na mesma instituição. Atualmente é pesquisasdor associado ao Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM/PPBio/Inpa) e coordenador do NR. Tefé. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase nos seguintes temas: ecologia de comunidades, ecologia da paisagem, modelagem de nicho e de distribuição de espécies, Amazônia, monitoramento de biodiversidade, organização e manutenção de bancos de dados ecológicos e uso de ferramentas de SIG e Sensoriamento Remoto aplicados à ecologia.
 
Coordenador NR Rondônia - Ângelo Gilberto Manzatto
 
É coordenador do Núcleo Regional Rondônia é pesquisador da Universidade Federal de Rondônia desde 2005 e membro do Programa de Pesquisa em Biodibersidade - PPBio em Rondônia e do Comitê Gestor do INCT-CENBAM. É especialista em ecologia vegetal quantitativa, atuando na área de ecologia, dinâmica e estrutura de florestas amazônicas e ecologia de ecossistemas.
 
Gestão Administrativa (Núcleo Regional Manaus) - Andresa Saraiva de Mello
Andressa Saraiva
Faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio na gestão Administrativa desde 2005. É graduanda do curso de Administração - UNIASSELVI. Possui experiência no desenvolvimento de estratégias, auxiliando na definição, análise e cumprimento de metas, vivência em elaboração de plano orçamentário, estudo de viabilidade financeira, controle de custos e receitas, gerenciamento de controle de contas, conciliação de pagamentos e depósitos bancários.
 
Gestão do Repositório de Dados - Tim Vincent
Tim Vincent

Tim Vincent formou-se em Engenharia Química - Aston University (1985) e estudou biologia e oceanografia na Southampton University, Inglaterra. Desde 2015 é responsável pela manutenção e atualização do site e Repositório de Dados do PPBio. Experiente no uso do QGIS para criar mapas relevantes para o trabalho do PPBio. Experiência em instalação e manutenção de servidores de internet. Experiente no uso do software KNB Morpho e na preparação de metadados e dados para uso online. Experiente na criação e manutenção de um servidor LDAP.

Técnica - Patrícia Araújo
 

Patrícia da Silva Gomes Araújo é técnica e servidora do INPA desde novembro de 2013, trabalhando no INCT-CENBAM e sendo integrante do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio. É formada em Engenharia Florestal e possui mestrado em Agroecologia pela UFAM, exercendo atividades direcionadas ao apoio à pesquisa. 


Dr. Márcio Luíz de Oliveira
Marcio Luiz de Oliveira
Coordenador do Componente Coleções é pesquisador do INPA desde 2002, e é especialista em interações abelha-planta e taxonomia, biogeografia e ecologia de abelhas, com 15 artigos publicados. Ele é coordenador do Departamento de Entomologia do INPA desde 2007, e é docente do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da INPA, tendo formado até o momento dois mestres.
 

Dra. Ana Lúcia Tourinho
Ana Lucia Tourinho
Possui mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciencias Biológicas (Ecologia) e pós-doutorado em Ciencias Biológicas (Zoologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Aracnologia do Museu Nacional/UFRJ, do tthe Gustavo Hormiga lab na George Washington University e do Laboratório de Ecologia de Comunidades da Universidade Federal do Amazonas/UFAM campus de Manaus.Foi gerente do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) no período de 2009-2010 e coordenadora da linha de pesquisas Coleções Científicas do INCT/CENBAM e do PPBio. Atualmente é credenciada no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UFMT, tendo formado 2 doutores, 6 mestres e 5 alunos de PIBIC. Atua nas áreas de Inventários, Curadoria, Gerenciamento de Coleções Científicas e de Dados para Estudos Ecológicos de Longa Duração, sua produção científica, porém, tem ênfase em Taxonomia, Sistemática, Biogeografia e Modelagem de Distribuição de espécies de Arachnida.
Albertina Lima
Dra. Albertina Pimentel Lima é pesquisadora do INPA desde 1989 e é especialista em ecologia de vertebrados. Ela coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA entre 2004 e 2006, coordenando também vários projetos internacionais envolvendo cooperação com outros países amazônicos. É bolsista de produtividade CNPq, Nível 2, tendo publicado 190 artigos que abrangem vários grupos taxonômicos, com foco especial em ecologia e biogeografia de anfíbios. Formou, até o momento,  40 mestres e 14 doutores.
Elizabeth Franklin-Chilson
 Dra. Elizabeth Franklin-Chilson é pesquisadora do INPA desde 1984. Ela é especialista em entomologia, e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Entomologia do INPA entre 1996- 1998, e 2000-2004. Ele tem 27 artigos publicados sobre taxonomia e ecologia de ácaros, e sobre métodos economicamente eficientes de amostragem entomológica. Ela formou nove mestres e um doutor, e é coordenadora de inventários biológicos do Núcleo Executivo da Amazônia Ocidental do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio.
Dr. Jorge I. Rebelo Porto é pesquisador do INPA desde 1987, tendo publicado 27 artigos sobre genética, genômica e mutagênese. Ele coordenou o Departamento de Biologia Aquática do INPA entre 1999 e 2001, e foi coordenador geral de pós-graduação do INPA entre 2004 e 2008. Ele coordenou a equipe do INPA na Projeto GENOMA e na Rede Amazônica GENOMA. Ele é docente do Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA, já tendo formado três mestres e dois doutores. Ele participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos incluindo o registro de duas patentes biotecnológicas.
 
Dra. Cláudia Keller é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorada em Biologia pela Universidade de Sevilla e Estación Biológica Doñana (Espanha) (1997). Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ecologia desde 2006. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Vertebrados, atuando principalmente em ecologia de populações de anfíbios e quelônios e ecotoxicologia de anfíbios. 
Dra. Thaise Emilio Lopes de Sousa possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007).  Atualmente sou pesquisadora do Departamento de Biologia Vegetal do IB-UNICAMP vinculada ao grupo de pesquisa em Ecologia Funcional. Na minha pesquisa eu combino levantamentos florísticos e ambientais com estudos de morfologia e funcionamento de plantas para entender as bases ecológicas da distribuição geográfica e efeito das plantas para o funcionamento dos ecossistemas tropicais. Tem experiência na área de ecologia e botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e conservação de arecaceae, eco-hidrologia, modelagem de distribuição de espécies, modelagem ambiental geoespacial, ecologia de comunidades, ecologia de florestas tropicais, taxonomia de Arecaceae
Juliana Schietti de Almeida
 Dra. Juliana Schietti de Almeida possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2007). Foi bolsista PCI/DTI no Laboratório de Sistema de Informções Geográficas (SIG-Lab) do INPA por 3 anos e atualmente é bolsista nível doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia do INPA. Tem experiência na área de Ecologia de Florestas Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e funcionamento da floresta amazônica e sua relação com clima e água no solo e uso de dados topográficos de sensoriamento remoto (SRTM) para modelagem ambiental.
Bolsistas 2022- 2023

Aretha Guimarães

Aretha Guimaraes

Sou Doutora em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras, com período de doutorado sanduíche na Lancaster University (Inglaterra) com bolsa da CAPES, onde estudei interações solo-planta em ambientes serpentinos (com alta saturação natural de metais pesados). Meu interesse principal é na biogeografia de espécies de regiões hiper diversas, e já trabalhei com estudos na mata atlântica e amazônia. Sou colaboradora da plataforma Forest.plots, onde faço a curadoria de um grande banco de dados envolvendo parcelas permanentes na Amazônia brasileira. Colaboro com as redes PPBio e CENBAM com foco em bancos de dados (big data) de espécies da fauna e flora brasileiras, visando compreender padrões de distribuição e lacunas de amostragem na Amazônia Brasileira. Atualmente sou pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O foco principal das minhas pesquisas é compreender quais serão os impactos das mudanças climáticas nas comunidades tropicais, com particular interesse nas dinâmicas de carbono da floresta e interações solo-planta.

Email: areguimaraes@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6959915434451177

Tainara

Tainara Bolsista

 

Sou bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tenho interesse em Ecologia e Comportamento Animal e especialmente no uso do som como ferramenta para acessar informações sobre espécies, interações e habitats focando principalmente em espécies de primatas. Também tenho interesse em utilizar o som e outras ferramentas para sensibilização de pessoas para temas relacionados a conservação. Fui bolsista DTI-A no Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM/ INPA) até março/2023. Atualmente sou professora substituta na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), colaboro com  o projeto PELD PSAM vinculado ao CENBAM/INPA e sou credenciada no PPG em Conservação e Uso dos Recursos Naturais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Email: tv.sobroza@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5061460882816513

Núcleo Regional Coari
Fernando Pimental Mendonca
Dr. Fernando Pimentel Mendonça possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestrado e Doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2002). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade beta, Estrutura de comunidades, Ictiofauna de riachos, Avaliação de Impactos Ambientais. Há 12 anos vem estudando os mecanismos ecológicos e impactos antrópicos que influenciam a diversidade de peixes nos riachos de terra firme localizados na floresta amazônica, com especial atenção para regiões ainda sem levantamentos ou com potencial risco de impacto ambiental.
Email: fernandopmendonca@gmail.com 
Dr. Reinaldo Imbrozio possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (1994; 2001). Atualmente é Pesquisador Titular do INPA, Bolsista Produtividade do CNPq e Professor no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT/UFRR), onde orienta e ministra aulas. Suas áreas de interesse estão relacionadas aos impactos decorrentes da atividade humana nos Ecossistemas Amazônicos, com ênfase nas mudanças climáticas, fogos florestais e ecologia/conservação das savanas regionais. Seus trabalhos podem ser encontrados no site http://agroeco.inpa.gov.br/reinaldo.
Msc. Ricardo Perdiz faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBIO na gestão de dados desde novembro de 2011. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2009), mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2011). Durante o mestrado, trabalhou com taxonomia de Sapindaceae em áres de floresta montana no sul da Bahia, Brasil. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica/INCT CENBAM, responsável pela gestão do repositório de dados do PPBIO - Núcleo Regional RR. Atua principalmente com taxonomia de angiospermas (Ordem Sapindales), fitossociologia, chaves interativas e manejo de dados e metadados biológicos.
Email: ricoperdiz@gmail.com 

Dra. Carolina Castilho possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisa Agroflorestal de Roraima (EMBRAPA-CPAFRR). Tem experiência na área de ecologia de florestas tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento de parcelas permanentes, estimativas de biomassa arbórea e inventários florísticos.
 
Msc. Adeilza Felipe Sampaio possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006), e mestrado em Botânica pela Universidade Rural da Amazônia & Museu Paraense Emílio Goeldi, com ênfase taxonomia de Licófitas e Monilófitas (Samambaias) Tem experiência na área de Botânica.
Email:
Núcleo Regional Angatuba
Dr. Luciano Martins Verdade é Agronômo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (1985), mestre em Ciência Animal pela Universidade de São Paulo (1992) e Ph.D. em Wildlife Ecology And Conservation pela University of Florida (1997). Atualmente é Professor Associado da Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo, membro da Comissão Paulista de Biodiversidade e membro da coordenação do Programa Biota / FAPESP e coordenador do Núcleo Regional Angatuba. Pesquisa atual na área de Ecologia Aplicada, com especial interesse em manejo de fauna em paisagens agrícolas e processos adaptativos de vertebrados a alterações antrópicas.
Email: lmv@esalq.usp.br 
Contatos Anteriores
Dr. Victor Lemes Landeiro é o Pos-Doc Na Universidade Federal de Goiás, possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Biologia (Entomologia - 2006) e doutorado em Biologia (Ecologia - 2011) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Ministra disciplinas de Introdução ao R em diversos núcleos do PPBio desde 2008. Suas áreas de pesquisa são: Ecologia de Riachos, Ecologia Numérica, Metacomunidades e Análises Espaciais.
Dr. Julio Daniel do Vale fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio gestão Científica e Administração de janeiro de 2005 até agosto de 2007. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2003). Trabalhou como (bolsista) no Projeto Gaviâo-real - Biologia e Conservação e foi Gerente de Reservas pelo PPBio/MCT. Fez o Doutorado pelo Curso de Ecologia do INPA (2011). Atualmente participa do SISBIOTA - Rede de Pesquisa para Ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade de vertebrados da Amazônia brasileira com aplicações sobre seu uso e conservação - Rede BioPHAM. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de peixes de água doce.
Email:
 Msc. Juliana Menger fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio gestão de dados de junho 2011 até fevereiro de 2012. É licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2011). Em seu mestrado, avaliou a contribuição relativa de processos determinísticos e estocásticos sobre a distribuição de aves florestais na Amazônia Ocidental. Realizou atividades relacionadas ao manejo de dados e metadados de levantamentos biológicos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e dos Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) no INPA. Tem experiência em comunidades biológicas, distribuição de espécies, conservação da biodiversidade, aves, educação ambiental e manejo de dados.
Email:
 
Ricardo Romero é bacharel em Ciências Biológicas pela UMC - SP (2006). Atualmente mora em Manaus/AM e trabalha como gestor e consultor (logística, liderança nos trabalhos de campo, relatoria e outros) em programas ou projetos ambientais (assessoria) como estudos de impactos ambientais (levantamentos primários e secundários de informações), inventários biológicos, monitoramentos e outros. Experiência em Sistema Integrado de Gerenciamento (SIG), conhecimento avançado em informática (softwares tradicionais e específicos) e tecnologias para aferição e medição (GPS, bússola, clinômetro e outros). Ricardo foi responsável pela gestão dos dados de abril de 2007 até agosto de 2008. Depois foi bolsita de gestão FAPEAM de maio de 2010 até março de 2012.
Email:
Msc. Pablo Hendrigo Alves de Melo fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio gestão de dados de julho de 2010 até maio de 2011. Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenc., pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2008). Na área de botânica tem experiência com florística, fitossociologia e atividades de herbário. Na área computacional tem experiência com o desenvolvimento de ferramentas eletrônicas aplicadas à biologia e geoprocessamento.
Email:
Rainer Amorim é graduado em Engenharia da Computação pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Possui experiência em desenvolvimento de software para web e banco de dados. Atualmente é mestrando em Informática na Universidade Federal do Amazonas - UFAM na linha de pesquisa de Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional.
Email:
Msc. Debora Drucker possui graduação em Engenharia Florestal pela ESALQ/Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005) e doutorado em andamento em Ambiente e Sociedade pelo Nepam (Universidade Estadual de Campinas). Tem experiência nas áreas de Engenharia Florestal, Uso sustentável de Recursos Naturais e Ecologia, com ênfase no desenvolvimento de ferramentas computacionais para viabilizar estudos de síntese do conhecimento em ecologia, conservação e uso de recursos naturais. Atualmente desenvolve trabalhos sobre bases de dados ambientais pelo Programa BIOTA/FAPESP, PELD/CNPq, PPBio/MCT e INCT/CENBAM/CNPq e investiga a interface entre a ciência e a aplicação da ciência em decisões sobre o uso de recursos naturais. É Analista A da Embrapa Monitoramento por Satélite e atua na área de Transferência de Tecnologia
Email:
 
Dayane Mayély Silva de Oliveira fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio gestão FAPEAM de julho de 2011 até fevereiro de 2012. Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2007) - TCC: "Influências da presença do avaliador no teste de usabilidade". Mestrado em Engenharia de Produção com Ênfase em Estratégias e Organizações (2009) - em andamento. Dois anos de experiência com desenvolvimento de softwares, como coordenadora de equipe de testes e arquiteta de testes de softwares (Fábrica de Softwares UEA). Dois anos de experiência com testes mecânicos e simulação numérica computacional. (INdT).
Email:
Dr Gabriela de Paula Souza Zuquim fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Componente Inventários de fevereiro de 2010 até agosto de 2011. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Ecologia de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2006). Publicou o Guia de samambaias e licófitas da Reserva Biológica do Uatumã. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: pteridófitas, Amazônia, fatores edáficos e padrões de diversidade.
Email:
Msc. Larissa Sbeghen Pelegrini fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Componente  Coleções de setembro de 2011 até maio de 2012. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (Manaus - AM), onde desenvolve pesquisas com Parasitologia Animal, principalmente parasitologia de peixes. Possui também experiência com Parasitologia Humana e helmintologia geral.
Email:
Msc. Cristian de Sales Dambros fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Componente Coleções de julho de 2010 até agosto de 2011. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2010). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: tropical forest, soil invertebrates, soil fauna e  biodiversity.
Msc. Sergio Marques de Souza fez parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio na gestão Científica e Administração. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo em 2003 e obteve o título de Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em 2007. Seu principal interesse acadêmico reside na evolução e na diversificação de lagartos em florestas neotropicais, principalmente na Floresta Amazônica, que resultam em estudos de biogeografia, padrões de distribuição geográfica e taxonomia. Entre os lagartos, seu principal interesse é na família Gymnophthalmidae, popularmente conhecidos como Microteídeos. Também possui experiência nos efeitos da fragmentação de habitats em comunidades de pequenos mamíferos de Mata Atlântica e médios mamíferos (Dasyprocta leporina) na Amazônia Central.
Email: