Fungoteca

Guia Para Coleta De Cogumelos

Na natureza, os fungos são os principais decompositores de matéria orgânica nos ecossistemas florestais, atuando na ciclagem de nutrientes limitantes para a produção primária em florestas tropicais. Na Amazônia as condições climáticas favorecem a observação de um grande número de espécies de fungos macroscópicos.

Entretanto, o número de pesquisas desenvolvidas na área de micologia, com fungos macroscópicos, na Amazônia está em descompasso com a enorme diversidade de espécies existentes na Região.

A FUNGOTECA foi criada com a finalidade de divulgar informações das espécies de macrofungos que foram coletados na região. A identificação das espécies foi realizada com auxílio de análise morfológica, molecular e em alguns casos foi utilizado análise biológica.

Aqui serão encontradas fotos e informações como, nome científico, local de coleta, substrato, número de depósito no herbário, número de depósito da cultura, meio de cultura e temperatura, número de depósito no GenBank e Mycobank e literatura, sobre os macrofungos da Amazônia.

A fungoteca objetiva fornecer à sociedade geral, imagens e informações sobre a riqueza e beleza dos fungos macroscópicos da Amazônia. Assim como informações para a comunidade acadêmica e científica.

Mais informções sobre fungos aqui.

Ao clicar na foto das espécies você acessa suas informações.

LISTA DE ESPÉCIES: 

          

               Calocera arborea                                                                      Daldinia eschscholtzii  

                      

                  Favolus brasiliensis                                                           Geastrum echinulatum      

                       

                 Lentinula raphanica                                                                     Panus lecomtei   

                                                                                                         

                       Panus strigellus 

 

Como citar a Fungoteca:

Vargas-Isla, R.; Ishikawa, N.K. 2013. Fungoteca: Biblioteca virtual de Fungos da Amazônia. CENBAM, Manaus, Amazonas, Brasil.