Languages

Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia recebe alunos da Universidade Federal do Amazonas, campus Humaitá

Durante os dias 07 e 11 de Janeiro de 2019, os Núcleos Regionais do PPBio Rondônia e Humaitá/AM, realizaram no Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal de Rondônia com os colaboradores do Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira da Universidade Federal do Amazonas, campus Humaitá, treinamento sobre a rotina da Coleção Ictiológica, uso do Specify para coleções biológicas, técnicas de histologia, monitoramento da atividade pesqueira e coleta de material biológico em igarapés.

Os participantes aprenderam sobre a ferramenta Specify, muito utilizada e importante para salvaguardar dados de coleções biológicas. 

Tiveram  oportunidade de fazer um minicurso de técnicas de histologia, onde aprenderam a preparar lâminas de tecidos, e ainda, participaram do monitoramento da atividade pesqueira, indo in loco até o Mercado Central para medir os peixes que chegam e coletar informações com os pescadores. Também participaram de coleta de material biológico nos igarapés do campus da Universidade Federal de Rondônia.

Esse intercâmbio foi possível graças à integração entre os Núcleos Regionais do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Ocidental, coordenados pelos professores Dra. Carolina Rodrigues da Costa Doria e o Dr. Marcelo Rodrigues dos Anjos, além, da parceria firmada com o Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira - LIOP, da Universidade Federal do Amazonas, supervisionado pelo professor Marcelo no campus Humaitá.