Popularizando a Ciência: Lançamento do Guia Ilustrado de Peixes de Igarapés da BR-319 e ação do projeto Espaço Educadores é promovido pelo LIOP em Humaitá

 
 
Visando aproximar os alunos da rede municipal à Ciência, escolas públicas do município de Humaitá/AM participaram do lançamento do “Guia Ilustrado dos Peixes de Igarapés da BR-319 – Sudoeste da Amazônia: uma introdução sobre a biodiversidade”, realizado pelo Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira - LIOP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação -  SEMED.
O Guia de Peixes é o terceiro produzido para a região da BR-319 e visa fornecer uma breve introdução à biodiversidade da ictiofauna de igarapés do interflúvio Purus-Madeira, suas características e curiosidades. Os recursos para a produção e impressão do guia de peixes foram disponibilizados a partir de financiamento concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas ao Dr. Marcelo Rodrigues dos Anjos, através do edital Nº. 001/2022 - POP C, T&I., com a colaboração do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio, e do Projeto Synergize (SYNthesising Ecological Responses to deGradation In amaZonian Environments.
O evento foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2022, na quadra da Escola Municipal Irmã Carmen Cronenbold com direito a palestra sobre biodiversidade amazônica, vídeo mostrando as diversas etapas da pesquisa em campo, dinâmicas com perguntas sobre o guia e a biodiversidade da região com sorteios de brindes aos participantes. Além da visita ao LIOP onde conheceram a coleção ictiológica e tiveram contato com o microscópio e outras atividades.