PPBio

Pesquisadora PPBio/CENBAM realiza projeto de extensão com alunos do ensino médio

Foi realizado um curso de férias com alunos do ensino médio de escolas públicas no município de Novo Airão/AM chamado de EMBARQUE NA CIÊNCIA.
 
 

Workshop - Treinamento em técnicas de medição de estrutura de Vegetação

Acontecerá no período de 08 a 23 de junho de 2015 o workshop “Treinamento em técnicas de medição de estrutura de Vegetação”.  O workshop será realizado no módulo de pesquisa M12 da BR319 em Humaitá, na comunidade do Sr. Antônio.

 

Estudo em grade PPBio avalia relações ecológicas da distribuição em meso-escala em 25 espécies de vertebrados

Apesar de ser uma parte importante da funcionalidade de vários serviços ecossistêmicos, vertebrados continuam a ser ameaçados por perturbações antrópicas, incluindo caça e perda de habitat em toda a Amazônia.

Mesmo com inúmeros estudos quantificando os impactos antrópicos sobre essas espécies, ainda não sabemos como fatores ambientais influenciam sua distribuição em florestas neotropicais “pristinas”.

Pesquisador do PPBio/CENBAM é diplomado como novo membro da ABC

Aconteceu no dia 6 de maio as 10h a cerimônia de diplomação de novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia foi coordenada pela vice-presidente regional da ABC no Rio de Janeiro Elisa Reis e apresentado por Emiliano Medei, membro afiliado da mesma região.

Pesquisadores PPBio/CENBAM participam planejamentos de estudos em UHE Santo Antônio

Em 27 de abril de 2015, os pesquisadores do INCT-CENBAM/PPBio-AmOc, Juliana Schietti e William Magnusson, participaram de uma reunião com a empresa Santo Antônio Energia e empresas consultoras para planejar estudos da vegetação e flutuações no lençol freático na área de influência do UHE Santo Antônio no rio Madeira.

Pesquisador PPBio/CENBAM ministra palestra para representantes da GEO BON

O Instituto Humbolt e o World Conservation Monitoring Center do UNEP estão colaborando diretamente com o GEO BON para desenvolver o primeiro prototipo de Bon in a Box (Biodiversity Observation Network in a Box) em América Latina, que é uma caixa de ferramentas para estudos da biodiversidade direcionados a questões associadas com o cumprimento da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) pelos países.

Estudo em grade PPBio sugere como demandas conflitantes moldam a abundância de cupins

Cupins são detritívoros abundantes nos trópicos, e afetam a estrutura física dos ecossistemas ao movimentarem o solo para construção de ninhos e forrageio. Entretanto, o efeito do solo sobre a abundância de cupins é pouco compreendido.
 

Doutorando defende tese com estudo de cupins coletados nas grades do PPBio nos Estados Unidos.

No dia 23 de março de 2015 ocorreu a defesa de doutorado do aluno Cristian Dambros junto à Universidade de Vermont, Estados Unidos.

O objetivo do estudo de doutorado foi entender como a presença de predadores, barreiras geográficas para a dispersão e a associação de espécies com o ambiente determinam os padrões de diversidade na Amazônia brasileira.

O estudo foi conduzido principalmente com cupins coletados nos estados de Rondônia, Amazonas e Roraima.

 

O biólogo Jefferson Valsko, bolsista do Cenbam, ministra palestra para pedagogos de Manaus.

O biólogo Jefferson Valsko, ministrou uma palestra no dia 17 de março no auditório do Bosque da Ciência do INPA sobre os animais comuns da região de Manaus. A palestra foi destinada aos pedagogos que participam do PESC (Programa de Ensino Sistematizado das Ciências) da Semed (Secretaria Municipal de Educação).
 
 

Pages

Subscribe to RSS - PPBio