Languages

Doutorando defende tese com estudo de cupins coletados nas grades do PPBio nos Estados Unidos.

No dia 23 de março de 2015 ocorreu a defesa de doutorado do aluno Cristian Dambros junto à Universidade de Vermont, Estados Unidos.

O objetivo do estudo de doutorado foi entender como a presença de predadores, barreiras geográficas para a dispersão e a associação de espécies com o ambiente determinam os padrões de diversidade na Amazônia brasileira.

O estudo foi conduzido principalmente com cupins coletados nos estados de Rondônia, Amazonas e Roraima.

 

 

O estudo demonstrou que a distribuição de espécies está associada com condições climáticas, com a quantidade de nutrientes do solo e com as diferenças na formação geológica entre as regiões centrais e periféricas da Amazônia.

Diferentemente do que tem sido observado em muitos grupos de vertebrados, os maiores rios da Amazônia não parecem influenciar a distribuição de cupins.

Estes resultados podem sugerir que grupos com maior capacidade dispersiva, tais como outros insetos e plantas, não são limitados pela presença dos rios. 

Por fim, o estudo demonstrou que a presença de formigas predadoras tem um forte impacto na distribuição de cupins em escalas geográficas menores, tais como dentro das grades do PPBio.

 

 

Este foi um dos poucos estudos ecológicos já realizados capaz de investigar a influência de múltipos predadores (mais de 50 espécies) na distribuição de uma comunidade diversa de presas (78 espécies de cupim).

A apresentação do trabalho (legendas em portugês) pode ser visualizada no seguinte link:

https://www.youtube.com/embed/N8VvG5nMa2o