artigo

Estudo em grade PPBio avalia relações ecológicas da distribuição em meso-escala em 25 espécies de vertebrados

Apesar de ser uma parte importante da funcionalidade de vários serviços ecossistêmicos, vertebrados continuam a ser ameaçados por perturbações antrópicas, incluindo caça e perda de habitat em toda a Amazônia.

Mesmo com inúmeros estudos quantificando os impactos antrópicos sobre essas espécies, ainda não sabemos como fatores ambientais influenciam sua distribuição em florestas neotropicais “pristinas”.

Estudo revela que condições hidrológicas locais explicam a composição de ervas de sub-bosque

Condições hidrológicais locais são determinantes para explicar a composição de ervas de sub-bosque em florestas de terra-fime do Interflúvio Purus-Madeira, na Amazônia central. O recente artigo publicado na Biotropica pelo ex-aluno de mestrado do INPA Gabriel Moulatlet em colaboracão com pesquisadores do INPA e do INPE analisou a composição florística de 88 parcelas do PPBio/CENBAM ao longo da BR-319 e os fatores que determinam tal composição. 
 

Pesquisa com epífitas na Reserva Ducke é destaque na revista Journal of Vegetation Science

Artigo Boelter e Colaboradores foi capa da revista com uma foto do trabalho de campo realizado na reserva Ducke
 
 

Estudo predizendo gradientes ambientais com base na composição de espécies de samambaias na Amazônia é publicado

Nova publicacão integra dados florísticos e ambientais de cerca de 30 sítios PPBio/CENBAM na Amazônia
 

Estudo com fungos micorrízicos arbusculares é realizado na Reserva Ducke

FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES: UMA PRESENÇA IMPERCEPTÍVEL, PORÉM CONSTANTE NOS ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS
 
Os Fungos micorrízicos arbusculares (FMA) são microrganismos simbiontes obrigatórios e onipresentes do filo Glomeromycota que, devido à sua baixa especificidade parasitária e sua ampla distribuição geográfica, está associado com a maioria dos ecossistemas terrestres e espécies de plantas, incluindo a quase totalidade árvores em florestas tropicais.

Artigo na Science tem contribuição de pesquisadores do PPBio/CENBAM


Novo estudo estima 16.000 espécies de árvores na Amazônia
A metade de todas as árvores pertence a somente 1% das espécies
 

Estudo de pesquisadora do CENBAM ajuda distinguir os vetores de Leishmania

Lutzomyia umbratilis é um importante vetor de Leishmania guyanensis na região norte do Brasil e, possivelmente, em outros países do norte da América do Sul. Lutzomyia anduzei é um vetor secundário deste parasita.

Estudo realizado com ácaros aponta que posição da grade de pesquisa pode gerar respostas ecológicas diferentes

Pesquisadores do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), em colaboração com outros pesquisadores, mostraram que a posição geográfica em que uma grade amostral é inserida na paisagem pode gerar respostas e

Estudo na Reserva Ducke mostra que distúrbios climáticos e senescência precisam ser incluídos em teoria geral que explica padrões estruturais em florestas tropicais

A Teoria Metabólica tenta explicar de modo geral como os sistemas biológicos se organizam de forma a maximizar a absorção de energia, distribuição de líquidos e nutrientes baseada em uma estrutura de fractal. Cientistas estenderam essa teoria para comunidades vegetais numa tentativa de explicar padrões similares de distribuição de tamanho de árvores encontrados entre florestas ao redor do mundo. 

Pages

Subscribe to RSS - artigo