Languages

Estudo predizendo gradientes ambientais com base na composição de espécies de samambaias na Amazônia é publicado

Nova publicacão integra dados florísticos e ambientais de cerca de 30 sítios PPBio/CENBAM na Amazônia
 
O recente artigo publicado na Journal of Vegetation Science pela aluna de doutorado Gabriela Zuquim e colaboradores sugere o uso de dados florísticos como indicadores de condicões ambientais em grandes escalas na Amazônia. A forma mais comum de se mapear a distribuição das espécies é de prever a ocorrência de espécies com base em informação ambiental. No trabalho, os autores testam um método inverso: prever de condições ambientais com base na flora de um determinado lugar. Isto é relevante em áreas onde há escassez de dados, como a Amazônia, onde a otimização de informações a partir de dados disponíveis podem melhorar os mapas ambientais e florísticos para o planejamento da conservação.
 
A publicacão reuniu inventários de samambaias e licófitas de 326 parcelas permanentes de cerca de 30 sítios PPBio/CENBAM, em cinco diferentes estados da Amazônia brasileira. Os dados foram coletados por diferentes pesquisadores de forma padronizada. O estudo é um exemplo do potencial dos inventários feitos de acordo com a metodologia RAPELD, que possibilita o compartilhamento de dados e análises em grande escala. Todos os dados ambientais e florísticos utilizados podem ser acessados no repositório de dados do PPBio. Muitas das espécies encontradas fazem parte do Guia de Samambaias e Licófitas da Reserva Biológica do Uatumã.
 
Os resultados apresentados apontam que a composição florística de samambaias pode ser usada como preditora de condições ambientais, principalmente da concentração de nutrientes no solo. Os autores discutem que a metodologia de predição de condições ambientais com base em inventários florísticos pode ser expandida para outras áreas da Amazônia com formações geológicas semelhantes às estudadas. A metodologia proposta representa um importante passo para o mapeamento da diversidade na Amazônia e pode ser usada no planejamento para a conservação.
 
Referência do artigo:
Zuquim, G., Tuomisto, H., Jones, M. M., Prado, J., Figueiredo, F. O.G., Moulatlet, G. M., Costa, F. R.C., Quesada, C. A., Emilio, T. (2014), Predicting environmental gradients with fern species composition in Brazilian Amazonia. Journal of Vegetation Science. doi: 10.1111/jvs.12174. disponível online