ESEC Cuniã

A Estação Ecológica é um tipo de unidade de conservação de proteção integral, na qual é admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, através de pesquisa científica e visitação para fins educativos. A Esec Cuniã, criada pelo Decreto Federal de 27 de setembro de 2001, está localizada ao norte do Estado de Rondônia, no município de Porto Velho. A sua área total é de 125.849,23 hectares, divididos em duas áreas distintas, adjacentes à Resex Cuniã, denominadas área I e área II. O acesso ao lado leste das áreas I e II é feito por via fluvial através do Rio Madeira, sentido Porto Velho - Manaus, até o Distrito de Nazaré, para acesso à área I e, às comunidades ribeirinhas Pau D´Arco e Belém , para acesso a área II. A utilização do rio Madeira para deslocamento permite alcançar os lagos e igarapés da unidade, em especial o igarapé Aponiã, igarapé Capitari e o Lagos Peixe boi, Barraquinha e Pau D´Arco. O acesso ao lado oeste da unidade ocorre pela BR-319, sentido Porto Velho - Humaitá-AM, possibilitando o deslocamento à área de terra firme, em particular à floresta ombrófila aberta do bioma amazônico.
 
A ESEC Cuniã, juntamente com a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã e a Floresta Nacional de Jacundá fazem parte da Gestão Integrada Cuniã-Jacundá (GICJ). Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.
 
O Sítio de amostragem na ESEC Cuniã é uma grade completa de um Sítio PELD (25 km2). Dados desse tipo são os mais completos e os mais úteis para o monitoramento de longo prazo e comparações geográficas. Esses provavelmente são adequados para a maioria das análises. Estudos de monitoramento nas grades devem utilizar os métodos descritos em metadados de dados de estudos anteriores do PPBio, ou incluir uma fase de calibração dentro do projeto para garantir que os dados possam ser comparáveis. (Leia mais sobre dados disponíveis no Portal PPBio).
 
 
Clique aqui para download do mapa.
 
Infraestrutura
 
Metadados
Orientações para facilitar a pesquisa no repositório: na página de busca do link acima digitar a palavra chave: Cuniã
 
Contato
 
Rubiani de Cássia Paggoto

Coordenadora do Núcleo PPBio-RO

Departamento de Biologia

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

rubiani@unir.br  fone(069) 21822276

 
Ângelo Gilberto Manzatto 
 
Departamento de Biologia
Universidade Federal de Rondônia - UNIR