Núcleo Regional São Gabriel da Cachoreira

As negociações para a criação do Núcleo Regional São Gabriel da Cachoeira começou em 2008 durante o I Workshop do Projeto Fronteira.
 
Em junho de 2010 uma nova visita foi feita pelos pesquisadores William Magnusson, Albertina lima e pela bolsista de gestão da FAPEAM, Dayane Mayely Silva de Oliveira com o objetivo de fazer contato com a comunidade Itacoatiara-Mirim, e com o ICMBio para apresentação do projeto e autorização de implantação do módulo.
 
Moisés Luiz da Silva, coordenador do NR São Gabriel da Cachoeira
 
Em fevereiro de 2013 o coordenador do PPBio/CENBAM, William Magnusson, juntamente com a Dra. Marie-Josee Fortin (Depto de Ecologia & Biologia Evolutiva da Universidade de Toronto), Flávio Bocarde (ICMBIO Parque Nacional do Pico da Neblina), Maria Aparecida de Freitas (CENBAM/PPBIO/FDB - Gestão); e Moises Luiz da Silva (CENBAM/PPBIO – NR São Gabriel da Cachoeira) visitaram o município de São Gabriel da Cachoeira com objetivo de definir os pontos mais prováveis para a implementação de dois módulos de pesquisa Rapeld. Neste encontro a disposição espacial dos módulos, os locais mais propícios para instalação da infraestrutura (acampamento, trilhas de acesso, captação de água e localização na estrada) foram definidos.

Durante este período também trocamos informações sobre estratégias de utilização dos módulos, potenciais parceiros como IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas), FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), FUNAI (Fundação Nacional do Índio), ICMBio, (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e representantes de comunidades para desenvolver e fomentar pesquisa de longa duração. Veja o filme.
O processo envolveu a solicitação de licença formal para instalação do módulo que resultou de uma Autorização direta emitida em 31 de maio de 2013.

Em junho de 2013, após o curso "Instalação de Transectos e Parcelas Permanentes para Monitoramento da Biodiversidade" voltado para indigenas das etnicas Tucano, Baniwa e Yanomami, iniciou-se a instalação do módulo. Em agosto o mesmo curso foi oferecido aos alunos do IFAM de São Gabriel e a equipe do CENBAM finalizou então o primeiro módulo de pesquisa.
 
Durante 2013 outras atividades foram desenvolvidas como curso de Monitoramento da Biodiversidade e a Oficina sobre coleta e documentação de dados biológicos.
 
 
 
 
Contato:
Moisés Luiz da Silva 
 
William Magnusson