Languages

Curso de Monitoramento da Biodiversidade ocorre em São Gabriel da Cachoeira

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), com apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), realizou entre os dias 13 e 15 de junho de 2013, o curso de "Monitoramento da Biodiversidade em Parcelas Permanentes" no Núcleo Regional São Gabriel da Cachoeira.
 
O curso foi realizado no IFAM - Campus São Gabriel da Cachoeira e contou com a participação de 60 pessoas, incluindo professores e alunos dos cursos de Administração, Agropecuária, Letras e Meio Ambiente do IFAM, Bolsistas PIBIC, analistas do ICMBio, Exército brasileiro e FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro).
 
 
Durante o curso foram ministradas palestras sobre os elementos necessários para um sistema de amostragem e monitoramento da biodiversidade, a aplicação do método para a tomada de decisões, os resultados encontrados em alguns sítios de pesquisa e apresentadas algumas técnicas de amostragem para alguns grupos considerados grupos-alvos. Além dessas atividades em sala, foi realizada uma saída a campo para que os participantes tivessem contato direto com algumas técnicas de amostragem dos grupos alvos apresentados.
 
 
Também foi realizada uma apresentação do Parque Nacional Pico da Neblina, ministrada por Flavio Bocarde, gestor da unidade. Nessa apresentação foi abordada a criação do parque, sua importância para a conservação da biodiversidade, os desafios da gestão de uma unidade que engloba várias terras indígenas de diferentes etnias e a importância da pesquisa nestas áreas.