Núcleo Regional Coari

O Núcleo Regional Coari foi criado em 2009, com a aprovação do edital MCT/CNPq/PPBio Nº 60/2009, com o projeto "Diversidade Biológica da Região do Médio Solimões: Inventários, Coleções e Capacitação Profissional como Subsídios para a Conservação da Amazônia.".
 
O Núcleo Regional tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas – Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, UFAM ISB/Coari e como parceiros o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Instituto Federal de Educação,   Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Coari – IFAM/Coari, USP-Ribeirão Preto. Parcerias futuras deverão ser estabelecidas com a Universidade Estadual do Amazonas - UEA, Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SDS e Secretaria de Meio Ambiente de Coari. Possui ainda 07 bolsistas PIBIC CNPq/FAPEAM e 25 alunos de graduação voluntários.
 
Desde sua criação, três coleções de referência já foram criadas: Entomofauna, Ictiofauna e Banco de Tecidos para estudos genéticos. O núcleo já foi sede do curso de Aracnologia: Sistemática, Coleta, Fixação e Gerenciamento de dados e recentemente da I Semana de Biodiversidade do Médio Solimões.
 
 
O núcleo já possui um módulo de pesquisa instalado, onde estão sendo conduzidos levantamentos de peixes, camarões, insetos (Odonata), aranhas, palmeiras, plantas arbóreas e microorganismos aquáticos (Bacterioplancton, Fitoplancton e Zooplancton), além de avaliar plantas com potencial para bioprospeção e verificar a atividade de princípios ativos e realizar procedimentos metodológicos para a obtenção de extratos das espécies botânicas identificadas.
 
Para o meio físico está sendo feito o mapeamento topográfico e hidrográfico, instalação de piezômetros e pluviômetro, caracterização física e química do solo – Granulometria, Umidade, Perfil do Solo, Macronutrientes (C, H, O, N, P, K, Mg, S) e Micronutrientes (Fe, Cu, Mn, Zn, Cl, B, Mo)e da água – pH, Condutividade, Temperatura, Turbidez, Macro e Micronutrientes e Metais Pesados.
 
 
As metas para os próximos 5 anos incluem: Capacitar recursos humanos e dar suporte para implantar e desenvolver coleções biológicas regionais e instalação de um módulo aquático.