Languages

PPBio oferece curso de Aracnologia: Sistemática, Coleta, Fixação e Gerenciamento de dados

O Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio) e o Núcleo Regional Coari oferecem a segunda edição do Curso de Sistemática, coleta, fixação e gerenciamento de dados de aracnídeos a ser realizado na Universidade Federal do Amazonas, em Coari.
 
O curso será ministrado pela Dra. Ana Lúcia Tourinho (INPA-MANAUS) e MSc. Regiane Saturnino (MPEG-BELÉM). O curso apresenta um panorama geral atualizado da origem, evolução e conhecimento sobre as ordens de Arachnida, principais estudos realizados com a ordem, principais metodologias de coleta , conservação e identificação das 11 ordens inclusas no grupo para o uso desses dados na construção de bancos de dados de gerênciamento de coleções aracnológicas e bancos de dados para estudos ecológicos de longa duração.
 
Serão fornecidos elementos sobre identificação e nomenclatura dos principais grupos das ordens Araneae e Scorpiones e das ordens menos conhecidas de Arachnida (Ricinulei, Schizomida, etc.), apresentados os principais programas para gerência de bancos de dados de coleções biológicas, apresentação básica da inserção de dados em planilhas de gerênciamento.
 
Com o objetivo de fornecer subsídios para identificação de Arachnida o curso envolverá atividades expositivas e práticas, incluindo coletas em campo. Ocorrerá de 11 a 22 de julho de 2011.
As inscrições podem ser feitas com Alessandra Cunegondes, no email alecunegondes@yahoo.com.br.