Languages

Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos acontece na UERJ, RJ

Aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto de 2012, a Oficina sobre documentação, gerenciamento e disponibilização de dados biológicos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

O treinamento foi ministrado por Flávia Pezzini (PPBio/CENBAM/PELD Gestão de Dados) e Helena de Godoy Bergallo (UERJ). Participaram da oficina 24 pessoas, dentre alunos e pesquisadores da UERJ e UNIRIO, que contou como a disciplina 'Tópicos Especiais em Comunicação Científica - Repositório de Dados RAPELD', com carga horária de 60 horas e 3 créditos no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ.
 
A oficina foi precedida pelo Curso de RAPELD, que aconteceu na Ilha Grande, onde recentemente um módulo RAPELD foi instalado e outro está previsto.
 
Sendo assim, a oficina teve como objetivo principal orientar os pesquisadores sobre processo de documentação, revisão, armazenamento e disponibilização de dados ecológicos, principalmente direcionado aos dados coletadados no novo módulo. O treinamento abordou de forma detalhada o processo de construção de metadados, tabelas, relacionamento de tabelas, de acordo com o modelo adotado pelo repositório de dados do PPBio/CENBAM e PELD.
 
Saiba mais sobre o módulo RAPELD instalado na Ilha Grande: http://ppbio.inpa.gov.br/sitios/ilhagrande