Languages

Curso de RAPELD na Ilha Grande

De 01 a 06 de agosto de 2012 aconteceu na Ilha Grande, RJ, o primeiro curso de RAPELD, para os participantes do projeto "Diversidade Biológica na Ilha Grande: uma análise sintética dos processos e base para pesquisas de longa duração", financiado pela FAPERJ e coordenado pela Profa. Helena de Godoy Bergallo, da UERJ.

O curso foi ministrado por Helena Bergallo (UERJ), Flávia Costa e Maria Carmozina de Araújo (INPA). Participaram 30 pesquisadores e estudantes da UERJ, PUC-Rio, UNIRIO, Jardim Botânico do RJ, Biotrópicos/ComCerrado, ICMBio e FIOCRUZ.

O objetivo do curso foi apresentar o sistema aos participantes do projeto, tanto na teoria como na prática. Os participantes conheceram algumas parcelas, e praticaram a instalação de novas parcelas, a medida de dados abióticos e algumas amostragens de dados bióticos. Praticou-se também a documentação dos dados em fichas de metadados, e discutiu-se a importância desta documentação.

A Ilha Grande possui um módulo de pesquisa RAPELD recentemente “inaugurado”, no qual estudos sobre a presença humana, solos, rizosfera, serrapilheira, fluxo de energia e carbono em ambientes aquáticos, flora e fauna (moluscos, formigas e vertebrados) são previstos. Conheça mais sobre esta área em http://ppbio.inpa.gov.br/sitios/ilhagrande.

Veja mais fotos do curso no Picasa PPBio:

Crédito das fotos: Helena de Godoy Bergallo, Lena Geise, Paula Martins Ferreira e Livia Dias.