Languages

PPBio/CENBAM e PELD promovem a Oficina "Gerenciamento de dados de Projetos Ecológicos de Longa Duração"

Entre os dias 17 e 20 de outubro de 2011 aconteceu em Recife - PB a Oficina "Gerenciamento de dados de Projetos Ecológicos de Longa Duração", oferecida pelo PPBio/CENBAM e PELD Banco de Dados. A oficina contou com 21 participantes, dentre estes, pesquisadores da UFBA, UFC-IFCE e UFPE.

A oficina foi ministrada por Flávia Pezzini, pesquisadora do PPBio/CENBAM e PELD-Banco de Dados e Anne Oliveira (PELD Banco de Dados) e teve como objetivo a instalação e treinamento na utilização no sistema de repositórios de dados e metadados desenvolvido para o PELD - Brasil.
O treinamento foi composto por duas partes: nos 2 primeiros dias houve a instalação e configuração do sistema no servidor disponibilizado pelo projeto PELD - PE, além de treinamento na gestão e segurança do sistema. Essa etapa foi direcionada aos gestores dos projetos PELD da região nordeste que particiapram do treinamento. Na segunda parte houve o treinamento direcionado aos usuários do sistema (estudantes, técnicos, pesquisadores) e assuntos como lógica e estrutura de tabelas, relacionamentos, construção de metadados e repositório de dados utilizando o software Morpho foram abordados.

Cursos "Gerenciamento de dados de Projetos Ecológicos de Longa Duração"
 
Os cursos têm o objetivo de treinar os pesquisadores dos 26 sítios PELD no Brasil na utilização do sistema para armazenamento, gestão e disponibilização de dados aprovado no projeto PELD Banco de Dados (ppbio.inpa.gov.br/parceiros/peld). O sistema adotado foi desenvolvido por pesquisadores da rede KNB (Knowledge Network for Biocomplexity) e é amplamente utilizado por redes de pesquisas em todo o mundo. Dessa forma temos, concomitantemente, a independência sobre o gerenciamento de dados do PELD nacional e a integração com dados da rede ILTER e outras redes de pesquisa no âmbito global. O banco de dados foi inicialmente instalado no sítio 1 do PELD (PELD sítio 1: Floresta Amazônica - Manaus), utilizando dados que já estão disponíveis no site do PPBio. Pode ser acessado pelo link: peld.inpa.gov.br/knb/style/skins/peld

Os próximos treinamentos deverão acontecer no PELD Sitio 8 (Estuario da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente) no Rio Grande do Sul e no PELD Sítio 12, no Mato Grosso. As instituições que tenham alguma demanda específica para estes cursos podem entrar em contato através do email: flaviapezzini@gmail.com (Flávia Pezzini).
 

Confira o material didático do curso.

 
Veja também: