Languages

Verificação, limpeza, remarcação, georreferenciamento das trilhas e azimute em 65 parcelas distribuídas em áreas de savana, fragmentos de florestas e mata contínua na APA de Alter do Chão no município de Santarém-PA

Foi finalizado o trabalho de verificação, limpeza, remarcação, georreferenciamento das trilhas e azimute em 65 parcelas distribuídas em áreas de savana, fragmentos de florestas e mata contínua na APA de Alter do Chão no município de Santarém-PA.
 
 O trabalho iniciou em dezembro de 2013 e foi finalizado em dezembro de 2014.A equipe responsável pela execução do trabalho contou a presença dos bolsistas Ana Sofia Sousa de Holanda e Flávio Magalhães Costa (ex-bolsista), pela gerente de projetos CENBAM Maria Aparecida de Freitas, pela pesquisadora Susan Aragon (UFOPA) e pelos auxiliares de campo moradores de Alter do Chão, Edivaldo Vasconcelos (Edi), Laudelino (seu Deco) e Walter.
 
 
O trabalho teve apoio crucial do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (NAPPA) coordenado pelo pesquisador Jorge Porto e pelo técnico Hélcio Honorato. E foi financiado pelo projeto “Análises espaciais na avaliação de estrutura de comunidades e a seleção de unidades de conservação” da Dra. Marie-Josee Fortin com apoio do CENBAM. 
 
A restauração das trilhasabre um leque de oportunidades para a realização de novas pesquisas científicas tanto para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da região quanto de outras regiões.
 
Os dados e metadados das parcelas estão disponíveis no nosso repositório de dados. Para maiores informações sobre a execução de pesquisas entrar em contato com os coordenadores do Núcleo Regional de Santarém ou com o NAPPA, contatos no link NR Santarem.