Languages

Curso de instalação de módulos de pesquisa RAPELD é realizado em SC

Parceria entre o PPBio Amazônia Ocidental/CENBAM e PPBio Mata Atlântica promovem curso de instalação de módulos de pesquisa RAPELD em São Joaquim - SC
 
 
Aconteceu entre os dias 10 a 15 Julho de 2013, no Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, sob a coordenação da Dra. Helena de Godoy Bergallo (UERJ/PPBio/Ilha Grande), Maria Aparecida de Freitas (INPA/PPBio/CENBAM), Dr. Sevino Neckel (Prof. do departamento de Ecologia pela UFSC) e Érica Naomi Saito (Bióloga, mestranda em Ecologia pela UFSC), o curso de "Instalação de módulos de pesquisas RAPELD".
 
 
O curso contou com 33 participantes, entre Professores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, o Diretor e brigadistas do Parque Nacional de São Joaquim (ICMBIO).
 
 
O objetivo do curso consistiu em apresentar o método RAPELD utilizado pelo PPBio/CENBAM como ferramenta para padronizar e monitorar estudos da biodiversidade. A proposta foi mostrar como podemos, de forma simples e com poucos recursos, criar trilhas e parcelas didáticas onde a biodiversidade local pode ser monitorada ao longo do tempo. 
 
 
Durante o curso os participantes utilizaram ferramentas como GPS e mapas para decidir onde instalar um módulo de pesquisa. Técnicas para a abertura de trilhas utilizando ferramentas simples como bússola e trena, instalacão de parcelas terrestres de distribuição uniforme, parcelas aquáticas e ripárias utilizando clinômetro, trenas, bússola e o preenchimento de fichas de dados e metadados também foram abordados, assim como, técnicas para armazenar estas informações para serem disponibilizadas posteriormente.