Languages

Curso sobre Macrofungos da Amazônia será realizado no NR Sinop

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e o Grupo de Pesquisas: Cogumelos da Amazônia, realizarão no Núcleo Regional de Sinop o curso intitulado: "Macrofungos da Amazônia: diversidade e bioprospecção", entre os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2013.
 
A diversidade de fungos tem sido estimada, por diversos autores, variando de 0,5 a 5,1 milhões de espécies, sendo a estimativa mais aceita de 1,5 milhões de espécies. Entretanto, apenas cerca de 80 a 120 mil espécies estão descritas. Entre as diversas localidades possíveis de se encontrar as espécies de fungos ainda não exploradas pela ciência, estão os países com conhecimento escasso sobre sua diversidade fúngica, hospedeiros, habitats, nichos ou tecidos ainda pouco estudados. A floresta Amazônica se enquadra nestas circunstâncias e tem sido grande alvo de interesse científico nacional e internacional. De fato, a grande diversidade de fungos na Amazônia é facilmente visualizada mesmo em curtas caminhadas pela floresta, principalmente após as chuvas.
 
 
Os fungos atraem a atenção de cientistas por apresentarem diversas atividades biológicas, incluindo os bem conhecidos antibióticos. Os fungos são fontes de compostos com ações antitumorais, hipocolesterolêmicas, antiparasitárias, anti-inflamatórias, antinociceptivos entre outras, que têm contribuído com a melhoria da saúde pública, tendo importante participação na indústria química-farmacêutica e no comércio mundial de medicamentos. Na natureza, os fungos são os principais decompositores de matéria orgânica de origem vegetal nos ecossistemas florestais, atuando na ciclagem de nutrientes limitantes para a produção primária em florestas tropicais.
 
Este curso abordará as potencialidades de estudos nas áreas de taxonomia, biologia, fisiologia e botânica aplicada referente aos macrofungos. 
 
Objetivo do curso: Capacitar professores e estudantes de graduação e pós-graduação quanto a diversidade, importância e potencialidades de macrofungos da Amazônia.
 
Público alvo: Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.
 
Local: Sinop-MT.
 
Período: 06 a 08 de novembro de 2013.
 
Carga horária: 30 horas.
 
Ministrantes: 
Dra. Ruby Vargas Isla
Doutoranda Tiara Souza Cabral
Mestrando Marcos Diones Ferreira Santana
 
Conteúdo programático:
 
  • Coleta e observação de macrofungos;
  • Preparo de exsicatas;
  • Métodos de conservação de exsicatas;
  • Métodos de isolamento de culturas micelial;
  • O Reino Fungi; Importância e potenciais de usos;
  • Coletas e aplicação do conhecimento e das técnicas  aprendidas.

Clique aqui para conhecer a FUNGOTECA DO PPBio/CENBAM.

Página destinada a fornecer imagens e informações sobre a riqueza e beleza dos fungos macroscópicos da Amazônia.