Languages

Curso de herborização e identificação de angiospermas será realizado no NR Roraima

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), promovem curso sobre "Métodos de herborização e identificação de angiospermas neotropicais arbóreas, com ênfase nos caracteres vegetativos" , no Núcleo Regional Roraima.
 
O curso será realizado no Parque Nacional do Viruá, Caracaraí, Roraima, um dos sítios de pesquisa do PPBio/CENBAM, onde temos instalada uma grade RAPELD, com 30 parcelas permanentes. O curso será ministrado pelos bolsistas Ricardo Perdiz e Flávio Costa (INCT/CENBAM), no período de 08 a 16 de agosto de 2013
 
As inscrições poderão ser realizadas no período de 06 de junho a 21 de junho de 2013, na secretaria do PRONAT/UFRR (Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais). A secretaria do PRONAT/UFRR funciona de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 14 às18h e o telefone para contato é o (95)3621-3178. As inscrições também podem ser feitas pelo e-mail coord.pronat@prppg.ufrr.br
 
Para mais informações sobre o curso entrar em contato com o bolsista do NR Roraima, Ricardo Perdiz (ricoperdiz@gmail.com).
 
Público alvo: Alunos, pesquisadores e parataxonomistas locais. A prioridade será dos integrantes do NR Roraima, havendo disponibilidade de vagas, outros interessados poderão participar.
 
Número de vagas oferecidas: 20
 
Tópicos a serem abordados durante o curso:                                                                                                                                                   
  • Noções gerais sobre Morfologia vegetal; 
  • Panorama atual da sistemática e taxonomia de angiospermas;
  • Diferenciação macromorfológica entre as principais famílias da flora neotropical com ênfase na flora amazônica;
  • Métodos de coleta e processamento dos espécimes vegetais;
  • Noções sobre armazenamento de informações de campo (caderno de campo, inserção de dados em meio digital, fotografias etc).
 
Carga horária: 70 horas.