Languages

Curso de Estrutura da Vegetação é realizado no NR Tefé

O Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio)com apoio e organização do coordenador do Núcleo Regional Tefé, Rafael Bernhard e pela bolsista Rosiely Cabús, promoveram curso de "Estrutura da Vegetação".
 
 
O curso aconteceu  na  Comunidade Bom Jesus, localizada na Flona de Tefé-AM, no período  de 14 à 21 de setembro de 2013, ministrado por Maria Carmozina de Araújo (INPA/CENBAM/PPBIO) e Raimunda Nazaré de Oliveira Araújo (INPA/CENBAM/PPBIO), com colaboração do ICMBio  e moradores das Comunidades do entorno. Participaram do curso 9 pessoas, entre pesquisadores, alunos e comunitários do NR Tefé.
 
O curso teve como objetivo, capacitar alunos e pesquisadores do NR Tefé e moradores da comunidade local em técnicas de medições e mapeamento, de acordo com os protocolos utilizados para medir estrutura da vegetação e biomassa. Como também, formar equipes de futuros multiplicadores que darão continuidade na capacitação de pessoas para trabalhar com estrutura de vegetação.
 
 
Tópicos abordados durante o curso:
 
Parcelas Permanentes para estudo de vegetação: conceitos e condutas; 
Mapeamento de árvores utilizando um sistema de coordenadas x e y (exercícios práticos); 
Protocolo padrão para medida de diâmetro de árvores (exercícios práticos com Paquímetro e fita diamétrica); 
Protocolos adicionais para medida de diâmetro em situações atípicas (árvores com sapopema, raízes escoras, caule irregular, terreno inclinado, árvores inclinadas, etc); 
Marcação permanente de árvores: uso de placas numeradas de alumínio e pintura permanente para registrar o ponto de medição (exercícios práticos).
 
Esse é mais um curso realizado no NR Tefé com a missão de alinhar o núcleo em relação à natureza dos programas PPBio/CENBAM, aos protocolos de coleta de dados e às prática de medição da estrutura da vegetação, para proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades em colaboração com os parceiros ICMBio, UEA e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) em Tefé. 
 
Extras: