Languages

Pesquisadoras do PPBio/CENBAM e os Chefs Alex Atala e Felipe Schaedler buscam cogumelos comestíveis da Amazônia

No dia 20 de junho de 2013 a pesquisadora do INPA/CENBAM,  Noemia Kazue Ishikawa, a bolsista Ruby Vargas Isla (CENBAM) e a estudante Tiara Sousa Cabral foram convidadas pelo Chefs  Felipe Schaedler (Restaurante Banzeiro, Manaus-AM) e Alex Atala, considerado um dos maiores Chefs do mundo e fundador do Instituto Atá, para participarem de uma expedição na floresta Amazônica a procura de espécies comestíveis de cogumelos para criação de uma nova opção gastronômica.
 
 
Desde 2003, Alex Atala procurava informações sobre os cogumelos com potencial de uso na gastronomia brasileira oriundos da biodiversidade amazônica. Sabendo disso, o Chef Felipe Schaedler o informou sobre as pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisas Cogumelos da Amazônia, o que motivou a organização desta expedição.
 
Este grupo de pesquisa vem trabalhando para aumentar o conhecimento sobre fungos da Amazônia e conta com a colaboração de pesquisadores de diversos institutos como o Instituto de Botânica - São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal, e no Japão com o Instituto de Micologia de Tottori e a Universidade de Tottori.
 
A pesquisadora Noêmia K. Ishikawa, enfatiza que “existe um ciclo vicioso onde não se tem investimentos em cultivo de cogumelos da Amazônia porque não tem mercado e não tem mercado porque não tem cultivo”. No entanto, tentando quebrar este ciclo vem dedicando-se em pesquisas sobre a identificação das espécies comestíveis e seu cultivo. Por outro lado, o Chef Alex Atala aposta fortemente em criar o mercado para novas opções de sabores utilizando recursos naturais da biodiversidade brasileiras. Deste modo, a ação conjunta das duas equipes buscará obter sucesso na transferência de conhecimento científico-acadêmico para a sociedade.
 
 
Alex Atala vem desenvolvendo um trabalho pela valorização dos ingredientes, cores e sabores de todo o Brasil. O que está sendo acompanhado por jornalistas e fotógrafos do “Time Magazine” e no “The Guardian” (Observer Food Monthly).
 
Participaram da expedição Allan Jenkins (Editor do “Observer Food Monthly”), Mattias Kroon (Jornalista/Editor do “Observer Food Monthly”), Lisa Abend (Jornalista do “Time Magazine”), Ivan Crispo (Coordenador da Lotus PR, empresa de relações públicas da Inglaterra), Edu Simões (Fotógrafo do “Observer Food Monthly”) e Rubens Kato (Fotógrafo e Diretor de arte freelancer, fotografando para “Time Magazine”) e a assessora Andrea.