Languages

Primeira coleta de aracnídeos no Núcleo Regional Coari envolve alunos de graduação

Apesar da abundância, diversidade e de sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, os aracnídeos permanecem pouco estudados e muitos grupos ainda são desconhecidos na Amazônia. Dentre as ações para mudar este panorama está a qualificação de pessoal para atuar em pesquisas científicas e a realização de coletas em áreas pouco amostradas. Em Coari, a partir do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), a primeira ação de qualificação foi realizada no período de 2 a 8 de abril de 2012 na UFAM/Coari, com o treinamento de pessoal na coleta, processamento e identificação, a iniciativa foi dos pesquisadores do PPBio e professores da UFAM/Coari Dr. Fernando Mendonça  e M.Sc. Alessandra Cunegondes e Dra. Ana Lúcia Tourinho, pesquisadora do INPA.

A segunda ação foi realizada no período de 03 a 15 de setembro de 2012, com a coleta de aracnídeos utilizando métodos padronizados dentro da grade do PPBIO do Centro de Apoio a Pesquisas do Médio Solimões (CAPMEDSOL) e contou com a participação da bióloga Lidianne Salvatierra (INPA), aluna de doutorado em entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, do técnico da UFAM Thiago Amaral, das alunas Cristiane Ramos e Soraia Gusmão (UFAM), e dos técnicos de campo Frederico Faba e José Maria (UFAM). Tanto os alunos quanto os técnicos haviam participado do curso de qualificação oferecido pelo PPBIO.

Além da coleta, numa segunda etapa subsequente aos trabalhos de campo, o biólogo Sidclay Calaça Dias (INPA), bolsista do CENBAM fez o registro fotográfico por meio de macrofotografias dos espécimes de aracnídeos coletados na grade do PPBio. As fotos comporão guias de identificação das espécies de aracnídeos que estão sendo elaborados pelos pesquisadores. Sidclay contou com a logística dos laboratórios da UFAM/Coari, PPBio e com o auxílio dos alunos de graduação Marcos Zurra, Maria Cristhiane e Fabricie Guimarães que o acompanharam durante todas as sessões fotográficas. Neste momento o material coletado encontra-se na etapa de triagem e identificação e em breve os resultados serão submetidos à publicação.

Registro fotográfico de espécimes de aracnídeos.

Foto: Sidclay Calaça Dias