Infraestrutura do Módulo do Parque Estadual do Cristalino

O Parque Estadual do Cristalino está situado nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, no extremo norte de Mato Grosso, entre o rio Teles Pires e a divisa com o Pará. A maior parte da sua área localiza-se no município de Novo Mundo, sendo que a porção do extremo oeste do Parque encontra-se no município de Alta Floresta. Ao norte, faz fronteira com a Base da Força Aérea Brasileira, no Estado do Pará, a qual abriga uma extensa área de vegetação nativa. Seus demais limites à oeste, leste e sul fazem fronteiras com propriedades rurais. 

O Parque possui cerca de 184.900,00 hectares e foi criado em 2001 com o objetivo de preservar animais e espécies de árvores nativas ameaçadas de extinção. As tipologias vegetais existents são floresta ombrófila, floresta estacional, campinarana, campo rupestre da Amazônia, formações pioneiras com influência fluvial e/ou lacustre.

Para os trabalhos no módulo do PPBio utilizamos a área disponibilizada pela fazenda da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).
 
Acesso
 
Existem dois meios principais de acesso ao Parque Estadual do Cristalino: por vias terrestre e fluvial.
 
Por via terrestre, o principal acesso é pela estrada Quarta Leste, uma estrada vicinal, com calçamento de saibro (laterita), que liga o parque à sede de Alta Floresta. A travessia do Rio Teles Pires é feita por balsa. A Quarta Leste entra no interior do parque, até as margens do rio Cristalino. Há também, uma estrada de terra que parte da rodovia Primeira Leste e segue paralela ao limite entre os estados de Mato Grosso e Pará. A partir dessa estrada foi aberto um acesso que atravessa o limite estadual e chega até as margens do rio Cristalino. Esse acesso é controlado pelas fazendas locais. Além destas, existem estradas não-oficiais, abertas por fazendeiros e madeireiros, que penetram no extremo leste do Parque, mas não alcançam a bacia do Cristalino.
 
Por via fluvial, o acesso se dá a partir do rio Teles Pires, onde há vários locais propícios para o lançamento de pequenas embarcações, até a foz do rio Cristalino. O rio Cristalino atravessa o Parque e é navegável em toda a sua extensão, apesar do grande número de pedras submersas e pequenas corredeiras ao longo de seu curso.
 
Na fazenda ainda há pista de pouso para pequenas aeronaves.
 
 
Alojamento
 
Para abrigar os pesquisadores e alunos, a fazenda da SEMA disponibiliza uma casa com quatro quartos, um banherio e gerador de energia. 
 
Acampamento
 
Para acampar os pesquisadores e alunos utilizam a varanda e áreas próximas a casa cedida pela SEMA como alojamento.  
 
 
Parcelas
 
O modulo é composto por duas trilhas espaçadas em 1 km, formando um retângulo de 5 km². A cada quilômetro deste sistema foi instalada uma parcela permanente de 250 m, resultando em 12 parcelas terrestres. 
 
Infra-estruturas de acesso no campo
 
O acesso no campo as parcelas do módulo é feito por duas estradas que cortam o módulo longitudinalmente, a primeira e principal delas da acesso pelas parcelas 2 e 3 e atravessa a parcela 8 e a segunda acessa as parcelas 11 e 12. O relevo relativamente plano facilita a locomoção dentro da fazenda, mas ainda assim são necessários carros tracionados.
 
Coordenadas Geográficas
 
09° 25’ 09° 43’ S  
55° 09’ 56° 02’ W
 
Transporte 
 
Ford Ranger
L200
Voadeira com motor
 
 
Imagem em detalhe do módulo do Parque Estadual do Cristalino.
 
 
 
 
Contato
Prof. Dr. Domingos de Jesus Rodrigues