Infraestrutura do Módulo da Fazenda São Nicolau - município de Cotriguaçu/MT

A paisagem da fazenda é antropizada, composta de matas secundárias, conhecidas por capoeiras, nas mais diferentes fases de recuperação e áreas de antigas pastagens onde foi implantado o reflorestamento. A fazenda possui cerca de 7.500 hectares de floresta nativa ombrófila aberta e densa.

Acesso
 
A fazenda São Nicolau é cortada pela rodovia estadual MT 170 que liga o município de Cotriguaçu a outras regiões. A estrada MT 208 partindo de Sinop-MT liga-se à MT 170 próximo ao mesmo município. Entre a cidade de Nova Bandeirante e Cotriguaçu, o rio Juruena é atravessado de balsa. A rodovia MT 170, não pavimentada, tem sua manutenção a cargo do poder publico o que algumas vezes dificulta o acesso. As demais estradas servem de acesso aos plantios e para as atividades diárias de manutenção do gado, além de servir de aceiros. A fazenda conta também com uma pista de pouso para pequenas aeronaves, devidamente homologada pelo departamento de aviação civil.
 
 
Alojamento
 
Para abrigar os trabalhadores (pesquisadores e alunos), a fazenda conta com dois alojamentos equipados com banheiros com capacidade para até 80 pessoas. 
Foi construido um salão com ar condicionado e acomodação para 70 pessoas. Neste local são realizadas as atividades de educação ambiental, cursos, palestras e estruturados os laboratórios para a realização de campanhas. A fazenda conta ainda com energia elétrica, gerador de emergência e acesso à internet. Além disso, a fazenda possui um cantina-refeitório com três refeições diárias e capacidade média de 40 pessoas.
 
 
Acampamento
 
A fazenda não possui area para acampar uma vez que os alojamentos suprem as necessidades de acomodação.
 
Parcelas
 
O modulo é compostos por seis trilhas no sentido Norte-Sul e duas trilhas no sentido Leste-Oeste, espaçadas em 1 km, formando um retângulo de 5 km2. A cada quilômetro deste sistema foi instalada uma parcela permanente de 250 m, resultando em 12 parcelas terrestres
 
Infra-estruturas de acesso no campo
 
O acesso no campo às parcelas do módulo é feito pelas estradas de dentro da fazenda São Nicolau, através delas é possível acessar as parcelas 1, 2, 3 e 5. O relevo relativamente plano facilita a locomoção dentro da fazenda, mas ainda assim são necessários carros tracionados.
 
Coordenadas Geográficas
 
09° 49’ 09.0’’ S 
58° 15’ 31.1’’ W 
 
Transporte 
 
L200 Savana Mitsubishi 
Ford F350
Ford Ranger
L200 Mitsubishi
Voadeira com motor
 
Apoio Técnico
 
ONF Brasil
 
Imagem em detalhe do módulo de Cotriguaçu.
 
 
 
Contato
Prof. Dr. Domingos de Jesus Rodrigues