Fazenda Experimental - UFAM

A Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas - UFAM - cobre uma área de 3.000 ha ( 3 x 10 km) de floresta tropical úmida. A Fazenda está localizada no km 38 da rodovia BR-174 e faz limite ao sul com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e ao norte com a Estação Experimental de Fruticultura Tropical (EEFT) e Estação Experimental de Silvicultura Tropical (EEST), ambas pertencentes ao INPA.
 
Este sítio conta com uma grade de 24 km2, sendo 59 km de trilhas e 41 parcelas instaladas (21 parcelas terrestres e 20 parcelas ripárias e aquáticas).
 
O projeto para instalação da grade e das parcelas terrestres teve início em 2007, com recursos do projeto “Diversidade biológica em duas áreas na Amazônia central: subsídios para amostragens integradas”, fomentado pelo CNPq (Edital Universal 470375/2006-0) e apoio da Coordenação da Fazenda Experimental (Prof. M.Sc. Marco Antonio Mendonça). A instalação das parcelas ripárias e aquáticas conta com apoio do projeto “Herpetofauna associada a ambientes aquáticos em florestas de terra firme na Amazônia Central: subsídios para identificação de espécies bioindicadoras”, também fomentado pelo CNPq/CT-Hidro (555268/2006-3).
 
 
 
(Veja imagem de localização tendo Manaus como referência. Clique aqui.)
 
Infraestrutura para pesquisas
 
Metadados
Orientações para facilitar a pesquisa no repositório: na página de busca do link acima digitar a palavra chave: Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas
 
 
Contato
Marcelo Menin
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia. 
Avenida General Rodrigo Otávio, 3000, Laboratório de Zoologia
Coroado CEP: 69077-000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 36474231