Tim Vincent 16/01/2017
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro foi criada em 2008 pela lei 3.355 e possui área total de 103.086 ha. A RDS do Rio Negro está localizada no estado do Amazonas, e abrange os municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão. O acesso a RDS do Rio Negro se dá por via fluvial pelo Rio Negro, partindo de Novo Airão ou de Manaus (CEUC; ARPA, 2013). O trecho Manaus – Novo Airão pode ser feito pela estrada asfaltada AM-070, trecho Manaus-Manacapuru, e pela AM-352, trecho Manacapuru-Novo Airão, denominada Estrada do Manairão.
A primeira área onde foi instalado um módulo RAPELD foi situada no km 26 da AM-352 (ramal do Uga-Uga) nas coordenadas W 60 44’ 27.2”; S 3 04’ 14.5”.
O ambiente é constituído em sua totalidade por Floresta Ombrófila Densa. No âmbito biológico, pode-se citar a possível presença de espécies endêmicas em situação vulnerável e de espécies novas; presença de formação vegetal de alta importância para a conservação; heterogeneidade de ambientes; grande número de nascentes de corpos d'água; lagos, praias, igarapés, igapós, fauna e flora endêmica interflúvio Negro/Solimões e alto potencial para turismo ecológico, especialmente o turismo de base comunitária e o turismo ornitológico (CEUC; ARPA, 2013).
(Adaptado de https://uc.socioambiental.org/uc/5522)
CEUC; ARPA. Termo de Referência para a contratação de serviços de consultoria de pessoa jurídica para elaboração dos estudos biológicos, meio físico, socioeconômicos, potencial turístico e consolidação do Volume I e II do plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro. Novo Airão, 28 de agosto de 2013.
Clique na imagem esquerda para baixar Geopackage. Direta para baixar elevação.
O Geopackage contém todas as informações necessárias para a criação do mapa associado.
Pode ser aberto no QGIS ou clicando com o botão direito e abrindo com o aplicativo QGIS.
Clique nas imagens para ampliar
KM18 | KM26 | KM50 |