PPBio Australia

 

O Centro para Estratégias de Conservação Inovadoras (CICS), percebendo a necessidade de pesquisas de biodiversidade eficientes em termos de custo que podem ser usados para estudos ecológicos de longo prazo, vem investigando métodos de levantamento de biodiversidade desde sua criação e descobriu que, embora alguns dos sistemas atuais sejam Adequados para alguns taxa ou questões particulares, a maioria não é adequada às necessidades da maioria dos usuários (planejamento de conservação, avaliação de impacto ambiental, bioprospecção, monitoramento de colheita, entre outros).
 
Esta conclusão é apoiada por estudos recentes da University of Queensland Researchers (Lawson et al., 20051). O único sistema atualmente disponível que pode fornecer as informações exigidas pela maioria das partes interessadas é o do PPBio.
 
Por esta razão, o Centro está desenvolvendo PPBio – Australasia: um consórcio de universidades, conselhos, agências federais e proprietários de terras para implementar redes PPBio no leste da Austrália. A necessidade de um sistema eficiente é sentida pela maioria dos gerentes e as reuniões iniciais em 2005 atraíram mais de 50 gestores de terras de agências locais, estaduais e federais, bem como proprietários individuais.
 

PPBio Australasia é liderado pelo Professor Jean-Marc Hero e é baseado no Environmental Futures Research Institute da Griffith University, Gold Coast.

Existem três grades PPBio e um conjunto de módulos instalados na Austrália (Figura 1). Há um conjunto de módulos instalados em Chitwan National Park, Nepal. Os detalhes da grade e módulos podem ser vistos na Tabela 1.

 

Figura 1Localizações das redes e módulos do PPBio Australasia. A imagem principal mostra Curawinya, Lago Broadwater e Karawatha de oeste para leste. O módulo Cooloola é o local mais australiano para parcelas PPbio. Os módulos do Parque Nacional Chitwan são mostrados.

 

Karawatha Forest Park

O parque de floresta de Karawatha (27 ° 38'00 "S, 153° 04'56" E) é uma floresta peri-urbana de 909 ha governada pelo conselho de Shire de Brisbane. O primeiro local de PPBio Australasian estabelecido foi iniciado em colaboração com Conselho de Shire de Brisbane, Catchments de Queensland do sudeste e a Associação de Proprietários de Refúgio de Natureza em 1997. Tipos de vegetação e estrutura dentro Karawatha Forest Park (KFP) foram influenciados por práticas de gestão passadas. A região local foi registrada desde a década de 1850 até o final dos anos 1950 para a lenha, material de carcaça e produção de carvão. A urbanização e a invasão de moradias através da compensação parcial atingiram a área no início dos anos 80. Muitas partes de Karawatha são queimadas cada um ou dois anos, principalmente por fogos de baixa intensidade. KFP é atualmente usado para bushwalking, piquenique, mountain bike e pesquisa da natureza. A vegetação é caracterizada por floresta de eucalipto misto remanescente com sub-bosque predominantemente gramado e floresta de melaleuca com samambaia e sub-bosque herbáceo.

 

Ao contrário de outros locais de PPBio australásio, os transectos foram colocados a 500 m para assegurar uma replicação adequada. Estudos científicos mostraram que este espaçamento é adequado para a independência dos dados. A maioria das pesquisas científicas realizadas no KFP foi realizada por estudantes de Honors. Até agora, dez estudos Honors usaram a grade PPBio KFP para a investigação científica. As teses concluídas estão listadas na Tabela 2.

Table 2Uma lista de tese de honras que usaram a grade PPBio em Karawatha Forest Park

 

A rede PPBio da KFP também se tornou parte de um SuperSite da Rede de Pesquisa de Ecossistemas Terrestres (TERN) em 2010. A Rede Australiana SuperSite (ASN) é uma rede nacional de observatórios multidisciplinares de ecossistemas. A ASN inclui dez SuperSites que representam um bioma australiano significativo. A rede abrange todos os Estados e Territórios e abrange uma vasta gama de condições ambientais.

 

Figure 2. Karawatha Forest Park with PPBio plots.

 

Lago Broadwater

Lago Broadwater (27 ° 12'35 "S, 151 ° 06'45" E) é um Parque de Conservação e Reserva de Recursos que é executado pelo Departamento de Queensland de Parques Nacionais, Sporting e Racing. A peça central do parque é um lago de água doce natural de ocorrência que é alinhado por Eucalyptus tereticornis. A vegetação é predominantemente florestal de Eucalyptus com um sub-bosque gramado. A clareira de terras por causa do pastoreio ocorreu historicamente, antes que a terra fosse publicada como um Parque Ambiental em 1981 e um Parque de Conservação em 1994. Grande parte do Parque e Reserva é o rebrote ea vegetação lenhosa pode ser irregular à medida que a distância do lago aumenta . A área circundante é utilizada para o cultivo, pastejo e extracção de gás.

 

Dezoito transectos PPBio foram instalados em 2007-2009. Os transects foram visitados anualmente desde 2007 para conduzir a pesquisa do undergraduate com dados do mamífero, da pássaro, da erva daninha, do réptil e do anfíbio coletados anualmente.

 

Figura 3Distribuição da parcela de PPBio no lago Broadwater, Queensland

 

Currawinya

Existem 40 transectos PPBio no Parque Nacional Currawinya, Queensland (28 ° 50'23 "S, 144 ° 29'34" E). Currawinya contém um recinto de 2487 ha com a finalidade de criar o billy (Macrotis lagotis) ameaçado nacionalmente. Durante 2010-2012 foram instalados trinta transectos dentro do recinto e foram instalados 10 transectos fora do recinto. O ambiente dentro e ao redor do recinto é semi-árido com a vegetação predominante sendo matorral composto por espécies de Eremophila e Dodonaea. Baixo dunefields vermelho da areia ocorrem nos pontos altos topográficos, quando a água funcionar em claypans.

 

O monitoramento de bilbies e coelhos ocorreu desde 2011 e as pesquisas sobre os transectos PPBio documentaram seu declínio devido a uma invasão de gato. A actividade de mamíferos, incluindo a actividade de cabra e canguru, foi monitorizada em transectos fora do recinto. Existem diferenças acentuadas na condição de vegetação e cobrem ambos os lados da cerca do recinto devido a herbívoros de pragas.

 

Figura 4Plot layout no Currawinya National Park. A cerca do gabinete é mostrada em preto.

 

Cooloola

Dois módulos, consistindo em um e três transects de PPBio cada, foram instalados no parque nacional grande de Sandy (26 ° 15'37 "S, 153 ° 03'24" E) em Queensland do sul. Os módulos são separados 5 km, com transects sendo 1 km distante dentro de um módulo (Figura 5). Como é o caso com o Lago Broadwater e Currawinya, o parque nacional é administrado pelo Departamento de Parques Nacionais, Sporting e Corrida de Queensland. Habitat é wallum heath em um sistema de dunas de areia. Foi realizado um estudo sobre o movimento das águas subterrâneas nos módulos.

 

Figura 5Plot layout em Cooloola. Existe um hiato de 5 km entre a trama norte-oriental e sul.

 

Parque Nacional de Chitwan

Dezesseis transectos de PPbio foram instalados no Parque Nacional de Chitwan (27 ° 32'47 "N, 84 ° 29'42" E) em planícies Nepal durante o período de 2007 a 2011. Existem cinco transectos em floresta ribeirinha, um em pastagem e Dez transectos na floresta Sal (Figura 6). Uma colaboração complexa com o Fundo Mundial para a Vida Selvagem do Nepal, o National Trust for Nature Conservation (NTNC), o Departamento de Parques Nacionais e Conservação da Vida Selvagem (DNPWC), o Centro de Dinâmica Molecular e Tribhuvan University resultou em sete viagens de pesquisa de estudantes realizadas pelo pessoal e Estudantes da Austrália e do Nepal. O programa PPBio Nepal se concentra no desenvolvimento de pesquisas e educação para estudantes australianos e funcionários e estudantes nepaleses. Desde 2007, o monitoramento de vegetação lenhosa, mamíferos pequenos e grandes, aves, ervas daninhas e amostragem de DNA tem ocorrido. O objetivo do PPBio Nepal é entregar a gestão da rede PPBio ao Nepal.

 

Figura 6. Plot layout in Chitwan National Park, Nepal.

 


Publicações envolvendo PPBio Australia

 

Haughland, D.L., Hero, J.-M., Schieck, J., Castley, J.G., Boutin, S., Sólymos, P., Lawson, B.E., Holloway, G. & Magnusson, W.E. (2010). Planning forwards: biodiversity research and monitoring systems for better management. Trends in Ecology and Evolution 1210, 199-200.

 

Hero J.-M, Castley J.G., Malone M., Lawson B. & Magnusson, W.E. (2010). Long-term ecological research in Australia: innovative approaches for future benefits. Australian Zoologist 35, 90–102.

 

Hero, J.-M, Lollback, G., Edwards, N., Butler, S., Steven, R., Shuker, J., Simpkins, C. & Castley, G. (2012). PPBio Australasia Long Term Ecological Research Sites – flora and fauna database. In: Dengler, J., Chytrý, M., Ewald, J., Finckh, M., Jansen, F., Lopez-Gonzalez, G., Oldeland, J., Peet, R.K., Schaminée, J.H.J. [Eds.]: Vegetation databases for the 21st century. Biodiversity & Ecology 4, 316-317.

 

Hero, J.-M., Castley, J.G., Butler, S.A. & Lollback, G.W. (2013). Biomass estimation within an Australian eucalypt forest: meso-scale spatial arrangement and the influence of sampling intensity. Forest Ecology and Management 310, 547–554.

 

Hero, J.-M., Lollback, G.W., Shuker, J. & Castley, J.G. (2013). PPBio LTER plots in sub-tropical eucalypt woodland of Karawatha Forest within the TERN SEQ Peri-urban Supersite. Feature Box 8.8 pp. 320-322 In: Chapter 8, Lindenmayer, D., Prober, S., Crane, M., Michael, D., Okada, S., Kay, G., Keith, D., Montague-Drake, R. & E. Burns. Temperate eucalypt woodlands. In Biodiversity and Environmental Change: Monitoring, Challenges and Direction. Eds: Lindenmayer, D., E. Burns, N. Thurgate & A. Lowe. CSIRO Publishing. Melbourne, Australia.

 

Lollback, G. W., Mebberson, R., Evans, N., Shuker, J. D., & Hero, J.-M. (2015). Estimating the abundance of the bilby (Macrotis lagotis): a vulnerable, uncommon, nocturnal marsupial. Australian Mammalogy 37, 75-85.

 

Narayan, E.J., Evans, N. & Hero J.-M. (2014). Monitoring physiological stress in semi-free ranging populations of an endangered Australian marsupial, the Greater Bilby (Macrotis lagotis). European Journal of Wildlife Research 60, 727-735.

 

 

Centro de Estratégias de Conservação Inovadoras
Escola de Ciências Ambientais e Aplicadas
Informações sobre Griffith University Gold Coast
PMB 50, Gold Coast Mail Center
Qld 9726 Austrália
 
1Lawson, B.E., Wardell-Johnson, G., Beeton, R.J.S. & Pullar, D. 2005. Uma estrutura hierárquica para conjuntos de dados ecológicos polivalentes. Programa e Resumos: Sociedade Ecológica da Austrália Brisbane 2005: 109.