- Português
- English
Nos dias 12 e 13 de abril de 2010 foi realizado, na Estação Ecológica de Angatuba/Instituto Florestal (IF), Angatuba, SP, o Workshop Interno do PPBio Núcleo Regional Angatuba. O workshop faz parte do projeto Temático "Mudanças Socioambientais no Estado de São Paulo e Perspectivas para a Conservação" (FAPESP Proc. N2006/60954-4).
Os alunos envolvidos apresentaram seus resultados preliminares para seus colegas e também para os consultores convidados Bárbara H.S. Prado (IF), Márcio Port-Carvalho (IF) e Adriana Malvasio (UFT), Maria Luiza Braz Alves (MCT), Cláudia Morosi (MCT) e Flávia Pezzini (PPBio/Inpa). Houve também discussão sobre desenvolvimento metodológico, um balanço de 2008/2009 e metas para 2010/2011. Dentre elas está a produção de guias de campo e a organização e manutenção do banco de dados do Núcleo Regional Angatuba pelo responsável pelos dados e metadados do PPBio-Angatuba, Ricardo Brassaloti.
O evento é de extrema importância para reforçar a integração entre as diversas pesquisas em andamento na área, assim como para fornecer um retorno para o Instituto Florestal, que gerencia a Estação Ecológica.
Um destaque interessante foi a apresentação da historiadora Dra. Maria Aparecida Morais Lisboa, que desenvolveu tese intitulada "A politica dos Coronéis e o ensino primário em Angatuba/SP (1870-1930)" (Unicamp, 2008) que fornece uma história interessante sobre os costumes de caça do local e sua intensa história de uso da terra (caça, pastagem, plantação de eucalipto e pinus, esses últimos mais recentes).
O Núcleo Regional Angatuba é coordenado pelo pesquisador Dr. Luciano Verdade e o local de pesquisa é a Fazenda Três Lagoas, onde foi instalada uma grade de 30 pontos do PPBio com o objetivo de avaliar a influência do processo de mudança do uso da terra na fauna e flora locais. A fazenda é vizinha à Estação Ecológica de Angatuba. Para conher mais, visite a página do Núcleo Regional.
Crédito das imagens: Ricardo Brassaloti