Fazenda Três Lagoas


 
A Fazenda Três Lagoas localiza-se no município de Angatuba, sudoeste do estado de São Paulo, na bacia do Alto Paranapanema, tributário do Rio Paraná, que divide os estados de São Paulo e Paraná. A Fazenda tem cerca de 3.420 ha e ocupa uma área originalmente de transição entre cerrado e floresta semidecídua com elementos de cerradão.
 
Cerca de 2.600 ha da fazenda foram desmatados para implantação de pastagens exóticas para criação de gado no início da década de 1970. Nesse processo milhares de árvores foram deixadas no pasto para sombreamento do gado. Entre agosto de 2006 e novembro de 2007, cerca de 2.200 ha de pastagens foram substituídos por plantações de eucalipto, sendo cerca de 370 ha de pastagens abandonadas para revegetação, para formação de cerca de 940 ha de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. A influência desse processo de mudança do uso da terra na fauna e flora locais está sendo estudado por meio de uma grade de 30 pontos do PPBio. Possíveis alterações na fenologia das árvores inicialmente deixadas no pasto e que agora se encontram no interior dos eucaliptais serão também estudadas.
 
Do ponto de vista histórico, na fazenda nasceu Júlio Prestes, presidente da Província de São Paulo, eleito presidente do Brasil, mas impedido de tomar posse pelo golpe de estado comandado por Getúlio Vargas em 1930.
 
A unidade amostral básica para os levantamentos de fauna e flora é cada um dos 30 pontos da grade adaptada do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), com distância mínima de um quilômetro entre si. Destes, 23 pontos localizam-se na Fazenda Três Lagoas e sete em propriedades vizinhas.
 
 
Para fazer o download do mapa em melhor qualidade, clique aqui.
 
Infraestrutura para coletas
 
Metadados
Orientações para facilitar a pesquisa no repositório: na página de busca do link acima digitar a palavra chave: Angatuba
 
 
Contato
Luciano M. Verdade, Ph.D.
Professor Associado
Laboratorio de Ecologia Isotópica / CENA
Universidade de São Paulo
Av. Centenário, 303
Caixa Postal 96
Piracicaba, SP 13416-000
BRASIL
Tel.: 19-3429-4070